Finlândia vence Prémio de Segurança Rodoviária Europeu de 2024. Portugal longe do prémio
Audi A3: Conheça os preços para Portugal

Adamastor Furia: A equipa que fez o impossível

By on 15 Maio, 2024

A Adamastor está a liderar a construção do primeiro superdesportivo português, o Adamastor Furia, a partir da sua fábrica e centro de engenharia em Perafita, no Porto. Com uma equipa de 14 membros altamente qualificados em engenharia, produção e design, além de uma rede de parcerias internacionais para acesso às últimas tecnologias, a empresa está focada em tornar-se um construtor de supercarros de referência, bem como um centro de engenharia de excelência.

As capacidades da fábrica incluem maquinagem CNC, produção de peças em compósitos e tecnologia de impressão 3D. Utilizam também softwares avançados de desenho, simulação e otimização mecânicos, juntamente com realidade virtual.

O processo de fabrico é artesanal, seguindo o princípio “assembly bay”, onde uma equipa altamente especializada é responsável por todo o processo de conceção de cada veículo, promovendo uma ligação emocional entre os colaboradores e o produto final.

A equipa permanente da Adamastor inclui membros com formação e experiência diversificadas, desde técnicos de compósitos a engenheiros mecânicos e gestores de produção. Eles colaboram na conceção, produção e comercialização do Adamastor Furia, além de fornecer componentes para outros clientes.

O lançamento do Adamastor Furia é resultado do conhecimento e experiência acumulados pela equipa, demonstrando a capacidade da empresa em inovar e produzir veículos de alto desempenho em solo português.

Os nomes do sucesso

Da atual equipa permanente da Adamastor fazem parte:

• Daniel Lopes, Técnico de Compósitos formado em Artes e com um grande gosto por trabalhos manuais, possui, igualmente, formação de Lay-Up pela Caetano Aeronautic SA, tendo trabalhado, por exemplo, com fibra de carbono seca, fibra de vidro seca, kevlar e malha de cobre;

• Diogo Matos, formado em Engenheira Mecânica pelo ISEP – Instituto de Engenharia Mecânica do Porto, desempenha atualmente funções de engenharia na Adamastor. Conta, igualmente, com experiência em robótica, na construção de chassis tubulares e de assistência a equipas de competição automóvel.

• Frederico Ribeiro, Mestre em Engenharia Mecânica pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, Diretor de Engenharia da Adamastor desde a sua formação e o responsável pelo projeto, desenho e simulação de componentes estruturais. Conta com uma vasta experiência profissional no âmbito da competição automóvel, tendo colaborado com estruturas de renome como a Speedy Motorsport e a Veloso Motorsport como Engenheiro de Corrida;

• Gerardo Menezes, Mestre em Engenharia Mecânica na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, assume as funções de Gestor de Produção na Adamastor. Conta com5 anos de formação de condução desportiva em karting, gestão de corrida e mecânica automóvel;

• João Ginete, formado em Engenharia Aeronáutica pela Universidade de Bristol, é o Chefe de Aerodinâmica da Adamastor. A sua experiência profissional inclui funções na McLaren Racing, Red Bull Racing e Red Bull Advanced Technologies, tendo colaborado em projetos como o Aston Marin Valkyrie, bem como nos monolugares de Fórmula 1 que tanto sucesso têm granjeado ao longo dos últimos anos;

• João Passos assume na Adamastor as funções de Coordenador de Produção e Equipa de Competição, contando com uma vasta experiência profissional no projeto e construção de viaturas de competição. Em conjunto com o falecido Alfredo Matos, fundou a DBE Chassis and Suspension Engineering, empresa com um vasto currículo na afinação de automóveis de competição, sejam veículos clássicos ou modelos contemporâneos.

• Nuno Silva desempenha as funções de Técnico de Compósitos na Adamastor. Com mais de 15anos de experiência em laminação de fibras e outros materiais compósitos, executa, atualmente, as tarefas de corte de núcleos e tratamento de placas de epoxy para laminação, bem como de fabricação de moldes e laminação de peças monolíticos.

• Olivia Quintas, formada em Gestão de Empresas pelo Instituto Superior de Administração e Gestão, assume as funções de Gestora de Marketing na Adamastor.

• Pedro Abreu, Mestre em Engenharia Mecânica na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, assume as funções de Engenheiro de Produção na Adamastor. Com experiência em vários softwares de modelação CAD, CAM e FEA, conta, também, com conhecimentos teóricos e práticos dos processos de fabrico de peças em materiais compósitos.

• Ricardo Quintas, formado em Gestão e Administração pelo Instituto Superior de Administração e Gestão, é o Diretor Executivo (CEO) e um dos fundadores da Adamastor. Com uma vasta experiência em cargos de Direção e Gestão de várias empresas nas mais variadas áreas de negócio, Ricardo Quintas é uma das forças impulsionadoras da Adamastor.

• Rodrigo Soares desempenha funções de Técnico de Compósitos e de Manutenção Automóvel na Adamastor.

• Samuel Busovsky, formado em Industrial Design & Technology pela Brunel University London, é o Diretor de Design da Adamastor desde julho de 2019. Conta com uma vasta experiência com software de modelação CAD e é o responsável pelo design do interior do novo automóvel da Adamastor, incluindo todas as suas fases de conceção, desde o projeto e modelação à conformidade com a legislação aplicável.

• Vítor Batista desempenha funções de Técnico de Compósitos na Adamastor. Conta com uma vasta formação e experiência enquanto laminador de materiais compósitos adquirida, principalmente, na Caetano Aeronautic, SA.

• Víctor Pinto assume as funções de Técnico de Compósitos na Adamastor. Com uma extensa experiência profissional nas mais diversas áreas da produção, como carpintaria, operador decorte e maquinagem CNC, laminador de vácuo e infusão de compósitos em fibra de carbono,é um dos membros mais recentes da equipa de laminadores da Adamastor.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)