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A história do brasão com o cavalo de corrida no centro. Não, não é esse.

By on 21 Janeiro, 2023

Assim que se ouve falar num cavalo de corrida empinado, a maioria das pessoas viaja mentalmente até Maranello, mas este cavalo de que falamos não é italiano e sim alemão.

O brasão da marca Porsche continua a ser um dos mais conhecidos logótipos em todo o mundo e tem marcado presença em todos os modelos da marca desde 1952. Atualmente, já se encontra na sua quinta versão, mas todas as alterações por que passou foram quase de pormenor, uma vez que mantem o seu desenho original.

Os primeiros automóveis da marca de Ferry Porsche contavam apenas com as letras do seu apelido no capot de cada modelo, identificando a marca, mas o desejo de criar algo mais personalizado e identificativo já era uma realidade desde os primeiros momentos. E a forma como surgiu, é tão simples como esta ideia inicial.

Em março de 1951, Ferry Porsche e Ottomar Domnick, um médico de Estugarda e um dos clientes originais da marca alemã, abordaram as academias de arte alemãs com um concurso de design em que o prémio final ascendia aos mil marcos alemães. A ideia era a de criar um novo logo para a marca, que pudesse passar a fazer parte dos seus modelos no futuro, mas no final, nenhum dos projetos conquistou Porsche Domnick.

No final desse ano, num jantar de negócios com Ferry Porsche e Max Hoffman, um conhecido importador de automóveis da cidade de Nova Iorque, o empresário austríaco que já tinha uma enorme presença no mercado americano, volta a referir a necessidade da marca ter um logo que funcione como um selo de qualidade e que seja visualmente apelativo, criando ainda mais identidade para a marca.

Ferry Porsche concordou, uma vez que já era esta a sua ideia, e no seu bloco de notas, a ideia base passava pela frase: “cubo do volante com ‘Porsche’ em conjunto com o brasão de Estugarda ou algo semelhante”. No seu regresso à Alemanha, Porsche fala com o designer da marca Franz Xaver Reimspieß, deixando-o encarregue deste projeto, a conceção de um novo logo, que refletisse simbolicamente as raízes da empresa, mas também a qualidade e a dinâmica dos seus produtos.

Desta forma, e logo em 1952, todos os modelos da marca passaram a incorporar o seu brasão: um desenho inspirado pelo selo da cidade de Estugarda, com um cavalo de corrida no centro, enquadrado pelos contornos de um escudo dourado e o nome da cidade por cima. Este centro, é ladeado pelas cores do estado, vermelho e preto, e os chifres estilizados foram herdados do brasão de Württemberg-Hohenzollern. Por cima de tudo isto, as letras da Porsche marcam a sua presença, atuando como uma proteção superior.

Depois da estreia do logo no capot de cada um dos Porsche, este mesmo brasão passou também para as tampas dos cubos das rodas, dois anos mais tarde. E atualmente na sua quinta geração, não são muitas as alterações, sendo que as poucas modificações efetuadas, destinaram-se apenas a tornar a sua imagem mais contemporânea, nunca perdendo a sua essência.

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