Aston Martin revela o DB12 Volante
Mistura a potência e prazer de condução de um Super Tourer com a diferente sensação de conduzir um descapotável. A Aston Martin apresentou o novo DB12 Volante, variante do recente DB12 Coupé – o primeiro modelo da próxima geração de automóveis desportivos do construtor britânico.
O DB12 Volante é a mais recente adição à tradição de descapotáveis de alta performance da Aston Martin. Desenvolvido em paralelo com o Coupé, o construtor britânico garante que o Volante partilha os mesmos avanços de design, engenharia e tecnologia que o seu ‘irmão’ e os 680 cv de potência.
Para corresponder o desempenho às especificação de todos os elementos do chassis do Volante, os principais elementos estruturais, tais como os pontos de montagem superiores da suspensão traseira e as ligações laterais, bem como as adições de desempenho, incluindo o suporte transversal do motor, aumentam a rigidez de torção global em cerca de 5%. Os elementos de para montagem da suspensão foram reforçados, 140% no eixo dianteiro, por exemplo. Esta revisão da rigidez do DB12 Volante regista um aumento de 3,7% em comparação com o modelo anterior.
Afinado pelos engenheiros da Aston Martin, o motor V8 biturbo de 4.0 litros de origem da Mercedes passa a debitar 680 cv às 6000 rpm e 800 Nm de binário entre as 2750 e as 6000 rpm. O motor construído à mão apresenta perfis de cames modificados, taxas de compressão otimizadas, turbos de maiores dimensões e maior arrefecimento para alcançar um aumento de 34% na potência em comparação com o DB11. Acelera dos 0 aos 100 km/h em 3,6 segundos e atinge uma velocidade máxima de 202 km/h.
De extrema importância no Volante é o seu tejadilho que se dobra em K, concebido para atingir uma altura de pilha de 260 mm para maximizar a capacidade da bagageira e um funcionamento rápido. Com 8 camadas de isolamento, a capota de tejadilho em tecido é acusticamente melhorada para um maior conforto interior do habitáculo. O procedimento do tejadilho demora 14 segundos a abrir e 16 segundos a fechar e pode ser utilizado a velocidades até 50 km/h.
A adição do tejadilho e do reforço do chassis implica um aumento de 111 kg no peso do veículo em comparação com a versão Coupé. De resto, o Volante mantém-se inalterado em comparação com a outra variante.
0 comentários