Ainda mais potente: apresentado o novo McLaren 750S
A McLaren revelou no final do dia de ontem o novo 750S o seu mais potente e leve modelo de produção da marca britânica. O 750S vem para substituir o 720S que foi o carro de Woking com mais sucesso nas vendas e para isso apresenta argumentos de peso… se bem que é mais leve que o seu antecessor!
A McLaren Automotive define o 750S como “a nova referência no desempenho de um supercarro e para o entusiasmo do condutor”. Trata-se do mais leve e mais potente McLaren de produção em série, o novo 750S vem equipado com motor V8 e tração traseira, disponível em versão coupé e Spider – sendo esta mais pesada do que a versão coupé – cerca de 30 por cento dos componentes do modelo agora apresentado são novos ou foram alterados de forma a proporcionar melhorias quando comparado com o 720S.
750S, o ‘levezinho’!
Com todas as opções de fibra de carbono e poupança de peso disponíveis selecionadas, o coupé pesa 1.277 kg, uma relação peso-potência de 587 CV por tonelada. O 750S Spider foi concebido com o mesmo objetivo de reduzir o peso. Inclui uma capota rígida retráctil, um sistema de proteção contra capotamento e uma estrutura superior traseira personalizada para o monocoque construído em fibra de carbono, mas a resistência do monocoque em fibra de carbono é tal que não é necessário qualquer reforço adicional. Isto assegura que o Spider é igualmente impressionante em termos de potência-peso, com 566 CV por tonelada, com o seu peso mais leve a rondar os 1.326 kg. Esta filosofia de reduzir o peso para obter mais performance é evidenciada por características como os bancos de competição revestidos a fibra de carbono que, em conjunto, são 17,5 kg mais leves do que os bancos de um 720S. As novas jantes ultra-leves de 10 raios são as mais leves alguma vez instaladas de série num McLaren e poupam 13,8 kg. O novo ecrã de instrumentos para o condutor é mais leve em 1,8 kg. Até o vidro do pára-brisas contribui para a redução de peso, proporcionando uma poupança de 1,6 kg. O McLaren 750S ‘nasceu’ bem leve!
O motor V8 biturbo de 4,0 litros com 750 cv de potência e 800 Nm de binário faz com que o 750S atinja os 0-100 km/h em 2,8 segundos, os 0-200 km/h em 7,2 segundos (o Spider demora um pouco mais… atinge os 200 km/h em 7,3 segundos) e dos aos 300km/h em menos de 20 segundos (Spider 20.4s). A transmissão foi revista para ajudar o 750S a atingir estes números recordes no seu segmento.
As mudanças do 750S para o seu antecessor chegam também ao “Proactive Chassis Control” da McLaren, a suspensão hidráulica interligada. O sistema de nova geração proporciona níveis ainda mais elevados de desempenho da suspensão e é parte integrante das extraordinárias capacidades dinâmicas do 750S. As molas da suspensão são mais macias à frente e mais rígidas atrás do que no 720S, o que, juntamente com a reconfiguração dos elementos passivos e ativos do conjunto de válvulas personalizado e uma nova abordagem à afinação da suspensão, beneficia o conforto em condução, a resposta da direção e o equilíbrio em curva. Além disso, o novo design das molas e amortecedores reduz o peso em 2 kg.
Como é o interior?
O interior do 750S combina tecnologia com materiais requintados, com um design mais direcionado para o condutor. No centro da experiência do condutor estão novos ecrãs, tanto de informação como de instrumentos, com o ecrã de instrumentos montado na coluna de direcção. Este ecrã centrado no condutor está montado num painel que tem os comandos para seleccionar os modos ‘Powertrain’ e ‘Handling’ localizados em ambos os lados, o que significa que o condutor pode alterar sem esforço entre as definições ‘Comfort’, ‘Sport’ e ‘Track Active Dynamic’, mantendo as mãos no volante.
O ‘McLaren Control Launcher’ (MCL) é uma nova tecnologia que a marca de Woking estreia no 750S. Ativado através de um botão, o MCL permite ao condutor personalizar a sua experiência de condução McLaren, memorizando por exemplo, a sua combinação aerodinâmica preferida, suspensão, etc.
OApple CarPlay® e um novo ecrã com as informações fazem parte das alterações, assim como os sistemas de câmara traseira e visão 360º também foram atualizados.
Apto para os circuitos
O 750S também pode ser usado em pistas. Para isso, a McLaren tem uma lista de componentes que podem ser alterados conforme o gosto do cliente. É possível optar por mudar os travões para discos de cerâmica e pinças monobloco derivadas do sistema McLaren Senna, juntamente com um novo servo-freio e bomba de vácuo e tecnologia de arrefecimento das pinças, inspirada na Fórmula 1. Estão ainda disponíveis bancos em fibra de carbono ‘super’ leve, assim como os pneus Pirelli P ZERO™ Trofeo R e os parafusos das jantes em titânio.
O 750S não será apenas mais leve e mais potente do que o seu antecessor, será também mais caro. O preço no Reino Unido deverá começar na casa do quarto de milhão de libras, mais de 280 milhões de Euros. Os interessados já podem encomendar o carro, mas as primeiras entregas só devem acontecer em setembro.
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