As 10 inovações mais relevantes do novo Mercedes-Benz Classe S
O Classe S da Mercedes-Benz esteve sempre na vanguarda da tecnologia e luxo na indústria automóvel e a mais recente geração, como seria de esperar, não é exceção. A marca alemã promete uma experiência multi-sensorial, com várias inovações tecnológicas. Segundo a Mercedes-Benz, estas são as dez novas funcionalidades mais importantes do novo topo de gama Classe S.
A segunda geração do MBUX – Mercedes-Benz User Experience – estreia neste novo Classe S. O interface com o condutor e passageiros passa agora a contar com até cinco ecrãs no interior do veículo com tecnologia OLED. Com o simples pressionar de um botão, o novo ecrã 3D do condutor permite a perceção espacial com um efeito 3D graças ao sistema de seguimento ocular. Uma característica igualmente impressionante é o ecrã head-up de grandes dimensões com realidade aumentada.
Graças aos múltiplos sensores no
interior do Classe S e aos algoritmos de aprendizagem, o Assistente
Interior MBUX reconhece e antecipa as pretensões e intenções dos
ocupantes, através da interpretação da linguagem corporal,
respondendo com as correspondentes funções do veículo. Por
exemplo, se o condutor virar a cabeça para o lado do vidro traseiro,
o Assistente Interior abre automaticamente a cortina de proteção
solar.
A iluminação ambiente ativa conta com
cerca de 250 LED individuais e está agora integrada nos sistemas de
assistência à condução, podendo reforçar visualmente os avisos
fornecidos pelos sistemas. Além disso, por exemplo, pode responder
aos ocupantes quando operam o sistema de ar condicionado ou o
assistente de voz “Olá Mercedes”.
A mais recente geração do Pack
Driving Assistance conta com novas funções melhoradas como, por
exemplo, o cumprimento dos limites de velocidade. O novo ecrã de
assistência no monitor do condutor apresenta claramente o princípio
de funcionamento dos sistemas de assistência à condução numa
vista de ecrã total.
No caso de uma forte colisão frontal,
o airbag traseiro pode reduzir significativamente as cargas sobre a
cabeça e pescoço dos ocupantes dos bancos laterais traseiros com os
cintos de segurança colocados. O airbag frontal do banco traseiro é
acionado de forma particularmente suave graças à sua inovadora
construção, constituída por uma estrutura tubular.
Equipado com o opcional eixo traseiro
direcional, o Classe S é tão manobrável quanto um modelo compacto
em cidade. O ângulo da direção no eixo traseiro pode atingir até
um máximo de dez graus. Mesmo no Classe S versão longa e com tração
integral, o diâmetro de viragem foi reduzido em 1.9 metros para um
valor inferior a 10.9 metros.
São mais de 50 os módulos de controlo
eletrónicos no novo Classe S. Estes podem ser atualizados com novo
software via wireless e incluem todo o sistema de informação e de
entretenimento MBUX, o ecrã do condutor, os sistemas de assistência
à condução e os sistemas de iluminação MULTIBEAM LED e DIGITAL
LIGHT, evitando deslocações a uma oficina para esta finalidade.
Na eventualidade de uma iminente
colisão lateral, a carroçaria do veículo pode ser elevada pela
suspensão opcional E-ACTIVE BODY CONTROL em apenas alguns décimos
de segundo. Esta é uma nova função do sistema PRE-SAFE® Impulse
Side e pode reduzir as cargas que atuam nos ocupantes pois direciona
as forças do impacto para os componentes estruturais particularmente
resistentes na secção inferior do veículo.
A previsão é de que a partir do
segundo semestre de 2021, o Classe S possa ser conduzido em modo
autónomo condicionado com o novo DRIVE PILOT, em situações onde a
densidade do trânsito seja elevada ou em caudas de filas de
trânsito, em troços de autoestrada na Alemanha, reduzindo o esforço
do condutor.
Por fim, a revolucionária tecnologia
de iluminação DIGITAL LIGHT que permite utilizar funções
totalmente novas, como por exemplo, a projeção de marcas auxiliares
ou sinais de aviso na estrada em frente ao veículo. Em cada farol, o
sistema DIGITAL LIGHT integra um módulo de iluminação com três
LEDs de elevada potência, cuja luz é refratada e direcionada por
1.3 milhões micro espelhos. A resolução total é, portanto,
superior a 2.6 milhões de pixéis.
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