Aston Martin apresentou DB12 de 680 cv
Foi revelado o novo automóvel de serviço de James Bond… a Aston Martin lançou o DB12 que marca a nova era para o construtor britânico, o primeiro dos automóveis desportivos de nova geração. O Aston Martin BD12 tem um melhorado motor V8 4.0 biturbo com 680cv e 800Nm, bem mais potente do que o seu antecessor.
Aclamado pela marca como o primeiro Super Tourer do mundo, o DB12 mantém o charme característico dos modelos anteriores, mas é mais potente, mais dinâmico e confortável do que qualquer modelo anterior. É uma nova era para a marca britânica, que comemora este ano 110 anos.
Graças ao motor V8 fornecido pela Mercedes, o DB12 necessita apenas de 3.5 segundos para percorrer dos 0 aos 100km/h e tem uma velocidade máxima de 325 km/h. O motor, construído à mão e afinado pelos engenheiros da Aston Martin, debita 680cv às 6000 rpm e 800 Nm entre as 2750 e as 6000 rpm, um aumento de 34% em comparação com o DB11. A potência superior ao antecessor foi possível de ser alcançada através de alterações na árvore de cames, taxas de compressão otimizadas, turbocompressores de maior diâmetro e maior arrefecimento. Para gerir as exigências térmicas acrescidas, o sistema de arrefecimento foi completamente redesenhado, com dois radiadores auxiliares adicionais adicionados ao principal já existente. O arrefecimento foi otimizado ainda mais através da melhoria do fluxo de ar térmico, com um aumento de 56% nas entradas de ar, enquanto as aberturas de ventilação do capot montadas centralmente, colocadas acima dos turbos, permitem a saída do ar quente.
A potência é fornecida através de uma transmissão automática de 8 velocidades e, pela primeira vez num modelo Aston Martin DB, de um diferencial traseiro electrónico (E-Diff). Este diferencial está ligado ao sistema de controlo eletrónico de estabilidade (ESP) do automóvel. Ao contrário de um diferencial convencional, pode passar de totalmente aberto a 100% bloqueado numa questão de milissegundos, dando ao condutor a máxima resposta para um comportamento mais preciso e consistente, tornando-o mais ágil e responsivo nas curvas de baixa e alta velocidade e permite uma maior confiança nas de alta velocidade.
O DB12 introduz um programa eletrónico de estabilidade único, com quatro modos pré-definidos: Wet, On, Track e Off. Para além do ESP multi-modo, o DB12 dispõe ainda de cinco modos de condução pré-definidos; GT, Sport e Sport+ ajustam progressivamente o comportamento dinâmico, com cada passo a permitir ao condutor maior liberdade para explorar os limites da aderência e da tração; o modo Wet aumenta a estabilidade em superfícies de baixa aderência; o modo Individual permite ao condutor adaptar com precisão os sistemas do veículo às suas preferências, com a liberdade de misturar e combinar as definições do chassis, do motor, do ESP e do controlo de tração.
Integrando 75 anos dos modelos DB, o novo modelo da Aston Martin apresenta uma nova frente com uma abertura do radiador maior e reformulada e um splitter reformulado. Emoldurado por novos faróis de LED com uma nova assinatura distintiva de luzes diurnas, é complementado por jantes de liga leve de 21 polegadas de série. Simbolizando o início de uma nova era, o DB12 é o primeiro automóvel da marca com o novo lábio frontal e novos espelhos retrovisores mais pequenos e sem moldura complementam o novo design, ao mesmo tempo que melhoram o perfil aerodinâmico. No interior, a Aston Martin apresenta uma nova consola central e introduz um novo sistema de infotainment. Totalmente personalizado, concebido e desenvolvido pela Aston Martin, é o primeiro sistema interno da marca, que suporta Apple CarPlay™ e Android Auto™ sem fios, é um sistema multi-ecrã totalmente integrado e apresentado através de ecrãs de alta resolução de 10,25 polegadas.
Com o início das primeiras entregas previsto para o terceiro trimestre de 2023, o novo DB12 é o primeiro Super Tourer do mundo, garante a Aston Martin.
Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
0 comentários