Alfa Romeo marcou presença na 40ª edição do Mille Miglia com o Tonale
Os modelos modernos estão proibidos no Mille Miglia, e foi por isso que a Alfa Romeo levou três dos seus clássicos históricos a esta prova. Mas o novo Tonale serviu como carro de apoio.
A histórica prova que liga Brescia a Roma continua a ser uma das mais históricas e clássicas do mundo automóvel, já tendo mesmo sido eleita como “a corrida mais bela do mundo”, o que leva diversas marcas a querer estar presentes, apenas para honrar os grandes nomes que já fizeram parte deste evento.
Para a edição deste ano, que decorreu entre os dias 15 e 18 de junho, a Alfa Romeo levou três modelos da sua coleção histórica até Brescia para, em conjunto com cerca de 400 outros modelos, pudessem desfrutar dos fantásticos cenários destas 1000 Miglia.
Assim, diretamente do Museu de Arese, estiveram presentes o 6C 1500 Super Sport de 1928, o 1900 Sport Spider de 1954 e o 1900 Super Sprint de 1956. Estas três joias da coleção histórica vão ser conduzidas por equipas excecionais. No veículo vencedor de 2019, o 6C 1500 Super Sport, estará uma dupla com vários títulos (no desporto, na vida e nas suas carreiras como pediatras) composta por Giovanni Moceri e Valeria Dicembre; a bordo do Super Sprint de 1900, estarão dois representantes da Alfa Romeo Manufacturing: Francesco Pirozzi, membro da oficina mecânica da fábrica Giambattista Vico em Pomigliano e Cristina Posta, funcionária do departamento de montagem da fábrica de Cassino; finalmente, Alessandro Alunni Bravi, Diretor Geral da Sauber Motorsport, e a piloto e comentadora desportiva Vicki Piria compõem a equipa que compete a bordo do 1900 Sport Spider.
Para os acompanhar ao longo do trajeto, esteve também presente o novo Alfa Romeo Tonale, o novo SUV eletrificado da marca italiana, que marcará uma nova era e que foi certamente do agrado de todos os italianos que o viram passar em conjunto com a restante comitiva.
Quanto aos modelos mais clássicos, provenientes diretamente da coleção privada da Alfa Romeo, aqui fica um pequeno resumo do seu histórico:
Alfa Romeo 6C 1500 Super Sport de 1928
Todas as atenções estiveram centradas no Alfa Romeo 6C 1500 Super Sport, cuja carroçaria foi construída no Stabilimenti Farina, pois este incrível automóvel do Museu Histórico Alfa Romeo procura repetir o sucesso que teve nas edições de 2005, 2007, 2008 e 2019 desta corrida. Também foi vitorioso em 2007 e 2008 nas “1000 Millas Sport” na Argentina. Este espetacular automóvel de 1928 está equipado com um motor de seis cilindros de 1487 cc, que fornece uma potência máxima de 76 cv às 4.800 rpm, e atinge uma velocidade máxima de 140 km/h. Apenas 31 destes modelos foram fabricados entre 1928 e 1929.
Alfa Romeo 1900 Super Sprint de 1956
Este elegante coupé com carroçaria Touring é o modelo “gran turismo” do 1900, cuja reivindicação “o automóvel de família que ganha corridas” o tornou famoso na década de 1950. Com um desempenho desportivo que é, ainda hoje, impressionante, o Alfa Romeo 1900 Super Sprint é baseado numa versão curta da carroçaria sedan do 1900 e tem um motor quatro cilindros de dois litros com dupla árvore de cames – uma característica típica da marca – e 115 cv de potência às 5.500 rpm. Nos anos 50, era comum que os melhores designers italianos adquirissem o chassis da Alfa Romeo e o completassem com uma carroçaria concebida e produzida internamente. O modelo com maior sucesso veio da empresa milanesa Touring, cuja versão do Alfa Romeo 1900C Super Sprint ainda é considerada como um dos coupés mais equilibrados e refinados alguma vez produzidos para a marca do Biscione. Entre 1954 e 1955, foram produzidos 300 exemplares.
Alfa Romeo 1900 Sport Spider de 1954
Um Spider de competição extremamente raro – com apenas dois exemplares construídos – este modelo está equipado com um motor “1900” de quatro cilindros com dupla árvore de cames e é capaz de atingir 220 km/h graças ao seu peso de 880 kg e uma aerodinâmica particularmente eficiente. Destacando-se pelo seu design inovador de Franco Scaglione para Carrozzeria Bertone, o 1900 Sport Spider está equipado com uma transmissão de 5 velocidades e um eixo traseiro De Dion. O seu desempenho e condução são tão bons como os de um veículo moderno, com um comportamento superior e reativo e uma elevada aderência à estrada. Este automóvel extraordinário foi conduzido por Alessandro Alunni Bravo, o Diretor Geral da Sauber Motorsport (parceiro da Alfa Romeo no “circo” da Fórmula 1), em conjunto com a jovem piloto e comentadora desportiva Vicki Piria que, embora ainda não tenha chegado aos 30 anos, já conta com uma impressionante carreira profissional no mundo das corridas.
Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
0 comentários