Apresentado o BMW Z4 com opção de caixa manual na versão M40i
Os mais condutores mais puristas, que preferem uma caixa manual num modelo BMW M descapotável, podem esperar pela chegada da versão M40i do renovado BMW Z4 , estando a opção de caixa manual de seis velocidades disponível, pela primeira vez, no roadster alemão na sua versão topo de gama.
A procura do BMW Z4 está dividida entre duas variantes de modelos equipados com motores de quatro cilindros com a tecnologia BMW TwinPower Turbo. O motor sob o capot do BMW Z4 sDrive20i gera uma potência máxima de 145 kW/197 cv e é também associado a uma caixa manual de seis velocidades de série. O modelo de entrada está disponível opcionalmente com uma transmissão Steptronic Sport de oito velocidades que vem de série no BMW Z4 sDrive30i de 190 kW/258 cv. Embora, por defeito, a caixa Steptronic Sport selecione as mudanças automaticamente, também permite que o condutor controle a seleção das mudanças manualmente, se assim o desejar. As patilhas de mudança de velocidades no volante foram concebidas para permitir uma interação espontânea com o sistema de condução.
A versão topo de gama, o BMW Z4 M40i representa uma configuração altamente exclusiva dentro do portefólio de produtos da BMW, com a opção do pack Handschalter com caixa manual de seis velocidades. De facto, os únicos modelos da gama atual disponíveis com esta configuração de propulsão são os automóveis desportivos de alta performance da BMW M.
A unidade de 3,0 litros no BMW Z4 M40i com tecnologia M TwinPower Turbo, apresenta um binário máximo de 500 Nm, que pode ser obtido entre as 1600 e as 4500 rpm,com potência máxima de 250 kW/340 cv, disponível entre as 5.000 e as 6.500 rpm.
A caixa manual de seis velocidades foi desenvolvida exclusivamente para o BMW Z4 M40i, com componentes específicos M para o conjunto de engrenagens e veios que foram modificados para a potência do motor de seis cilindros em linha. O mecanismo de mudanças exterior, que inclui a alavanca de mudanças e um terceiro pedal, foi igualmente feito à medida para a edição Pure Impulse do BMW Z4 M40i.
Quando a potência é transmitida através da caixa manual de seis velocidades, o motor de seis cilindros em linha leva o BMW Z4 M40i até aos 100 km/h em 4,6 segundos. O sprint dos 0 aos 100 km/h demora 4,5 segundos nos modelos com a transmissão Steptronic Sport de oito velocidades.
A edição Pure Impulse do renovado BMW Z4 apresenta um chassi afinado e jantes de liga leve M de tamanho misto com 19 polegadas de diâmetro no eixo dianteiro e 20 polegadas no eixo traseiro. Além disso, estão incluídas características de design exclusivas para o exterior e o interior. As novas tonalidades adicionadas à seleção de acabamentos de pintura exterior estão disponíveis para outros exemplares do BMW Z4 do ano modelo 2024, para além da edição Pure Impulse. No entanto, a cor Frozen Deep Green metalizada está reservada para as versões topo de gama do roadster. O acabamento metálico Sanremo Green também está disponível para o BMW Z4 sDrive20i e BMW Z4 sDrive30i.
A dupla de modelos de quatro cilindros vem com as características exteriores do pacote M Sport de série, incluindo nomeadamente as entradas de ar de três secções no avental dianteiro, contornos das saias laterais com estilo individual e um avental traseiro com contornos laterais altamente distintos. As jantes de liga leve M de 18 polegadas com design de raios duplos também podem ser encontradas na lista de equipamento de série. As jantes têm um acabamento bicolor e estão equipadas com pneus de tamanho misto. O BMW Z4 sDrive30i está adicionalmente equipado com suspensão M Sport, direção desportiva variável e travões M Sport, todos de série. O diferencial M Sport também pode ser especificado como uma opção para esta variante particular do roadster.
O tejadilho do BMW Z4 está também disponível com efeito Prata Antracite, em alternativa à cor preta de série para todas as versões. É operado eletricamente e pode ser aberto ou fechado no espaço de dez segundos com o toque de um botão, mesmo quando se viaja a velocidades até 50 km/h. O defletor de vento, o aquecimento dos bancos e a climatização automática de duas zonas também fazem parte das especificações de série em todas as versões do roadster. O pacote de arrumação de série e o sistema de carregamento transversal, por sua vez, servem para melhorar a funcionalidade tanto na condução quotidiana como em viagens mais longas.
A atual terceira geração do BMW Z4 é líder no segmento dos roadsters premium desde o seu lançamento. O BMW Z4 M40i Pure Impulse edition será lançado com uma produção faseada a partir de março de 2024.
Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
0 comentários