AdBlue: O que é, como funciona e que cuidados deve ter
O AdBlue passou a fazer parte do léxico dos condutores com carros a diesel, com a necessidade abastecer um segundo depósito para o carro poder funcionar. Mas afinal, o que é o AdBlue? Vamos explicar-lhe sucintamente do que se trata.
O que é?
O AdBlue é um líquido incolor, não inflamável e não tóxico, composto por 32,5% de ureia e 67,5% de água desmineralizada. É usado em veículos a diesel equipados com o sistema de Redução Catalítica Seletiva (SCR), para reduzir as emissões de óxidos de nitrogênio (NOx).
Como funciona?
Não se trata de um aditivo ao combustível. O AdBlue é injetado no sistema de escape do veículo, antes do catalisador, reagindo com os gases de escape que contém NOx (óxido de nitrogénio, que podem causar problemas respiratórios, como asma, bronquite e pneumonia, assim como aumentar o risco de doenças cardíacas e até cancro de pulmão). Esses NOx são convertidos em vapor de água e nitrogénio.
Quando passou a ser usado?
O AD Blue foi implementado nos carros pela primeira vez na Europa em 2006, com a introdução da norma Euro 4 de emissões. A norma Euro 5, que entrou em vigor em 2011, tornou o AD Blue obrigatório para todos os veículos a diesel de passageiros. A norma Euro 6, que entrou em vigor em 2014, aumentou os requisitos de emissões de NOx, tornando o AD Blue ainda mais importante. Foi a partir dessa altura que o AdBlue começou gradualmente a ser parte do quotidiano dos utilizadores de carros a diesel.
Quais os cuidados a ter?
Os depósitos de AdBlue têm de ser atestados com alguma regularidade. Normalmente, os depósitos têm entre 15 a 25 litros de capacidade, sendo que a estimativa de consumo é cerca de 1,5 a 2,5 litros por cada 1.000 km. Os carros vêm equipados com sistemas que avisam quando o depósito de AdBlue está a terminar, com alguma antecedência. Saiba que se o depósito estiver vazio, não conseguirá ligar o carro. Dependendo da marca, o AdBlue deve ser reabastecido a cada 10.000 a 20.000 quilómetros, consoante o modelo.
O AdBlue não necessita efetivamente de manutenção, mas é necessário verificar periodicamente o sistema, de forma a identificar falhas, se o depósito apresenta fugas e limpar o injetor de AdBlue no sistema de escape. O AdBlue é muito propenso a cristalizar, o que pode levar a bloqueios e ao mau funcionamento da própria bomba. Este processo resulta numa avaria do veículo que poderá custar, segundo a Euromaster, entre 800 e 1.200 euros, consoante o modelo.
Como posso abastecer?
O processo é tão simples como abastecer o seu carro com combustível. Dependendo dos modelos e do caso específico, poderá ser necessário ligar máquina de diagnóstico para reiniciar o medidor na unidade de controlo que opera o sistema. É também conveniente usar luvas e óculos de proteção, porque se trata de um líquido corrosivo. Também terá de ter cuidado para não o salpicar nem derramar para os tapetes ou pintura do automóvel.
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