Audi colabora em projeto de recolha de lixo no Rio Danúbio, na Roménia
Num projeto conjunto da Fundação Ambiental Audi, da Babor, da Fundação Ferry Porsche e da start-up Everware, está a ser efetuada uma recolha do lixo que flutua no Rio Olt, um afluente do Danúbio.
A Fundação Ambiental Audi e a start-up Everware, em conjunto com o Babor Beauty Group, um fabricante de cosmético alemão, estão, pelo segundo ano consecutivo a ajudar a preservar a biodiversidade e a melhorar o ambiente natural de animais e plantas, através da remoção do lixo que se encontra à superfície do Rio Olt, um afluente do Danúbio, na zona da Cidade de Făgăraș. E este ano, pela primeira vez, está também presente a Fundação Ferry Porsche.
As quatro instituições estão a usar a embarcação da Everware, a Collectix, desenvolvida e modificada com o objetivo de recolha de lixo, através da utilização de sensores, que conseguem ler e avaliar dados sobre a quantidade, o tipo e a composição do lixo existente à superfície.
Durante os oito dias iniciais desta operação, a embarcação já teve de ser esvaziada cerca de 40 vezes, sendo que a maioria do lixo é composta por garrafas de plástico, sacos e materiais de construção. Os resíduos plásticos são especialmente perigosos para todo o ecossistema, uma vez que têm uma decomposição lenta e permanecem durante centenas de anos na água como microplásticos, sendo comidos por peixes e outros habitantes do rio, causando danos irreparáveis.
“Este lixo é um perigo para os animais, seres humanos e para a natureza. Decompõe-se lentamente até chegar aos nossos oceanos como microplásticos. Ao colocarmos as nossas tecnologias nos rios, estamos a cortar o mal pela raiz”, diz Tilman Flöhr, CTO (Chief Technical Officer ou Diretor de Tecnologia) da Everwave.
Esta operação é também acompanhada de ações educativas e informativas, com o objetivo de sensibilizar as pessoas sobre a consequência de diversos comportamentos e da influência que isso pode ter no ambiente, sendo dirigidas a crianças e adultos de todas as idades.
“O que nos motiva é a sensibilização e o desenvolvimento de novas tecnologias para a proteção ambiental“, diz Rüdiger Recknagel, Diretor Geral da Fundação Ambiental Audi. “Se todos atuarem de forma responsável, muitos problemas serão reconhecidos e prevenidos numa fase precoce. É por isso que apostamos na informação e educação e fazemo-lo todos os dias do ano. Para nós, todos os dias são o Dia da Terra”.
Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
0 comentários