Alfa Romeo Tonale já pode ser encomendado na versão híbrida plug-in Q4
Tal como prometido no seu lançamento, a gama Tonale vai aumentar com a adição de uma versão híbrida plug-in que inclui um sistema capaz de produzir 280 cavalos de potência.
A metamorfose da Alfa Romeo continua em bom ritmo com a adição da versão híbrida plug-in ao Alfa Romeo Tonale. Passa diretamente para a posição de topo nesta gama, uma vez que é também o mais eficaz de todos os Tonale e completa a oferta em termos de motorizações para este modelo. Para já, pelo menos.
A grande novidade está, obviamente, na adição do sistema híbrido, que inclui uma motorização de quatro cilindros, sobrealimentada, com 1,3 litros de capacidade e 180 cavalos de potência, em conjunto com uma caixa de velocidades automática de seis relações, que ficam encarregues de alimentar o eixo dianteiro do Tonale.
No entanto, e por se tratar de uma versão Q4, são quatro as rodas motrizes, pelo que está também presente um segundo motor, elétrico, no eixo posterior, capaz de contribuir com 90 kW de potência e um binário de 250 Nm. Para o alimentar, está também incluída uma bateria de iões de lítio, com uma capacidade de 15,5 kWh, que ajuda a conseguir uma autonomia máxima de 80 quilómetros em modo puramente elétrico e acima dos 600 quando se utilizam os dois motores em conjunto. E neste caso, são 280 cavalos de potência combinada, que ficam disponíveis neste sistema híbrido plug-in.
Com este valor de potência e com as quatro rodas motrizes, o Alfa Romeo Tonale consegue acelerar dos 0 aos 100 km/h em apenas 6,2 segundos e superar os 200 km/h de velocidade máxima. Mas se usarmos apenas o modo elétrico do sistema híbrido, a velocidade máxima ainda é de 135 km/h.
Visualmente, não existem grandes diferenças a assinalar, excetuando a adição de uma segunda tampa de abastecimento do lado esquerdo da carroçaria, onde se esconde a tomada de carregamento do sistema elétrico. E num pequeno pormenor da janela lateral traseira do lado esquerdo, está a nova interpretação eletrificada do ‘Biscione’ da Alfa Romeo, com uma tomada elétrica no lugar da cabeça de serpente.
Com esta nova opção híbrida plug-in, os preços começam nos 51.799 euros da Edizione Speciale, ou nos 56.299 se optar pela Veloce, sendo que, mais tarde, estará também uma opção ‘Ti’, de visual mais elegante e distinto.
Para finalizar, resta referir as quatro novas funcionalidades que passam a estar incluídas nesta nova versão Plug-In Hybrid Q4 do Tonale, usando a explicação da própria marca:
• E-control: permite ao cliente controlar à distância vários elementos com base nas Funcionalidades EV – como o carregamento e o sistema de climatização – diretamente a partir da aplicação My Alfa Connect.
• Dynamic Range Mapping: permite aos condutores viajar com tranquilidade pois mostra-lhes os destinos que podem alcançar com base na carga da bateria, tanto no mapa do sistema de navegação, como na aplicação My Alfa Connect.
• Charging Station Finder: permite ao cliente ver as estações de carregamento públicas mais próximas, tanto no mapa do sistema de navegação, como na aplicação My Alfa Connect.
• My eCharge: permite a utilização da aplicação My Alfa Connect para aceder diretamente aos serviços eSolutions da Free2Move para gerir o carregamento público e privado. De facto, é possível localizar as estações de carregamento públicas, verificar os métodos de carregamento, fazer pagamentos, visualizar o histórico de carregamento, gerir o seu próprio Wallbox para decidir quanta eletricidade utilizar e até mesmo aumentar, diminuir, suspender e reativar o carregamento.
Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
0 comentários