As portas de automóveis mais irreverentes da história
Ao longo dos anos há inúmeras propostas invulgares que vão surgindo nos veículos. Experimentações irreverentes que, apesar de não serem reproduzidas no dia-a-dia, ficam na história pela sua singularidade. Casos desses podemos encontrar, por exemplo, em experiências de design aplicadas a portas de veículos, com propostas tão estranhas quanto, algumas, pouco práticas. Conheça do mais original que se fez ao longo dos anos no mundo automóvel neste particular, percorrendo a galeria em cima ou vendo os tópicos em baixo.
André Duarte
Fonte: carmagazine.co.uk
Alfa Romeo Carabo: antes de dar largas à imaginação para a conceção do Lamborghini Countach, em 1968 Marcello Gandini testava já a ideia neste exemplar italiano;
BMW Z1: surgiu em 1989, as portas do modelo recolhiam para a zona inferior do veículo, na lateral. No fundo, exercendo o mesmo movimento descendente que quando descemos o vidro elétrico;
Holden Hurricane: surgiu em 1969, toda a zona dianteira deslizava para permitir a entrada de passageiros;
Kaiser Darrin: surgiu em 1954, era um desportivo americano em fibra de vidro. As portas deslizavam para a zona dianteira, ou seja, eram empurras para a frente, ficando ‘escondidas’ na lateral, oferecendo uma elegante zona de acesso ao habitáculo;
Mercedes 300 SL: um ícone do mundo automóvel caracterizado pelas suas portas com abertura asa de gaivota. O modelo de produção surgiu em 1954;
Panthermobile: surgiu em 1969 e, no seu todo, é um modelo irreverente. Este show car foi criado numa alusão à série The Pink Partner Show. O acesso ao habitáculo era feito por uma zona em que as portas abriam para o chão, garantindo um local convidativo. O tejadilho também se elevava;
Smart Crossblade: este exemplar caracterizava-se por não ter pára-brisas, tejadilho e portas – no lugar destas encontrava-se uma opção a fazer lembrar uma ‘’fita’. Foram feitos 2000 exemplares, a Portugal chegaram 10;
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