Apresentado o Mini Cooper 100% elétrico
Foi apresentada a quinta geração do Mini de 3 portas, totalmente elétrica, depois de em maio passado terem sido reveladas as primeiras imagens do concept.
Tendo por base a reinvenção do original Cooper, o Mini hoje apresentado é 100% elétrico e pretende continuar a história de sucesso do lendário modelo. Lançado originalmente em 2020, o Mini Cooper SE 100% elétrico registou um aumento de 25,5% nas vendas da marca em 2022, sendo o modelo mais popular, com mais de 43000 unidades vendidas em todo o mundo. A marca quis manter o sucesso e revela a nova geração do Cooper Electric em duas versões: o Mini Cooper E com uma potência de 135 kW (184 cv) e o Mini Cooper SE com 160 kW (218 cv).
O novo Mini Cooper, assim como o Mini Countryman, também apresentado hoje, demonstra a nova linguagem de design da marca. A frente da nova geração é mais uma vez caracterizada pelos icónicos faróis circulares da Mini e pela grelha marcante. Os elementos de iluminação diurna em LED suportam a ideia de um visual marcante com um brilho fresco devido às assinaturas de luz únicas. O grafismo horizontal das luzes faz parte do ‘Essential Trim’. Opcionalmente, os elementos das luzes de circulação diurna podem ser alteradas para criar três assinaturas de luz ajustáveis, realçando assim o carácter distintivo de cada veículo. Além disso, todos os modos de luz começam e terminam com uma animação de boas-vindas e de despedida ao condutor.
Pormenores como os puxadores das portas embutidos e a ausência de guarda-lamas e de grelhas laterais clássicas reforçam este novo design moderno do exterior.
O Mini Cooper está disponível em quatro acabamentos diferentes. O ‘Essential Trim’ apresenta uma aparência geral reduzida, destacando certas partes funcionais, como o logótipo na nova cor Vibrant Silver. A nova gama de acabamentos de pintura exterior sublinha a modernidade do novo ícone MINI e estabelece acentuações positivas com tons brilhantes como o Sunny Side Yellow. Enquanto a versão ‘Classic Trim’ se aplica principalmente ao interior, a versão ‘Favoured Trim’ apresenta pormenores particularmente expressivos no exterior. Esta variante de acabamento oferece o novo design Spray-Tech opcional do característico Teto Multitone com uma combinação de três cores diferentes, bem como uma grelha dianteira em Vibrant Silver. A versão ‘John Cooper Works Trim’ dá o máximo ênfase ao estilo desportivo do Mini Cooper 100% elétrico com um design distinto à frente e atrás. A moldura da grelha frontal e o logótipo em preto brilhante sublinham o poderoso aspeto geral, enquanto o tejadilho contrastante em Vermelho Chili – inspirado no automobilismo – e as faixas do capot específicas JCW em vermelho ou preto, opcionalmente, dão ênfase visual à dinâmica de condução típica do Mini.
No interior, o ecrã OLED central estabelece uma nova referência com a sua elevada resolução, enquanto o Mini Operating System 9, possibilita que todas as funções do veículo possam ser operadas através do toque ou do controlo por voz. O ecrã no cockpit redesenhado foi deslocado para mais perto do condutor e o diâmetro do fino ecrã tátil com um rebordo de vidro de alta qualidade aumentou para 240 mm.
Com um grupo motopropulsor completamente novo, o novo Mini está disponível na variante Cooper E e, com maior potência e autonomia, também na Cooper SE. O motor elétrico de 135 kW (184 cv) do Mini Cooper E gera um binário de 290 Nm, acelerando dos 0 aos 100 km/h em 7,3 segundos. O Mini Cooper SE acelera dos 0 aos 100 km/h em 6,7 segundos, com um binário máximo de 330 Nm. A autonomia determinada de acordo com o ciclo de testes WLTP é de até 305 quilómetros para o MINI Cooper E, com base na bateria de alta tensão com 40,7 kWh de capacidade. No MINI Cooper SE, a autonomia calculada aumenta para um máximo de 402 quilómetros, graças a uma bateria com uma capacidade de 54,2 kWh
As duas variantes irão oferecer vários modos Mini Experience que trazem os seus próprios ecrãs e características de motorização, incluindo um novo Modo ‘Go-Kart’. Os vários modos de condução incluem sons de condução digitais para cada um deles.
Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
0 comentários