Audi apresenta novo Q3
O novo Audi Q3 substitui o actual, lançado em 2011. Conta com um visual mais desportivo, tecnologia de última geração e uma ampla variedade de motorizações, aspectos que o colocam em pé de igualdade com as propostas das marcas BMW, Mercedes-Benz e Volvo.
Exterior e interior
O design exterior do novo Q3 inclui características encontradas noutros modelos da Audi recentemente apresentados. É caracterizado por linhas que criam um visual atlético e robusto, adjectivos que são realçados pelos guarda-lamas protuberantes. De perfil, o novo SUV assemelha-se a um Q8 de menores dimensões. A grelha dianteira é composta por 10 lâminas verticais e os faróis LED são parecidos com os do A3 Sportback. A nova geração Q3 é maior que a actual, é 9,65 cm mais comprida e os eixos estão separados por mais 7,6 cm.
Jantes de 20 polegadas são oferecidas como opção. Clientes podem escolher uma secção inferior em tom contrastante com o do resto da carroçaria, o que cria a ilusão de uma distância ao solo ampliada.
O interior também foi influenciado pelo Q8. A consola central não integra dois ecrãs tácteis, mas apresenta uma configuração sóbria de essência premium que evoca o habitáculo tecnologicamente avançado do topo de gama de grandes dimensões. Apple CarPlay e Android Auto fazem parte do equipamento de série, tal como as 4 entradas USB (2 à frente e 2 atrás) e a saída de 12 volts.
Em termos de espaço, a novo modelo supera o actual, pois beneficia das vantagens conferidas pela plataforma MQB do Grupo Volkswagen. O banco traseiro pode ser deslizado 15 cm na horizontal, quando colocado na posição mais próxima da secção dianteira, permite levar 675 litros de carga na bagageira, valor que passa para os 1.525 litros com os encostos rebatidos.
O Audi Q3 integra a mais recente tecnologia de assistência à condução, como por exemplo travagem de emergência automática, aviso de tráfego lateral e assistente de faixa, o que promove a segurança dos ocupantes.
Motorizações
A Linha de motores é composta por uma variedade de sugestões diesel e a gasolina. A variante de entrada conta com o motor a gasolina TFSI 35, um bloco de 4 cilindros e 1.5 litros capaz de desenvolver 150 cv de potência. O catálogo inclui dois blocos a gasolina de 2.0 litros, o TFSI 40 de 190 cv e o TFSI 45 de 230 cv, e ainda dois blocos diesel, ambos de 2.0 litros, o TDI 35 e o TDI 40 de 150 cv e 190 cv, respectivamente. Uma caixa automática de 7 velocidades, um sistema de tracção integral quattro, e suspensão adaptativa fazem parte do equipamento de algumas variantes.
Um sistema de manobrabilidade dinâmica também faz parte do equipamento, permite escolher entre 6 modos diferentes de condução, Auto, Comfort, Dynamic, Off-Road, Efficiency e Individual.
O SUV chega aos concessionários europeus em Novembro.
Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
0 comentários