Alfa Romeo: Recordar os sucessos no automobilismo
A Alfa Romeo vai recordar o sucesso que viveu no automobilismo, especialmente no período de 1992 a 2007.
Desde 1910, a Alfa Romeo tem entusiasmado gerações e entusiasma os amantes dos automóveis e do automobilismo. Quer pelos carros, que foram embelezando as estradas de todo o mundo, quer pelas máquinas de competição que acabaram por marcar gerações. É com base nessa rica história que a marca italiana vai recordar o passado, focando-se na era que marcou a transição do milénio.
Os primeiros sucessos surgiram em 1992 – poucos meses após o lançamento do projeto – com a vitória de Nicola Larini no Campeonato Italiano de Superturismo com o 155 GTA. Seguiu-se, um ano mais tarde, pelo DTM com o 155 V6 TI, batendo os seus incrédulos rivais alemães no seu próprio território e quebrando todos os recordes.
Depois vieram os triunfos no Campeonato Britânico de Carros de Turismo de 1994 e outras vitórias em todas as partes do mundo. Depois das proezas do 155, em 1998 foi a vez do 156 continuar na senda do sucesso, vencendo 13 campeonatos entre os de pilotos de equipa e de construtores numa carreira de 10 anos, tendo mesmo vencido a sua última corrida em 2007, quando o 156 já tinha deixado de ser produzido há algum tempo.
Uma época de corridas e vitórias de técnicos e pilotos de renome, muitos dos quais oriundos ou destinados à Fórmula 1: Larini, Nannini, Tarquini, Giovanardi, Massa, Danner, Farfus, Thompson, Alboreto, para citar apenas alguns. No auge do seu sucesso na Ferrari, em 2003, Michael Schumacher testou o Alfa Romeo 156 S2000 de Gabriele Tarquini no circuito de Mugello. O sucesso foi possível graças à equipa Alfa Corse, inicialmente liderada por Giorgio Pianta e depois pela equipe Nordauto/N-Technology.
O Museu Alfa Romeo sediará uma conferência Backstage no domingo, 21 de abril, para relembrar essa época. O evento contará com a participação de importantes nomes como Fabrizio Giovanardi, Giorgio Francia, Gabriele Tarquini e Monica Bregoli, entre outros.
As vitórias começaram em 1992 com o 155 GTA e continuaram com o 156, conquistando 13 campeonatos ao longo de 10 anos. A conferência Backstage será conduzida pelo curador do Museu Alfa Romeo, Lorenzo Ardizio, e pelo historiador da Autosprint, Sergio Remondino.
O evento é gratuito para os visitantes do Museu. Será seguido por um desfile da Alfa Romeo na pista local. O ciclo de conferências Backstage visa explorar a história da marca com base em documentos do arquivo e testemunhos de personalidades importantes. As gravações das conferências estão disponíveis no canal oficial do YouTube do Museu Alfa Romeo.
Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
0 comentários