Mercedes Classe S: Atualizações já disponíveis
Realidade virtual: A autoestrada da inovação

As 10 inovações mais relevantes do novo Mercedes-Benz Classe S

By on 6 Setembro, 2020

O Classe S da Mercedes-Benz esteve sempre na vanguarda da tecnologia e luxo na indústria automóvel e a mais recente geração, como seria de esperar, não é exceção. A marca alemã promete uma experiência multi-sensorial, com várias inovações tecnológicas. Segundo a Mercedes-Benz, estas são as dez novas funcionalidades mais importantes do novo topo de gama Classe S.

A segunda geração do MBUX – Mercedes-Benz User Experience – estreia neste novo Classe S. O interface com o condutor e passageiros passa agora a contar com até cinco ecrãs no interior do veículo com tecnologia OLED. Com o simples pressionar de um botão, o novo ecrã 3D do condutor permite a perceção espacial com um efeito 3D graças ao sistema de seguimento ocular. Uma característica igualmente impressionante é o ecrã head-up de grandes dimensões com realidade aumentada.

Graças aos múltiplos sensores no

interior do Classe S e aos algoritmos de aprendizagem, o Assistente

Interior MBUX reconhece e antecipa as pretensões e intenções dos

ocupantes, através da interpretação da linguagem corporal,

respondendo com as correspondentes funções do veículo. Por

exemplo, se o condutor virar a cabeça para o lado do vidro traseiro,

o Assistente Interior abre automaticamente a cortina de proteção

solar.

A iluminação ambiente ativa conta com

cerca de 250 LED individuais e está agora integrada nos sistemas de

assistência à condução, podendo reforçar visualmente os avisos

fornecidos pelos sistemas. Além disso, por exemplo, pode responder

aos ocupantes quando operam o sistema de ar condicionado ou o

assistente de voz “Olá Mercedes”.

A mais recente geração do Pack

Driving Assistance conta com novas funções melhoradas como, por

exemplo, o cumprimento dos limites de velocidade. O novo ecrã de

assistência no monitor do condutor apresenta claramente o princípio

de funcionamento dos sistemas de assistência à condução numa

vista de ecrã total.

No caso de uma forte colisão frontal,

o airbag traseiro pode reduzir significativamente as cargas sobre a

cabeça e pescoço dos ocupantes dos bancos laterais traseiros com os

cintos de segurança colocados. O airbag frontal do banco traseiro é

acionado de forma particularmente suave graças à sua inovadora

construção, constituída por uma estrutura tubular.

Equipado com o opcional eixo traseiro

direcional, o Classe S é tão manobrável quanto um modelo compacto

em cidade. O ângulo da direção no eixo traseiro pode atingir até

um máximo de dez graus. Mesmo no Classe S versão longa e com tração

integral, o diâmetro de viragem foi reduzido em 1.9 metros para um

valor inferior a 10.9 metros.

São mais de 50 os módulos de controlo

eletrónicos no novo Classe S. Estes podem ser atualizados com novo

software via wireless e incluem todo o sistema de informação e de

entretenimento MBUX, o ecrã do condutor, os sistemas de assistência

à condução e os sistemas de iluminação MULTIBEAM LED e DIGITAL

LIGHT, evitando deslocações a uma oficina para esta finalidade.

Na eventualidade de uma iminente

colisão lateral, a carroçaria do veículo pode ser elevada pela

suspensão opcional E-ACTIVE BODY CONTROL em apenas alguns décimos

de segundo. Esta é uma nova função do sistema PRE-SAFE® Impulse

Side e pode reduzir as cargas que atuam nos ocupantes pois direciona

as forças do impacto para os componentes estruturais particularmente

resistentes na secção inferior do veículo.

A previsão é de que a partir do

segundo semestre de 2021, o Classe S possa ser conduzido em modo

autónomo condicionado com o novo DRIVE PILOT, em situações onde a

densidade do trânsito seja elevada ou em caudas de filas de

trânsito, em troços de autoestrada na Alemanha, reduzindo o esforço

do condutor.

Por fim, a revolucionária tecnologia

de iluminação DIGITAL LIGHT que permite utilizar funções

totalmente novas, como por exemplo, a projeção de marcas auxiliares

ou sinais de aviso na estrada em frente ao veículo. Em cada farol, o

sistema DIGITAL LIGHT integra um módulo de iluminação com três

LEDs de elevada potência, cuja luz é refratada e direcionada por

1.3 milhões micro espelhos. A resolução total é, portanto,

superior a 2.6 milhões de pixéis.

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