Acabaram as embraiagens duplas e caixas manuais nos BMW M
O mundo do automóvel continua o seu caminho de mudança e a decisão anunciada pelos responsáveis da divisão M da BMW é um sinal disso. Dirk Hacker, diretor de desenvolvimento da BMW M, afirmou que a transmissão de dupla embraiagem já está morta na BMW M e que a transmissão manual também está a ser abandonada.
Segundo Hacker, a decisão prende-se pelo maior refinamento das caixas automáticas atuais, especialmente em manobras a baixa velocidade, que tornam as caixas manuais obsoletas. Assim, as transmissões de dupla embraiagem vão ser descontinuadas, assim como as caixas manuais que ainda terão alguns (poucos anos de vida):
“Se olharmos à nossa volta, veremos que o futuro dos fornecedores de caixas de velocidades manuais vai diminuir”, afirmou. “Por isso, não sei se teremos essa possibilidade no futuro – mas no futuro significa seis, sete anos de previsão.”
O caminho da BMW difere do caminho da Toyota, por exemplo, que pretende colocar caixas manuais em veículos elétricos. Há assim muitas dúvidas se as caixas manuais vão manter-se ou não, sabendo que o mercado se adapta às necessidades e vontades dos consumidores.
Tendo em conta estes comentários, o mais recente M2 com a sua caixa manual de 6 velocidades de série será provavelmente o último automóvel equipado com caixa manual da BMW M.
0 comentários