Airbags: quantos há e o que protegem?
O fator segurança é algo primordial num veículo. Nesse sentido, os airbags são um importante contributo e algo que esperamos nunca precisar. Mas não é por isso que deixam de existir. Existem e são cruciais no capítulo segurança. Mas será que sabemos exatamente onde se posicionam os airbags num veículo ou que zona eles, na generalidade, visam proteger? Conheça as respostas a estas perguntas percorrendo a galeria em cima ou vendo os tópicos em baixo.
André Duarte
Fonte: Seat
Zonas em que atua o airbag condutor/passageiro: protege contra lesões na cabeça e no tórax em caso de colisão frontal – o efeito de proteção só é garantido em pleno se os ocupantes circularem com cinto de segurança;
Posicionamento do airbag frontal condutor/passageiro: o do condutor está integrado no volante enquanto o do passageiro dianteiro situa-se em frente ao seu banco no revestimento do tablier que, quando acionado, rompe as costuras destinadas a esse fim. Se os sensores detetarem uma colisão acima de uma determinada velocidade acionam o gerador de gás pirotécnico do airbag, o qual enche a almofada de ar antes de o corpo embater contra ela;
Atuação do airbag frontal condutor/passageiro: quando a cabeça e a parte superior do corpo colidem contra a almofada, o airbag não deve formar um obstáculo sólido ao manter a sua pressão. O corpo que embate no airbag força a saída do gás através de aberturas de saída na almofada de ar. É isto que proporciona o efeito de uma paragem o mais suave possível;
Características do airbag frontal condutor/passageiro: a versão cheia do airbag do condutor tem, geralmente, uma capacidade máxima de 60 ou 65 litros de gás; o airbag do passageiro tem, geralmente, um volume máximo de 150 litros, dependendo do tamanho do automóvel. O airbag do passageiro pode também ser desativado na maioria dos veículos através de um interruptor operado por chave com a chave da ignição, de modo que, por exemplo, uma cadeira para criança voltada para trás possa ser colocada em segurança no banco dianteiro;
Zonas em que atua o airbag lateral: protege o tronco e a cabeça. Estes potenciam o efeito de todas as medidas estruturais incorporadas na carroçaria para proteger os ocupantes contra os impactos laterais;
Airbag lateral projete segunda zona de maior risco: é de grande importância, revelando-se uma proteção contra as colisões laterais que, com uma proporção de aproximadamente 20%, são as mais comuns a seguir às frontais;
Posicionamento do airbag lateral: para condutor e passageiro (da frente), os airbags laterais estão geralmente situados nos encostos dos bancos dianteiros; no caso dos passageiros nos bancos traseiros, os airbags laterais encontram-se geralmente nos painéis das portas;
Posicionamento e proteção do airbag de joelhos: o módulo cobre a parte inferior do painel de instrumentos, por baixo da coluna de direção e, numa colisão frontal, protege a área dos joelhos e pernas do condutor de ferimentos graves;
Benefício na proteção do airbag de joelhos: as coxas e a pélvis são mantidas atrás quando o airbag de joelhos é acionado. Isto garante que, em caso de colisão, o condutor não escorrega por baixo do cinto, ficando protegido pelo cinto de segurança e pelo airbag frontal ao mesmo tempo que se mantém sentado com as costas retas. De forma indireta, isto resulta numa redução da pressão no peito pelo sistema de retenção;
Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
0 comentários