Se comprar um Elétrico usado, cuidado com os quilómetros do carro.
BMW M5: A sétima geração conta com sistema híbrido

Alfa Romeo Milano: Emoção eletrificada e compacta

By on 10 Abril, 2024

A Alfa Romeo desperta paixões desde 1910, quer pelas linhas, quer pela desportividade. O Milano é uma nova proposta no com os pontos fortes da marca italiana, num formato mais compacto.

A Alfa Romeo lançou o novo Milano em Milão, destacando a sua ligação com a cidade e a sua nova linguagem de design. Disponível em versões híbridas e elétricas, o Milano oferece conforto, conectividade e uma experiência de condução envolvente. Com pouco mais de quatro metros de comprimento, o carro apresenta um espírito desportivo atualizado, refletindo a tradição da Alfa Romeo.

Motorizações

Além de uma versão 100% elétrica, o Milano oferece duas opções de tração para a versão híbrida: tração dianteira e tração integral Q4, esta última disponível posteriormente no segmento premium. O Milano Híbrido adota uma arquitetura híbrida de 48 volts com um motor de combustão interna de três cilindros e 1.2 litros de cilindrada, equipado com turbo de geometria variável. Possui um motor elétrico de 21 kW integrado numa caixa de dupla embraiagem de 6 velocidades, garantindo máxima eficiência. Oferece uma experiência de condução suave, permitindo o modo elétrico em mais de 50% do tempo na cidade, e até 150 km/h fora dela.

O Alfa Romeo Milano oferece uma ampla gama de opções para configuração personalizada, com quatro grupos propulsores disponíveis: IBRIDA de 136 cv, IBRIDA Q4 de 136 cv, ELETTRICA de 156 cv e ELETTRICA VELOCE de 240 cv. Três pacotes complementam a oferta: Techno, para máxima segurança e tecnologia, Premium, para conforto e exclusividade, e Sport, para desportividade.

Dinâmica desportiva

O Milano, destaca-se pelo seu peso mais baixo no segmento e distribuição otimizada de massas. Desenvolvido pela mesma equipa responsável pelo Giulia GTA, promete excecional aderência à estrada, especialmente na versão VELOCE, com direção precisa, suspensão desportiva rebaixada, barras estabilizadoras extradesportivas, sistema de travagem de alto desempenho e diferencial Torsen. Os pneus de 20″ são específicos para veículos elétricos, garantindo grande aderência. Conta também apresenta o sistema Alfa D.N.A., oferecendo modos de condução como “Dynamic” para máxima performance, “Natural” para uso diário e “Advanced Efficiency” para eficiência energética. A versão híbrida Q4 inclui o modo adicional Q4 para condições de baixa aderência.

Design com selo Alfa Romeo

As características estilísticas tradicionais da marca, como os vãos reduzidos e a icónica “cauda truncada”, são relembradas. O carro exibe uma identidade forte, destacada pelo lendário escudo da Alfa Romeo e faróis LED adaptativos. O interior reflete a mesma inspiração de desportividade e atenção aos detalhes encontrados no exterior. O volante compacto, o painel de instrumentos com design “telescópico” e o sistema de ecrã tátil de 10,25″ proporcionam uma experiência de condução intuitiva. As saídas de ar condicionado em forma de Quadrifoglio e os bancos desportivos Sabelt completam o interior, oferecendo conforto e estilo.

Com estofos de alta qualidade e uma sensação envolvente de conforto, combinando caráter desportivo e qualidade italiana, o MILANO possui a maior bagageira da sua classe (para a versão BEV), com 400 litros de capacidade acessíveis através da tecnologia mãos-livres. Elementos exclusivos, como o compartimento de arrumação do organizador de cabos, oferecem praticidade adicional. O Milano também está equipado com funcionalidades de assistência ao condutor, incluindo condução autónoma de nível 2, sensores de estacionamento de 360° e uma câmara traseira de 180° para um estacionamento semiautónomo inovador. A tecnologia de acesso de proximidade permite abrir e fechar o veículo de forma rápida e simples, sem a necessidade de ações manuais por parte do cliente.

Tecnologia com ajuda do ChatGPT

O “Alfa Connect Services”, com tecnologia over-the-air (OTA), permite atualizações constantes de mapas e do software do veículo. O “My Navigation” permite buscar destinos e pontos de interesse remotamente, com alertas em tempo real sobre trânsito, meteorologia e radares de velocidade. Através do aplicativo My Alfa Connect, os clientes podem interagir remotamente com o veículo usando o “My Remote”, controlando funções como abertura/fecho de portas e luzes, localização do veículo e notificações de desrespeito de parâmetros. O E-Control permite gerir o carregamento à distância e aquecer/arrefecer o habitáculo antes de entrar no veículo. A integração do assistente virtual Hey Alfa e do ChatGPT utiliza reconhecimento de voz para fornecer assistência durante a condução, oferecendo informações, conselhos e atendendo às necessidades do condutor.

Edição especial de lançamento

O MILANO SPECIALE é a versão de lançamento topo de gama disponível nas motorizações IBRIDA (136 cv) e ELETTRICA (156 cv). Sintetizando desportivismo, tecnologia e conforto, esta configuração exclusiva inclui os melhores recursos da gama. No exterior, destaca-se o emblema “Progresso”, acabamentos desportivos mate com detalhes em vermelho Arese e jantes de liga leve de 18″ “Petali”. O interior apresenta detalhes desportivos e exclusivos, como o interior em vinil e tecido “Spiga”, volante em pele e banco do condutor com comando elétrico e função de massagem. A iluminação interior de oito cores e o icónico “Telescópio” complementam o design. Em termos de segurança, o MILANO SPECIALE inclui condução autónoma de nível 2, navegação conectada, câmara traseira de 180°, porta traseira elétrica, mãos-livres e sistema keyless com tecnologia de acesso de proximidade. O MILANO ELETTRICA SPECIALE também possui um carregador trifásico de bordo de 11 kW para um carregamento otimizado.

As encomendas em Portugal serão abertas no próximo mês de maio, com os preços da gama a serem comunicados nesse momento.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)