Abelhas ajudam no desenvolvimento de compartimento secreto do Ford EcoSport
Uma simples colmeia serviu de inspiração aos engenheiros no desenvolvimento da ‘Prateleira Ninho de Abelha’: um compartimento de carga leve e secreto que pode suportar 100 vezes o seu próprio peso, uma relação peso/resistência mais forte do que o aço.
Desenvolvida para o novo SUV Ford EcoSport e concebida para ocultar objectos de valor na bagageira que podem ser frágeis, a prateleira ajustável é capaz de suportar cargas superiores a 300 kg – mais do que pesam três homens adultos, mesmo com fatos completos de apicultor – mas que pesa menos de 3 kg.
Como refere Bettina Veith, Engenheira-Chefe Adjunta de Desenvolvimento do Ford EcoSport, “A natureza é como um enorme laboratório de inovação e, das abelhas às térmitas e aos castores, os animais estão entre os melhores engenheiros do mundo”. Veith sublinha que “A capacidade que uma colmeia tem em formar uma estrutura extremamente rígida sem aumentar o peso foi já utilizada com grande sucesso em soluções altamente exigentes como foguetões espaciais, aviões a jacto e automóveis super-desportivos. Por isso, foi a opção natural quando decidimos criar uma plataforma super-resistente para a bagageira do EcoSport.”
Para conceber a “Prateleira/Ninho de Abelha”, os engenheiros inseriram uma camada de células semelhantes a favos de mel, feita de papel reciclado e cola à base de água, entre duas camadas de fibra de vidro, leve e resistente. Esta solução de baixo peso também traz vantagens em termos do consumo de combustível.
No ano passado, as vendas de modelos SUV da Ford na Europa ultrapassaram, pela primeira vez, as 200.000 unidades. Até final de Novembro de 2017, as vendas de SUVs da marca aumentaram 24 por cento, incluindo aumentos de 12 por cento no modelo compacto EcoSport, de 25 por cento no modelo médio Kuga e de 94 por cento no topo-de- gama Edge.
0 comentários