A Rodin Cars acaba de apresentar o FZERO, com quase 1200 cavalos
Três anos depois da revelação oficial do projeto, a Rodin Cars acaba de anunciar que o seu FZERO vai entrar em produção, tentando responder aos desejos mais exigentes de 27 proprietários.
A Rodin Cars é um construtor da Nova Zelândia que começou a sua aventura no mundo automóvel em 2016 com um projeto de um fórmula denominado FZED, baseado no Lotus T125. Mas agora, é o momento de conhecermos uma outra ideia, um pouco diferente da primeira, mas com um nome muito semelhante: FZERO.
Com este novo modelo, a marca colocou a fasquia bastante elevada ao afirmar que o FZERO conseguirá ter um tempo por volta mais rápido que um carro de Fórmula 1. Desde o início do projeto, que este seu hiperdesportivo nunca foi pensado para uma utilização em estrada, o que permite uma maior liberdade do ponto de vista da engenharia para explorar o que se consegue fazer para desafiar as leis da física.
Ao olharmos para a lista de valores apresentados pela Rodin Cars, fica praticamente garantido que este será mesmo um modelo surpreendente, ainda que nos falte ouvi-lo e vê-lo ao vivo para conseguir tirar mais conclusões. Enquanto isso não for possível, resta imaginar o que poderá ser feito com um carro com o visual que vemos nas imagens que pesa apenas 700 quilos e inclui um motor V10 de quatro litros, twin-turbo, com 1000 cavalos de potência e 910 Nm de binário, que é capaz de alcançar regimes em torno das 10.000 rpm. Mas não é só. Este motor de 132 quilos faz parte de um sistema híbrido que ainda adiciona um motor elétrico de 177 cavalos para dar uma ajuda nas prestações. Em termos de potência, o valor combinado do sistema ficará muito próximo dos 1200 cavalos, o que permite uma velocidade máxima acima dos 360 km/h e valores de aceleração que ainda temos de aguardar para conhecer. Ainda em termos de números, é ainda necessário referir que todas as asas e apêndices aerodinâmicos do FZERO conseguem produzir qualquer coisa como quatro toneladas de força descendente.
Além do sistema híbrido, o Rodin FZERO inclui um chassis inteiramente construído em carbono e uma caixa desenvolvida com a ajuda da Ricardo, no Reino Unido e que é depois envolta numa estrutura impressa titânio nas instalações da Rodin. Para ligar o carro ao solo estará presente um conjunto de jantes em magnésio com 18 polegadas de diâmetro, desenvolvidas em conjunto com a OZ Racing e que serão “calçadas” com pneus da Avon especialmente desenvolvidos para competição. Quanto ao sistema de travagem, será composto por discos carbocerâmicos e por pinças de travão – de seis pistões nas rodas da frente e quatro nas traseiras – construídas em titânio.
Cada uma das 27 unidades previstas será construída de acordo com os desejos e necessidades de cada cliente, tendo em conta o seu tipo de condução e os traçados em que pondera conduzir o FZERO. Além disso, com a compra de cada um deles, está também incluído o resto da experiência de utilização, compreendido por diversos serviços, armazenagem do carro e entrega nos locais designados, mas também um curso de condução completo nas pistas privadas da marca. Um dos seus primeiros clientes, é bem provável que venha a ser o bilionário Bruce Wayne…
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