Aston Martin revela DBX, o SUV que pode mudar o rumo da marca
Longos meses foram precisos até chegar a este lançamento, importante para a Aston Martin. Chama-se DBX, é o primeiro SUV da casa de Gaydon e promete muito.
A maior parte dos detalhes do DBX já eram conhecidos. Por exemplo, em setembro, a casa britânica anunciou que no motor do carro seria o V8 de 4.0 litros da AMG duplo turbo com 542 CV e 700 Nm de binário, sendo na essência o mesmo motor do Vantage e do DB11. Com esta potência, o DBX vai dos 0-100 km/h em 4,5 segundos chegando aos 291 km/h.
O motor está acoplado a uma caixa automática com conversor de binário em 9 velocidades, tendo um sistema de tração integral coim diferenciais ativos à frente, ao centro e atrás, sendo que neste há, também, um autoblocante.
O estilo também já era conhecido, exceção feita à parte traseira. A frente não deixa dúvidas sobre a paternidade do DBX, a traseira será menos consensual, embora o ADN dos mais recentes modelos Aston Martin esteja bem evidente.
A parte inferior pintada de negro, bem como o para choques dianteiro e traseiro, dão uma impressão de maior distância ao solo. O spoiler traseiro é tipo bico de pato e há um segundo spoiler que vem do tejadilho e se prolonga para lá do tejadilho.
O interior deixa claro que a casa britânica quis fazer algo diferente do habitual, mas com o requinte necessário a um Aston Martin. Assim, temos direito a um volante de três raios forrado a pele com patilhas para comandar a caixa. O painel de instrumentos é totalmente digital e projetado num ecrã de 12,3 polegadas, estando a meio do carro um ecrã de 10,25 polegadas, sensível ao toque e onde o sistema de info entretenimento, que tem Apple CarPlay e Android Auto. A consola central tem, ainda, muitos botões acima do ecrã central e abaixo do mesmo.
O resto da consola central é flutuante e faz uma espécie de ponte entre a parte superior e inferior da zona central, com um amplo espaço para arrumar tralha. O tejadilho é panorâmico e a sensação de espaço é enorme.
Uma das pechas do DBX é o peso de 2245 quilogramas, para acomodar a suspensão pneumática adaptativa, amortecedores eletrónicos e um controlo que permite variar a altura ao solo que pode ser reduzida 50 mm ou aumentada 45 mm, dependendo do piso encontrado.
O carro na Alemanha arranca os preços a partir de 193.500 euros.
Durante a apresentação, Andy Palmer, CEO da Aston Martin, referiu que “o DBX é um carro que dará a muita gente a primeira experiência como cliente da nossa marca. Como tal, tinha de ser verdadeiro face aos valores tradicionais dois nossos desportivos, mas oferecendo uma versatilidade esperada num SUV de luxo. Produzir um tão belo carro, construído à mão, mas tecnologicamente muito avançado, é um momento de orgulho para a Aston Martin.”
Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
0 comentários