‘Alfa Romeo 4C Designer’s Cut’: Heritage ‘one-off’ do 10º aniversário
Lançado em 2013, e para celebrar o 10º aniversário do o Alfa Romeo 4C, o departamento Heritage vai criar um modelo one-off personalizado por Alessandro Maccolini do Centro Stile Alfa Romeo.
Dez anos após a sua criação, o supercarro compacto 4C está de volta e reafirmar a ligação visceral entre a comunidade Alfa Romeo e a marca que tem sido um símbolo da condução desportiva italiana desde 1910. Com um design arrojado e aerodinâmico inspirado nos ícones da Alfa Romeo do passado, o 4C é um veículo desportivo de dois lugares, com tração traseira e com um motor colocado em posição central que foi produzido em versão coupé e spider até 2020.
Para comemorar o 10º aniversário deste coupé desportivo, o departamento Heritage da Stellantis (Alfa Romeo, Fiat, Lancia e Abarth) criou e desenvolveu o projeto “Alfa Romeo 4C Designer’s Cut”, do qual resultará um modelo one-off personalizado por Alessandro Maccolini, o Design Project Manager da Alfa Romeo. Uma interpretação contemporânea de um “clássico instantâneo” que ainda faz bater o coração dos fãs da Alfa Romeo, a versão especial comemorativa será vendida como uma autêntica peça de coleção.
O Alfa Romeo 4C é um excelente exemplo de um “clássico instantâneo” no mercado que, apenas dez anos após o seu lançamento, já se tornou uma peça de coleção cujo valor não para de aumentar. Um modelo bem conservado pode atingir até o dobro do preço de 2013. Segundo Maccolini, isto está a acontecer por várias razões: “A transição para os veículos elétricos em curso atraiu as pessoas para os motores de combustão interna, para um veículo puro que querem guardar como uma memória desse período. O 4C é um verdadeiro clássico instantâneo, cujo atrativo reside no facto de ser um automóvel extremamente natural, tanto em termos de estilo como de proporções. Atualmente, continua a ter um visual facilmente reconhecível, com algumas referências a elementos-chave do 8C Competizione e características técnicas topo de gama que ainda fazem dele o único veículo deste segmento a ter uma estrutura monocoque central em fibra de carbono. Tudo isto criou um enorme entusiasmo em torno do 4C, como se pode ver nos muitos clubes em todo o mundo que se dedicam a este ‘supercarro democrático’, como foi apelidado no seu lançamento graças ao seu custo modesto em comparação com as inúmeras características de alta qualidade que oferece.”
Obra-prima do design e tecnologia italiana
A história do Alfa Romeo 4C começou com o concept car apresentado no Salão Automóvel de Genebra em 2011. Foi alvo de excelentes críticas e criou muito entusiasmo entre os fãs de automóveis desportivos. Na sequência desta reação entusiástica, a Alfa Romeo decidiu iniciar a produção deste coupé em 2013, o qual iria encarnar o espírito desportivo da marca: performance, estilo italiano e excelência técnica, com o objetivo de proporcionar a mais agradável experiência de condução em total segurança.
Concebido pelo Centro Stile Alfa Romeo, o supercarro 4C fez imediatamente lembrar alguns modelos icónicos que deixaram uma marca importante na história da marca. Acima de tudo, devido ao seu tamanho e configuração, fez lembrar o 33 Stradale, um veículo que combinava requisitos mecânicos e funcionais extremos com um estilo minimalista que “vestia” adequadamente o motor e a carroçaria com tratamentos Alfa Romeo inesquecíveis. “O 4C foi definitivamente inspirado esteticamente pelo 33 Stradale”, afirmou Maccolini. “No entanto, do ponto de vista do chassis, é mais semelhante ao Scarabeo, um veículo de dois lugares com um motor traseiro transversal e uma carroçaria única.” O 4C completou uma jornada iniciada com o 8C Competizione, com ênfase em alguns dos conceitos peculiares da marca, como o tamanho compacto, dinamismo e agilidade. O minimalismo do design e dos materiais também distinguem os interiores, uma vez que tudo foi concebido para conseguir o maior envolvimento possível na experiência de condução. Especificamente, a fibra de carbono da célula central destacava-se imediatamente no interior, a qual foi deixada à vista para realçar a sensação de baixo peso, tecnologia e singularidade do automóvel: o peso em vazio do coupé de dois lugares era de apenas 895 kg e a sua relação peso-potência era inferior a 4kg/cv – um recorde mesmo entre os supercarros.
Tudo isto ficou a dever-se ao chassis monocoque em fibra de carbono e à ampla utilização de alumínio na carroçaria e no compartimento do motor, bem como aos materiais compósitos especiais utilizados na carroçaria. Estava equipado com um brilhante motor em alumínio de 4 cilindros com injeção direta que, com uma cilindrada de 1750 cm³, produzia 176 kW (240 CV) de potência e estava combinado com uma transmissão de dupla embraiagem “Alfa TCT” e equipado com o seletor Alfa DNA com modo Race. Graças ao seu peso reduzido e à potência do motor, a sua performance era de cortar a respiração: 4,5 segundos para acelerar dos 0 aos 100 km/h, uma velocidade máxima superior a 250 km/h, 1,1 g de aceleração lateral nas curvas e 1,25 g de desaceleração máxima na travagem.
Para além disso, os seus 4 metros de comprimento e 2,4 m de distância entre eixos, realçavam, por um lado, a compacidade do veículo e, por outro, a sua agilidade. Em suma, o 4C demonstrou que é um “Alfa” em todos os sentidos, mostrando a sua desportividade em diversos ambientes e, mais ainda, numa pista de corridas, onde proporciona uma sensação de condução única apesar das exigências acrescidas em termos de velocidade e aceleração lateral. Para demonstrar a sua alma “racing”, basta relembrar um dos seus recordes: a 12 de setembro de 2013, uma versão de pré-série do 4C percorreu os 20,8 quilómetros do circuito de Nordschleife no Nürburgring, a pista mais difícil e exigente do mundo, em 8 minutos e 4 segundos, o que constitui o melhor desempenho alguma vez registado até hoje para um veículo de estrada com uma gama de potência na ordem dos 250 CV.
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