As cores do mundo automóvel
As cores do mundo automóvel movem-se, literalmente, entre o branco e o preto, mas a policromia tende a ser cada vez maior. Historicamente, o branco e o preto são as cores dominantes. Segundo estudos recentes ou menos recentes, o branco continua a ser a cor favorita dos compradores automóveis, isto considerando dados recolhidos a nível mundial.
Num estudo recente, na Europa a cor do automóvel preferencial, o branco, representa 25%, um valor que aumenta na Ásia para os 52% e em África e América do Sul para os 49% e 41%, respetivamente.
No mundo automóvel não há 50 sombras de cinzento, se o mais visto é branco, o segundo é o preto e em terceiro lugar o cinzento. Que monotonia…
Reduzindo a questão à zona onde estamos, a Europa, é no nosso continente que o branco tem menos expressão, mas por outro lado onde o preto mais se faz notar.
A terceira cor mais vendida na Europa é o cinzento, e logo a seguir o cinza metalizado. O azul vende-se mais na Europa do que o vermelho. Já nos EUA, é o contrário, embora o branco predomine, seguido do preto, cinzento e cinza metalizado tal como na Europa.
Mas é também verdade que as cores mais ‘garridas’ estão a ganhar percentagem com o passar dos anos.
E o que isto diz sobre os utilizadores de automóveis? O branco é mais conservador, as pessoas tendem a gostar de simplicidade. Já o preto, a segunda cor mais popular para um automóvel, no mundo, vale 21% na Europa, 20% na América do Norte, mas só vale 3% na Índia. A cor preta tende a ser mais enigmática, e é também muito associada ao poder. Vejam a grande maioria dos carros de Estados. Já o cinza e especialmente o prateado é escolhido por pessoas mais sofisticadas. Já o cinzento, é muito… amorfo, parece trazer indecisão.
É curioso como as cores fortes não são tão escolhidas nos automóveis, e aqui parece haver um receio das pessoas se ‘destacarem’. Não é por acaso que os Ferrari são, regra geral, vermelhos…
O azul, dizem, está mais associado à calma e sabedoria. Mas é muito pouco escolhido.
Na verdade, a maior parte das escolhas de cor têm a ver com dinheiro, e muita gente simplesmente se fica pela base que apresenta ‘zero’ no configurador, sendo que a percentagem de quem acrescenta 500, 700, 1.000 ou mais euros com uma cor ‘diferente’, é baixa. Mas tende a subir…
Por acaso é muito curioso perceber porquê as pessoas escolhem mais precisamente as duas cores que estão nos extremos opostos da palete. Branco e preto. Se ao branco e preto, juntarmos os tons de cinza, temos quase 80% dos carros na estrada com cores ‘frias’…
Na maioria dos casos, é porque talvez o branco ser das cores mais fáceis de manter, o preto por ser popular, e o cinzento e o prateado porque são cores práticas. Mas cada caso, é um caso…
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