Apresentação: novo Renault Kadjar
Apresentação – Renault Kadjar
Proposta consistente
O novo Kadjar foi atualizado e chega dia 25 de janeiro ao mercado nacional. Um modelo que pela primeira vez em Portugal tem uma gama completa de motorizações disponíveis. Os preços começam nos 27.770€
André Duarte
A vida do Renault Kadjar em Portugal não tem sido fácil. O modelo foi lançado em 2015 mas só chegou ao nosso país em 2017. O motivo? A lei das portagens que então vigorava obrigou a marca a produzir um modelo com um eixo traseiro específico para o mercado nacional. Uma situação que fez o Kadjar ser comercializado apenas com uma única motorização, opção de caixa de velocidades e jantes. Em 2019 esta proposta (classe 1 nas portagens nas versões 4X2 desde que com via verde) do segmento SUV-C foi atualizada e para nós é como se estivesse na sua primeira vida. As novidades sem seguida…
Motorizações
É aqui que reside a principal novidade do novo Kadjar em Portugal. De um único bloco no anterior modelo passa a ter uma oferta completa de motores.
A gasolina as propostas residem no novo bloco 1.3 TCe FAP, com potências de 140 e 160 cv. A diesel, neste momento está disponível o bloco Blue dCi 1.5 de 115 cv. Todos têm opção de caixa manual de 6 velocidades ou automática EDC de 7. Previsto para fevereiro/março está a chegada do motor Blue dCi 1.7 com 150 cv, proposto unicamente com caixa manual de 6 velocidades. Será também o bloco que irá equipar a versão 4X4, que chegará pela mesma altura. Esta versão conta com os modos 2WD (apenas tração dianteira); Auto (gestão automática da tração com repartição máxima de 50/50 entre os dois eixos); lock (bloqueio do diferencial central com repartição da tração 50/50 entre os dois eixos até aos 40 km/h).
Exterior
Esteticamente o novo Kadjar mantém a filosofia do anterior modelo, conhecendo melhorias pontuais que, ainda assim, garantem ao todo uma fisionomia mais atrativa. No exterior o modelo passa a contar com uma grelha dianteira reconfigurada com acabamento cromado, assinatura luminosa em C, luzes de nevoeiro LED com formato retangular e pára-choques dianteiro e traseiro renovados com proteção inferior. A estes detalhes juntam-se jantes de 19 polegadas e antena estilo barbatana de tubarão. O modelo surge com três níveis de equipamento, Zen, Intens e Black Edition, e três novas cores de carroçaria: Azul Iron, Verde Oural e Cinzento Highland. No global apresenta uma imagem robusta e atrativa.
Interior
O espaço é um dos pontos fortes, sendo bem aproveitado em todos os lugares, a par de os bancos serem confortáveis. A bagageira de 527l, com piso plano e reversível, estende-se até aos 1650l com os bancos traseiros rebatidos.
O banco do condutor é extensível em 6 mm. Já o do passageiro é rebatível, permitindo a colocação de objetos no interior do Kadjar até 2,56m. O apoio de braços entre os bancos dianteiros é agora deslizante.
No habitáculo encontramos novos detalhes em cromado, uma consola central redesenhada, mais elegante e com menor número de botões. O sistema de info entretenimento Renault R-Link2 é compatível com Android Auto e Apple CarPlay. Há quatro entradas USB (duas para os lugares traseiros), duas tomadas AUX e duas de 12 V, com destaque para o facto de funcionarem mesmo quando o carro está parado. Em opcional há também o sistema de som Premium Bose. Face ao exterior, o interior carece em termos de imagem refrescada, com algum excesso de plásticos e sendo visualmente não muito atraente.
Sistemas de Assistência à condução
Entre equipamento de série e opcional, o Kadjar oferece: alerta de excesso de velocidade; Easy Park Assist; comutação automática das luzes máximos/médios; faróis suplementares com iluminação em curva; sistema ativo de travagem de emergência; alerta de transposição involuntária de faixa; alerta de ângulo morto; sistema de ajuda ao estacionamento dianteiro, traseiro e lateral; câmara de marcha-atrás; sistema de ajuda ao arranque em declive; alerta de excesso de velocidade com reconhecimento da sinalização rodoviária; regulador e limitador de velocidade.
Primeiro contacto
O Renault Kadjar é um modelo que se revela bastante consistente em todos os aspetos. Tivemos ocasião de experimentar a versão Blue dCi de 115 cv, equipada com caixa manual de 6 velocidades. O motor tem uma boa entrega de potência em todas as situações, fazendo-nos mesmo pensar que a potência é superior àquela que a ficha técnica apresenta. Em estrada a condução agrada, e apesar de não ter um comportamento muito ágil, não compromete, é um modelo que cumpre numa utilização diária, sendo bastante previsível nas suas reações. O conforto é um argumento a favor, o qual sobressai quando deixamos o asfalto e encaramos pisos fora de estrada. Aí o Kadjar revela-se ainda mais interessante de conduzir, com uma boa resposta e uma condução que nos permite desenvencilhar de muitas situações, fruto da sua altura ao solo, mas também de uma robustez que lhe é característica. Mesmo a versão 4X2 por nós testada, que não é talhada de forma pura para o todo-o-terreno, deixa-nos à vontade para nos aventurarmos por trilhos menos cuidados, suportando bem o mau piso e sem desconforto para os ocupantes. A tração não compromete e chega-nos na dose certa. Nota para o facto de termos testado o carro com terreno seco, naturalmente mais favorável, porque com lama já teríamos de ter outros cuidados. A caixa manual é bem escalonada e permite uma boa gestão da potência. Neste passeio, e sem preocupações, consumos de 5,8l também mostram um bom Kadjar neste aspeto. No geral é uma sólida proposta, com vários argumentos que podem fazer a balança do mercado pender a seu favor.
Preços (a partir de)
Gasolina
TCe 140 FAP – 27.770€
TCe 140 EDC FAP – 29.630€
TCe 160 FAP – 30.390€
TCe 160 EDC FAP – 34.445€
Diesel
Blue dCi 115 – 31.140€
Blue dCi 115 EDC – 32.570€
Blue dCi 150 – março/abril
Blue dCi 150 4X4 – março/abril
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