Škoda Superb: Quarta geração traz novidades
Pirelli P Zero: celebração dos 40 anos do primeiro pneu de ultra alta performance da história

ACAP relembra os riscos da utilização de pneus usados

By on 5 Maio, 2021

Depois de um longo período de confinamento, em que vários automóveis estiveram “adormecidos” nas garagens ou estacionamentos, é de extrema importância perceber a condição dos pneus. Isto porque é o único componente dos carros que está em contacto com o solo e, por isso, são essenciais para a segurança na condução. Enquanto uns condutores preferem comprar diretamente pneus novos, existe a prática de compra de pneus já usados. Perante isto, a Associação Automóvel de Portugal (ACAP) lançou uma nova campanha de sensibilização denominada “Pneu usado, só testado e faturado”, que pretende, tal com o nome indica, sensibilizar os condutores para os riscos inerentes à utilização de pneus usados, não controlados, de origem desconhecida.

Em alguns casos, este tipo de pneus pode estar em bom estado ao “olho nu”, mas é necessário conhecer o passado do mesmo. Os pneus usados expostos a utilizações, manutenções ou armazenamentos impróprios podem estar danificados ao ponto de os tornar impróprios para consumo.

“Ao comprar pneus usados, não controlados, o automobilista pode incorrer em riscos de segurança, pela perda de qualidades originais e danos não visíveis do pneu, risco de ilegalidade, se o pneu não tiver a profundidade mínima de lei, risco de gastos imprevistos e até riscos ambientais, caso as condições de segurança não tenham sido devidamente testadas”, relembra a ACAP.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)