O Ford Capri está de regresso… mas está muito diferente
Ford considera produção de novo veículo híbrido em Espanha

As estreias da Ford no Salão de Genebra

By on 7 Março, 2018

A Ford faz hoje, no âmbito do Salão Automóvel de Genebra, uma série de estreias públicas em solo europeu, nomeadamente: o novo Ford Mustang Bullitt, proposta cujo arranque de produção para clientes europeus se fará em Junho; o novo SUV Edge, o mais avançado SUV da Ford de sempre; e o novo KA+ Active, a primeira proposta de um crossover com inspiração SUV de sempre do KA+, modelo assente no conceito value for money.

Celebrando o 50º aniversário do lendário filme da Warner Bros., que teve Steve McQueen como protagonista, a nova edição especial Mustang Bullitt foi desvendada com o apoio de Chase e Madison McQueen, descendentes em terceira geração da família McQueen.

O Mustang Bullitt conta com o motor V8 de 5,0 litros da Ford, mecânica para a qual se anunciam 464 cv de potência e 529 Nm de binário*, estando associada a uma tecnologia de sincronização de rotações que permite passagens de caixa de enorme suavidade, adequada à ampla variação das rotações daquele bloco. O modelo será proposto em duas cores exteriores Preto Shadow ou o clássico Verde Dark Highland.

“A nossa edição especial do novo Ford Mustang Bullitt evoca uma herança única, que temos o enorme prazer de partilhar com a família McQueen, ao mesmo tempo que estamos empolgados pelo seu lançamento, que será feiro pela primeira vez para os nossos clientes europeus,” comentou Steven Armstrong, Vice-Presidente do Grupo e Presidente da Ford Motor Company para a Europa, Médio Oriente e África.

Quanto ao novo Edge, trata-se do SUV tecnologicamente mais avançado de sempre da Ford, modelo que integra um vasto leque de tecnologias de apoio à condução, assentes em câmaras e sensores, para tornar as viagens mais agradáveis e relaxadas, ajudando os condutores a evitar ou mitigar os efeitos decorrentes de eventuais colisões. O novo Edge também estreia na Europa uma nova versão bi-turbo, mais potente (238 cv) e eficiente do motor diesel 2.0 EcoBlue*, combinado com uma nova transmissão automática de 8 velocidades, para viagens em plena suavidade.

Já o novo KA+ Active leva ainda mais além o conceito KA+, de um modelo compacto de 5 portas, adoptando uma carroçaria mais marcante, uma maior altura ao solo e uma afinação de chassis única, entre outras novidades, como o desenho da grelha frontal, os exclusivos acabamentos interiores e um nível de conteúdos de série de elevado nível.

Igualmente em exposição em Genebra estará a renovada gama Ford Tourneo de transporte de passageiros, propostas mais dinâmicas e repletas de estilo. As espaçosas e novas Tourneo Courier, Tourneo Connect e Tourneo Custom surgem junto dos clientes europeus dotadas de um estilo mais evoluído, contando com sofisticadas tecnologias e um leque de avançados motores.

Em complemento, os visitantes do stand da Ford poderão também descobrir as mais recentes propostas da colecção LEGO®Speed Champions, os kit LEGO® do Ford Fiesta WRC de ralis, da M-Sport, que celebra os títulos mundiais alcançados no WRC 2017, e do Ford Mustang Fastback de 1968.

Mustang BULLITT chega à Europa

É uma das perseguições automóveis mais épicas da história do cinema! No icónico filme “Bullitt”, da Warner Bros. e numa sequência com cerca de 10 minutos de duração, Steve McQueen conduz um Mustang GT fastback de 1968 pelas ruas de San Francisco, em perseguição de dois bandidos.

O novo Ford Mustang Bullitt presta homenagem ao famoso modelo de então, estando agora equipado com um bloco V8 de 5,0 litros, contando adicionalmente com um Sistema de Indução Open Air, condutas de admissão e um módulo de controlo do motor e acelerador de 87 mm do Shelby Mustang GT350. A nova tecnologia de sincronização de rotações da Ford que opera em função das rotações do motor, permite reduções de caixa mais suaves, sendo acompanhadas por um “blip” do motor, ao mesmo tempo que um sistema activo de válvulas de escape melhora o “gorgolejar” típico do motor V8.

Esta edição especial está dotada de jantes de 19 polegadas, de estilo Torq Thrust (hélice), pinças de travão Brembo™ em vermelho e uma tampa falsa do depósito de combustível. No interior destacam-se os bancos desportivos Recaro, uma placa numerada individual colocada no tablier, do lado do passageiro, no local normalmente ocupado pelo clássico emblema Mustang, elemento presente em todas as unidades Mustang Bullitt. Num piscar de olhos ao interior do modelo original, a manete das mudanças conta com um punho esférico branco.

