Aí está o novo Škoda Superb: mais espaço, conforto e tecnologia de ponta
Foi revelada a quarta geração do Skoda Superb, um automóvel totalmente novo, por dentro e por fora, agora suportado na plataforma MQB Evo do Grupo VW. Está disponível como hatchback e também já como carrinha, bem como uma gama de motores a gasolina e diesel, e ainda um híbrido plug-in. Como se pode calcular, não falta espaço, segundo a marca, conforto, com a tecnologia a sofrer um forte upgrade.
O novo Superb continua a tradição de ser um carro espaçoso e refinados. Os materiais e a tecnologia modernos oferecem aos passageiros um conforto ainda maior e o espaço interior, tanto para os ocupantes como para a bagagem, é também maior.
A quarta geração foi apresentada com uma grande variedade de opções à escolha. O Superb continuará a estar disponível nos estilos de carroçaria Combi estate e hatchback, e os clientes poderão escolher entre sete designs interiores diferentes, seis opções de motorização, incluindo uma variante híbrida plug-in, e tração integral. Haverá também um nível de acabamento premium Laurin & Klement: “O Superb tem sido o carro-chefe da gama de motores de combustão interna da Škoda há mais de 20 anos. Na sua quarta geração, continuará a ser exatamente isso, oferecendo um design ainda mais refinado e escultural, um espaço extraordinário e tecnologia de ponta”, afirma Klaus Zellmer, presidente do conselho de administração da Škoda.
Novas cores e mais espaço
O exterior exibe a nova linguagem de design da Škoda, Modern Solid. Os clientes poderão escolher entre um total de oito tonalidades de cor, seis das quais são completamente novas. Estas são o Branco Pureza e os tons metálicos de Prata Pebble, Preto Ébano, Azul Cobalto, Vermelho Carmine e Amarelo Ice Tea.
O novo Superb é maior do que a geração anterior, com a carroçaria a apresentar uma aerodinâmica melhorada. Os coeficientes de resistência mais baixos são de 0,23 para o hatchback e de 0,25 para o Combi, melhorias de 10% e 15%, respetivamente, que contribuem para a redução do consumo de combustível. A frente do automóvel é dominada por uma nova grelha octogonal e pelos faróis LED Matrix beam de segunda geração, que proporcionam até mais 40% de emissão de luz do que a primeira versão. As jantes podem ter até 19 polegadas de diâmetro.
A nova carrinha Škoda Superb Combi
“O Superb tem tradicionalmente moldado a linguagem de design da Škoda e a quarta geração do modelo continuará a fazer exatamente isso: a sua aparência é caracterizada por linhas bem desenhadas, proporções dinâmicas claramente definidas e um estilo escultural e cristalino moderno. Conseguimos também melhorar significativamente a aerodinâmica do hatchback e da carrinha Combi, ao mesmo tempo que oferecemos aos passageiros ainda mais espaço”, afirma Oliver Stefani, diretor da Škoda Design.
O Superb oferece mais espaço para os ocupantes e para a bagagem. Ambas as variantes de carroçaria são mais compridas e mais altas do que o seu antecessor (40 mm e 5 mm no Combi, 43 mm e 12 mm no hatchback), pelo que os passageiros terão não só mais espaço para as pernas, mas também mais espaço para a cabeça. A bagageira continua a ser enorme, com o hatchback a ostentar 645 litros de espaço (um aumento de 20 litros) e o Combi 690 litros (mais 30 litros). A bagageira da carrinha Combi tem um volume de base de 690 litros.
Praticidade e sustentabilidade
O interior do Škoda Superb de quarta geração é prático em termos de espaço e arrumação, bem como de controlos e funções. O painel de instrumentos é simples e elegante, dominado por um grande ecrã de infotainment de 10″ ou 13″, com um Virtual Cockpit de 10″ para o condutor. Uma caraterística especial da nova geração são os Smart Dials multifunções, que permitem um acesso rápido e fácil a várias funções, incluindo a regulação do ar condicionado.
As sete diferentes Selecções de Design interior criam um ambiente agradável para os ocupantes, e os materiais utilizados dão particular ênfase à sustentabilidade. Todos os materiais têxteis dos bancos e do revestimento das portas são feitos de poliéster 100% reciclado, por exemplo, enquanto o couro é curtido através de um processo amigo do ambiente. O raspador de gelo na tampa do depósito e o guarda-chuva na porta, que o Superb foi o primeiro a apresentar, são agora também fabricados com materiais sustentáveis.
Tecnologia de ponta
Os automóveis são alimentados por uma de seis variantes de motor. A unidade 1.5 TSI com 110 kW possui tecnologia mild-hybrid, enquanto a unidade 2.0 TSI nas versões de 150 kW e 195 kW fornece muita potência. O motor diesel 2.0 TDI, eficiente em termos de combustível, estará disponível nas versões de 110 kW (150 cv) e 142 kW (193 cv). O sexto grupo motopropulsor é um híbrido plug-in que combina uma unidade 1.5 TSI e um motor elétrico. Este último fornece uma potência de 150 kW (204 cv) e permite uma autonomia totalmente elétrica de mais de 100 quilómetros no ciclo WLTP. Esta unidade será exclusiva da carrinha Superb Combi. Todas as variantes do Superb de última geração dispõe de uma caixa de velocidades automática DSG com seletor na coluna de direção, e os motores diesel e a gasolina mais potentes vêm equipados de série com tração integral.
Škoda Superb Combi iV
Uma gama de sistemas avançados de assistência ao condutor (como a nova geração de sistemas de assistência ao estacionamento, condução assistida e monitorização do ângulo morto) facilitará a condução do automóvel. O Chassis Adaptativo DCC Plus, opcional, proporciona uma experiência de condução superior. O Superb também dispõe de equipamento de segurança de ponta com até dez airbags e conetividade avançada.
Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
0 comentários