Aston Martin revelou em Xangai o seu primeiro modelo 100% elétrico, o Rapide E
Notável pelos melodiosos motores V8 e V12, a Aston Martin não quer ficar – até porque não pode – na questão da mobilidade elétrica. Por isso, em Xangai, para chinês, e não só, ver, a casa de Gaydon lançou o seu primeiro modelo totalmente elétrico.
Chama-se Rapide E, mas terá a produção limitada a 155 unidades, sendo suficiente para diminuir, e de que maneira, a sua média de emissões de CO2. Veremos se chega para baixar até ás 95 gr/km exigidas em 2020.
O Rapide é a berlina de quatro portas da Aston Martin sendo o modelo certo para exibir a tecnologia elétrica da casa britânica. Deixa de lado o fabuloso V12 atmosférico por um sistema de propulsão com dois motores elétricos instalados na traseira que debitam 610 CV e 950 Nm de binário, mais 50 CV e 320 Nm de binário que o Rapide V12. Com estas cifras, o Rapide E chega dos 0-100 km/h em 4 segundos, mesmo sendo um tração traseira e sendo prejudicado por isso face aos rivais como o Tesla Model S ou o Porsche Taycan ou ainda o Audi e-tron, pois todos têm tração integral.
A Astn Martin homologou o Rapide E debaixo do protocolo WLTP, com uma autonomia de 320 km, graças a uma bateria de 65 kWh que ocupa o espaço anteriormente ocupado pelo enorme V12 e a caixa automática. A arquitetura de 800 volts permite obstar ao perigo de sobreaquecimento em caso de exigência máxima das baterias.
O carro foi desenvolvido em parceria com a Williams Advanced Engineering, tem uma aerodinâmica rebuscada para maior eficácia e usa pneus Pirelli P-Zero específicos para reduzir o rolamento.
Este é um primeiro andamento da estratégia elétrica da Aston Martin, que verá o relançamento da marca Lagonda com uma gama de produtos eletrificados a partir de 2022. Até lá, a Aston Martin tem previsto o lançamento do DBX, o seu primeiro SUV, que em 2022 poderá receber, além do V8 de 4.0 litros de origem Mercedes, uma motorização híbrida.
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