Entre as sofisticadas tecnologias nele presentes destacam-se o cluster de instrumentos digital do tipo LCD, de 12 polegadas, bem como o sistema de som premium B&O PLAY, com 1000 watts de potência sonora, reproduzida por 12 colunas de elevado desempenho, criando uma rica experiência áudio para todos os ocupantes.

“Nada reteve melhor o espírito e a emoção do Mustang como aquela incrível perseguição de viaturas no filme ‘Bullitt’,” refere Armstrong. “Quando estiver à venda no final deste ano, o novo Mustang Bullitt irá causar o mesmo impacto, com mais potência e mais conteúdos, numa atitude 100% cool, como a de Steve McQueen, a estrela do filme.”

Para a apresentação do novo Mustang Bullitt na Europa, a Ford contou com o apoio de Chase e Madison McQueen, ambos netos de Steve McQueen, com o apoio do seu pai, Chad McQueen, grupo que participou na sua própria perseguição, desenhada no cenário dos Alpes Suíços, nos arredores de Genebra, numa homenagem à icónica cena de perseguição de “Bullitt” que, ainda hoje, emociona os fãs de cinema.

Igualmente exposto no stand da Ford nesta edição do Salão de Genebra, ao lado do novo Mustang Bullitt, está um Ford Mustang GT, de 1968 e na cor Verde Highland, equipado com um bloco V8 de 6,4 litros, em tudo idêntico ao carro conduzido por Steve McQueen no filme “Bullitt”.

 O novo e sofisticado SUV Edge

Desvendado na versão desportiva ST-Line, o novo SUV Ford Edge apresenta-se com enorme afirmação, fruto de um novo estilo frontal e traseiro, uma grelha de malha larga, painéis de carroçaria com código de cor, saias laterais e jantes de 20 polegadas em alumínio de série.

O novo Edge estreia na Europa um conjunto de novas e sofisticadas tecnologias de apoio ao condutor, como sejam:

  • Controlo de Velocidade Adaptativo com função Stop-and-Go e Sistema de Centragem na Faixa: ajuda o veículo a manter uma distância confortável em relação aos veículos da frente. Por outro lado, mantendo o veículo centrado na sua faixa, contribui para reduzir o stress durante viagens longas e com pouco trânsito na estrada
  • Travagem Pós-Colisão: ajuda a reduzir o impacto de uma potencial segunda colisão, ao aplicar automaticamente uma pressão de travagem moderada quando é detectada uma primeira colisão. Abrandar o veículo pode, potencialmente, diminuir as lesões nos ocupantes e danos adicionais no veículo,
  • Assistente de Manobras Evasivas: ajuda os condutores a manobrar a direcção de forma a evitar a colisão com veículos mais lentos ou que estejam parados. Concebido para funcionar a velocidades urbanas e de auto-estrada, o sistema utiliza um radar e uma câmara para detectar veículos mais lentos ou imobilizados. Na iminência de uma colisão, assiste os movimentos na direcção para permitir aos condutores manobrar e evitar um veículo que esteja nas condições acima descritas.

O novo motor EcoBlue bi-turbo de 2,0 litros e 238 CV do novo Edge está associado a uma nova caixa automática de 8 velocidades dotada de Programação de Engrenagem de Mudanças Adaptativas e Controlo de Qualidade de Engrenagem de Mudanças Adaptativas, bem como ao Sistema de Tracção Inteligente da Ford, para uma optimização da performance e qualidade da condução. Igualmente de série é o sistema de pós-tratamento de emissões SCR (Selective Catalytic Reduction), contribuindo para uma redução dos valores de NOX.

Conta com uma zona de carregamento sem fios (wireless) para dispositivos compatíveis, ao mesmo tempo que o sistema de comunicação e entretenimento Ford SYNC 3 permite aos condutores controlar smartphones conectados e os sistemas de áudio, de navegação e de climatização através da utilização de comandos por voz e um ecrã táctil de oito polegadas a cores. Os clientes podem optar por melhorar a sua experiência de áudio a bordo do novo Edge com a escolha, em opção, de um novo sistema de som premium B&O PLAY, evoluindo os conteúdos de um modelo que conta com evoluções significativas ao nível do conforto e conveniência, fruto da interação de um novo cluster de instrumentos digital 3D totalmente configurável, do tejadilho panorâmico em vidro a todo o comprimento, dos bancos dianteiros aquecidos e ventilados, dos bancos traseiros aquecidos e do volante aquecido.

