Mazda CX-5 2.2 Skyactiv-D 184 cv – Ensaio Teste
Audi: Novo A5 disponível a partir dos 46 mil euros

As marcas automóveis que também foram… de tratores

By on 24 Outubro, 2017

Quando falamos em marcas automóveis, torna-se óbvio o produto a que nos referimos. Porém, ao longo da história, há marcas que também se aventuraram ou até começaram noutras lides de negócio, como tratores. A título de curiosidade, conheça algumas que no seu percurso tiveram, ou ainda têm, ligação a estes modelos ‘off road’.

André Duarte

Citroën: o primeiro modelo construído pela marca, Type A, tinha um motor de quatro cilindros. As vendas totalizaram cerca de 500 unidades ao longo de dois anos de comercialização. Seguiu-se o mais evoluído Type J (na imagem).

Fiat: em 1918 foi lançado o Fiat 702 que entrou em produção no ano seguinte. O modelo da Fiat Trattori S.p. foi o primeiro trator agrícola da marca e o primeiro trator italiano concebido para ser produzido em larga escala.

Ford: o primeiro trator Ford surgiu em 1917. O Model F foi concebido numa época em que a marca era conhecida por Fordson, equipava um motor de quatro cilindros que debitava 20 cv.

Lamborghini: o responsável pela criação da marca, Ferruccio Lamborghini, antes de dar ao mundo belíssimos exemplares automóveis, criou grandes máquinas… agrícolas, que ainda hoje se vendem. A Lamborghini Trattori S.p.A surgiu em 1948 e colocou no mercado o primeiro trator concebido totalmente por si em 1951, chamava-se L 33. Só o motor não era Lamborghini, sendo um Morris 3.5l de seis cilindros.

Mitsubishi: em 1980 a marca apostou na conceção de tratores, após adquirir a Satoh Agricultural Machinery, nascendo assim a Mitsubishi Agricultural Machinery. Ainda hoje comercializa tendo o mercado asiático como principal destinatário.

Porsche: o primeiro trator Porsche de produção surgiu em entre 1956/1957, apesar de nos anos 30 Ferdinand Porsche já ter projetado um modelos com o obetivo de serem vendidos em massa. O modelo chegou ao mercado em quatro versões: Junior, com 14 cv; Standard, com 25 cv; Super, com 38 cv; Master, com 50 cv. As vendas internas superaram as 11.000 unidades no primeiro ano, sendo exportados cerca de 6000 exemplares.

 

 

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)