Museu dos Coches recebe Encontro dos Franceses
500 Milhas ACP: Um sonho de norte a sul

ACP condecorado pelo Presidente da República na semana em que faz 120 anos

By on 12 Abril, 2023

Carlos Barbosa, presidente do Automóvel Clube de Portugal, recebeu em nome do clube a distinção de Membro Honorário da Ordem Militar de Cristo.

Fundado a 15 de abril de 1903, o então Real Automóvel Club de Portugal, presidido pelo Rei D. Carlos e tendo como Presidente da Mesa da Assembleia Geral o Infante D. Afonso, surgiu pela vontade de se desenvolver o automobilismo em Portugal. Com o primeiro automóvel a entrar no país sete anos antes, realizou-se em 1902 a primeira corrida de velocidade entre a Figueira da Foz e Lisboa, que viria a estar na génese daquele que é considerado o maior clube português.

Os destacados serviços prestados ao país que constam da história do clube ao longo das últimas décadas e que estão na raiz desta condecoração, são hoje cada vez mais transversais e abrangentes na sociedade portuguesa. Desde a defesa por uma mobilidade inclusiva e acessível a todos ao acompanhamento técnico e de conhecimento do mercado automóvel à segurança rodoviária e na educação das melhores práticas junto das populações mais jovens, o Automóvel Clube de Portugal tem crescido de forma acentuada de ano para ano.

É também isso que tem permitido promover cada vez mais o desporto automóvel através de provas emblemáticas como o Rally de Portugal, desempenhar um papel humanitário na cooperação, tal como fez no transporte aéreo de mais de 700 refugiados ucranianos para Portugal. Ou ainda, estar junto dos seus sócios em áreas como a saúde, a documentação, os seguros e de forma cada vez mais consolidada naquele que é o seu core: a assistência na estrada.

O caminho percorrido pelo clube, a sua dimensão e o efeito enriquecedor do mesmo foi um dos factos mais destacados pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa e Carlos Barbosa durante esta cerimónia.

https://youtu.be/AtyrGYBzM-g
Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)