“O novo Ford Edge é a nossa proposta mais atraente para os clientes europeus que estão a aderir em massa aos SUV, proporcionando-lhes uma utilização de excelência no pára/arranca das cidades com a ajuda das nossas tecnologias de assistência à condução, as mais avançadas de sempre da Ford, e uma condução em estrada ainda mais económica, graças ao novo motor diesel EcoBlue de 2,0 litros e à caixa automática de oito velocidades.” refere Roelant de Waard, Vice-Presidente de Marketing, Vendas e Serviço da Ford Europa,

crossover KA+ Active

Mais confortável e com novas soluções de conveniência, tecnologias de apoio ao condutor, adicionais às da versão KA+ que lhe serve de base, e um estilo interior e exterior mais vincado, a nova versão do modelo Ford que assenta no conceito value-for-money passa a estar disponível numa nova variante crossover KA+ Active.

O KA+ Active conta com uma maior altura ao solo, de 23 milímetros, e acabamentos exteriores e interiores específicos, marcado por protecções de carroçaria adicionais nas embaladeiras e guarda-lamas, um acabamento exclusivo, em preto, nas grelhas dianteiras superior e inferior e barras de tejadilho para transporte de bicicletas e equipamento desportivo. Outros conteúdos exclusivos incluem jantes de liga leve específicas com 15 polegadas e uma cor exterior bronze metalizado Canyon Ridge.

Entre os conteúdos de conforto e conveniência do novo KA+ destacam-se o sistema de comunicação e entretenimento Ford SYNC 3, limpa pára-brisas com sensores de chuva e faróis automáticos.

Espaçosos e práticos, os modelos KA+ e KA+ Active transportam 5 adultos e muita bagagem, propondo, pela primeira vez, uma conjugação de motores a gasolina e diesel. O novo e eficiente motor a gasolina de 3 cilindros Ti-VCT (Twin independent Variable Camshaft Timing), com 1,2 litros, da Ford, é proposto com potências de 70 ou 85 cv, com emissões de CO2 de 114 g/km**. O bloco diesel Ford 1.5 TDCi de 95 cv foi desenhado para condutores que pretendam efectuar viagens de maior extensão, antecipando-se que tenha emissões a partir dos 99 g/km CO2**.

Gama Tourneo de transporte de passageiros completamente renovada

Gama superior no domínio do transporte de passageiros, em configurações de 8 e 9 lugares, a Ford Tourneo Custom destaca-se pelo seu visual marcante na frente, ao mesmo tempo que oferece um novo habitáculo de características premium, permitindo composições de bancos únicas no segmento, com 6 bancos individuais traseiros que podem ser configurados em formato de conferência. A versão maior da gama Tourneo está já disponível para encomenda nos Concessionários Ford.

Disponibilizada em versões de 5 e 7 lugares, a Tourneo Connect estreia um conjunto de novos e eficientes motores, incluindo o novo bloco diesel 1.5 EcoBlue*, associado a uma transmissão automática de 8 velocidades (em opção), e o motor Ford1.0 EcoBoost* com desactivação de cilindros. Todas as propostas contam com caixas manuais de 6 velocidades de série. Dotado de uma nova frente, repleta de estilo, o modelo vê o seu interior complementado com uma evolução ao nível dos acabamentos e materiais.

A versão compacta Tourneo Courier de 5 lugares integra novos motores associados a uma caixa de 6 velocidades manual de série, tecnologia SYNC 3 e um novo design da frente. Os novos Tourneo Courier e Tourneo Connect estarão no mercado a partir de meados de 2018.

 Novos kits LEGO® Speed Champions

Modelos de exposição numa escala muito mais pequena: os designers da LEGO recriaram o visual do Ford Fiesta WRC de ralis da M-Sport e também o Ford Mustang Fastback de 1968, integrando-nos na sua colecção LEGO® Speed Champions.

Contando 203 peças, o kit que recria o Ford Fiesta WRC, proposta da M-Sport para os ralis, inclui jantes diversas, dois capotsintermutáveis, um deles com uma rampa de faróis para as especiais nocturnas, grafismo em miniatura do carro real e um piloto em miniatura com capacete e fato de competição.

Os visitantes do stand da Ford poderão tirar fotografias ao lado de um piloto de um Ford GT totalmente feito em peças de LEGO®, em tamanho real, num ambiente de pódio desenhado para o efeito. Com 1,84 metros de altura, este piloto compõe-se de 67.252 peças, tendo sido feito por 7 construtores especializados da LEGO®, ao longo de 304 horas!

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)