Abarth celebra 72º aniversário
A Abarth está hoje de parabéns. Foi no dia 31 de março de 1949 que Carlo Abarth fundou a Abarth & C., criando assim uma marca dedicada a carros desportivos com o mítico logótipo do escorpião que é reconhecido em todo o mundo. Desde cedo mostrou ao que vinha com inúmeras vitórias nas mais diversas competições nos primeiros anos de existência. Mais tarde, em 1969, a Abarth renovou o logótipo com as principais diferenças a envolverem o Escorpião, o próprio símbolo da empresa sediada em Turim, mais estilizado, completamente preto e, pela primeira vez, com ambas as pinças apontadas para cima. Também o lettering mudou. Passou a ser branco sobre fundo azul e a ostentar simplesmente a palavra “Abarth”. Dois anos depois, quando a marca foi comprada pela Fiat, passou a incorporar a bandeira de Itália por trás do nome.
Hoje a Abarth é composta por uma vasta gama assente em dois modelos: 595 e 695. Tal como o Fiat 500, também o Abarth é uma espécie de “tela em branco” altamente personalizável e, por isso, são inúmeras as edições especiais lançadas na atual geração de modelos. O envolvimento na competição continua ainda hoje, tanto nas pistas como em terra. Nos circuitos, a Abarth é a fornecedora dos motores para os campeonatos de F4 italiano e alemão, campo de preparação de futuros campeões na F1, enquanto nos ralis, o Abarth 124 será, pelo terceiro ano consecutivo, o protagonista do Campeonato Europeu de Ralis FIA-ERC.
0 comentários