Audi: Novo A5 disponível a partir dos 46 mil euros
Audi A3 Sportback 30 TFSI Advanced: A partir de 29.990 €

Audi: A4 passa a ser designado A5. Saiba porquê

By on 17 Julho, 2024

A Audi está a lançar a nova família A5, marcando o próximo capítulo no segmento médio após 30 anos do primeiro Audi A4. Com uma linguagem de design aprimorada, agora denominada Audi A5, oferece proporções premium tanto na versão Limousine quanto na Avant.

Uma nova designação

A AUDI AG reestruturou a designação dos seus veículos a partir de 2024, utilizando números pares para modelos elétricos e números ímpares para modelos a combustão. O Audi A4 foi renomeado para Audi A5 e será produzido em Neckarsulm, lançado em versões Limousine e Avant, incluindo variantes A5 e S5.

Estes modelos são os primeiros a usar a Plataforma Premium de Combustão (PPC), sendo maiores em comprimento e largura. Esta deverá ser a última plataforma dedicada a motores a combustão da marca. Equipados com tecnologia avançada da arquitetura eletrónica E³, o novo Audi A5 é posicionado no segmento médio superior, oferecendo uma experiência de utilização atualizada e expansão significativa no equipamento de série.

Novidades no design

A família Audi A5 redesenhada apresenta um design com proporções modificadas, incluindo uma longa distância entre eixos, rodas grandes e uma carroçaria baixa e desportiva, incorporando dinamismo progressivo e padrões premium. Na frente, a ampla grelha Singleframe com uma estrutura tridimensional em favo de mel e os faróis estreitos criam um rosto marcante. A porta traseira oferece uma mistura de design e funcionalidade, abrindo com a janela traseira para um melhor acesso à bagagem, introduzindo um novo conceito de sedan para a Audi.

A família Audi A5 apresenta uma tecnologia de iluminação avançada, incluindo luzes diurnas digitais com tecnologia LED na frente e luzes traseiras OLED digitais de segunda geração na traseira. Cada painel OLED compreende cerca de 60 segmentos, transformando-se num ecrã traseiro para o A5.

Estas luzes permitem a comunicação car-to-x e aumentam a segurança rodoviária com características como a nova luz de comunicação. Os efeitos de iluminação dinâmicos durante o desbloqueio e a partida do veículo incorporam o ADN de luz da Audi, enquanto a assinatura de luz digital ativa acrescenta uma sensação de vivacidade.

Tanto os faróis como as luzes traseiras têm um design intrincado em três dimensões, oferecendo assinaturas de luz digitais opcionais que integram os domínios físico e digital de forma perfeita. Esta tecnologia já está implementada no Audi Q6.

Novo sistema MHEV

O novo sistema MHEV plus do Audi A5 utiliza um sistema elétrico de 48 volts para apoiar o motor de combustão, reduzindo as emissões de CO₂ e melhorando o desempenho. O sistema inclui um gerador de powertrain (PTG) que permite uma condução parcialmente elétrica, contribuindo para a redução do consumo de combustível.

Comparado com os sistemas MHEV standard, o sistema MHEV plus no Audi A5 oferece reduções significativas de emissões de CO₂ e melhorias na eficiência de combustível. O PTG pode fornecer mais 18 kW (24 PS) de potência elétrica e recuperar até 25 kW de energia durante a desaceleração, permitindo manobras e estacionamento limitados apenas a eletricidade. Um compressor elétrico de ar condicionado permite o funcionamento com o motor desligado, aumentando a eficiência nas paragens.

Motorizações

A família Audi A5 oferece uma gama diversificada de motores. O motor de entrada de gama é um 2.0 TFSI com 110 kW (150 cv) ou, opcionalmente, 150 kW (204 cv), com turbo de geometria variável (VTG) para uma entrega de binário ágil e eficiência de combustível. As opções de transmissão incluem uma caixa de velocidades de dupla embraiagem, com tração dianteira ou quattro ultra disponível, dependendo da variante.

O motor 2.0 TDI com 150 kW (204 cv) estabelece novos padrões com a tecnologia MHEV plus, apresentando processos de combustão avançados, TwinDosing para controlo de emissões e um gerador de arranque de 48 volts para maior eficiência e capacidade de resposta. Oferece uma forte potência de binário e está associado a uma caixa de velocidades de dupla embraiagem e tração dianteira ou quattro ultra.

A variante S5 de alto desempenho é alimentada por um motor V6 TFSI de 3,0 litros com 270 kW (367 cv), equipado com tecnologia VTG e MHEV plus. Melhora o desempenho com uma transmissão S tronic revista para um melhor controlo do binário e agilidade. A utilização de um diferencial desportivo quattro e de uma embraiagem ajustável de tração integral aumenta ainda mais as suas capacidades dinâmicas, reduzindo as emissões de CO₂ em comparação com o seu antecessor.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)