Aqui está o interior do novo Renault Clio, que será apresentado amanhã
A Renault acaba de divulgar as primeiras imagens oficiais da quinta geração do Clio.
O carro vai ser apresentado amanhã e a Renault aproveitou para revelar o estilo interior do Clio que, claramente, eleva a bitola com o ecrã central dominante e, acredita-se, uma forte melhoria na qualidade de materiais e de montagem. E a Renault reclama para o Clio o facto de se distinguir dos restantes por ser um dos modelos mais avançados tecnologicamente.
Algo que os responsáveis da Renault entendem ser absolutamente necessário para que o Clio se mantenha no topo dos modelos mais vendido do segmento, tendo em conta o avanço cada vez mais forte dos modelos SUV. O exterior do Clio será evolucionário, como o AUTOMAIS já revelou, mantendo truques como os puxadores das portas traseiras escondidos. Misturando isto com um desenho que se move na direção do Mégane, nomeadamente, na frente.
Já o interior está muito diferente, tal como já tínhamos referido e como Laurens van der Acker tinha antecipado. A Renault percebeu que tinha a necessidade de elevar a qualidade percecionada de forma muito clara e, também, a qualidade real. Aliás, Laurens van der Acker já confessou que passou 70% do tempo de desenvolvimento do carro sentado no interior do Clio.
O responsável pelo estilo da Renault já confessou que as fortes críticas feitas ao interior do Clio e à qualidade menor que sempre mostrou, eram inteiramente justas e, por isso, o Clio 5 será muito melhor. Veremos.
Detalhes do novo carro: bagageira com 330 a 390 litros de capacidade, as costas dos bancos dianteiros são mais finas e por isso o espaço para as pernas no banco traseiro aumentou 26 mm. O ecrã central, semelhante ao de outros modelos da Renault, tem 9,3 polegadas estando colocado na vertical como um tablet. O painel de instrumentos é apresentado num ecrã de 10 polegadas. Alguns botões desaparecem, mas nem todos pois o interior de um carro não é um smartphone e há que ter alguns botões físicos para que o condutor possa os alcançar sem tirar os olhos da estrada.
A base do Clio será a plataforma CMF-B, numa versão muito alterada e que também serve de base ao Nissan Micra. Quanto aos motores, os blocos a gasolina com 1.0 e 1.3 litros (este desenvolvido com a Mercedes) e um turbodiesel com 1.5 litros, fazem parte da oferta, juntamente com um híbrido com tecnologia 48 volts que tem por base o motor 1.5 dCi. Será o Clio Eco2, mas não estará à venda logo no lançamento, o mesmo se passando com uma versão híbrida Plug In que chegará em 2020. Não haverá um Clio elétrico (não faz sentido com um Zoe na gama), mas em contrapartida a Renault Sport encarregar-se-á de uma versão RS para o Clio lá para 2020. Esta versão utilizará o motor 1.6 litros do carro atual, mas mais variantes vão aparecer e sabe.se que o bloco 1.8 litros do Megane vai ser colocado no Clio, mas com menos potência.
O Clio 5 terá autonomia de condução de nível um ou dois, consoante as versões. O primeiro nível oferece os sistemas de ajuda á condução que são usados em modelos de segmentos acima, o segundo nível oferece capacidade de condução sem mãos no volante, o que implica que o carro seja capaz de manter-se na faixa de rodagem e de estacionar sozinho.
O Clio é o utilitário mais vendido na Europa com 302 433 unidades comercializadas de janeiro a novembro de 2018, ficando atrás do Volkswagen Golf na luta pelo carro mais vendido na Europa a distantes 109 mil unidades. Mas a ameaça SUV é forte e o Clio terá de ser mesmo muito melhor para que seja possível à Renault manter esta liderança.
Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
Fichas Auto+: consulte as informações técnicas de todos os modelos à venda em Portugal (Clique AQUI)
Pesquisa: procure todos os modelos que pretende através do motor de Pesquisa Auto+ (Clique AQUI)
0 comentários