Honda: Prelude de regresso à Europa
Carlos Tavares: “Temos de colocar um pouco de juízo nos líderes políticos”

A crise Europa/China, e o que se está a fazer mal na União Europeia

By on 17 Setembro, 2023

De acordo com uma entrevista do presidente da ANFIA – Associação Nacional da Indústria Automóvel, Roberto Vavassori à Bloomberg News, o setor automóvel está em apuros, porque a UE está a tentar regular o seu caminho para um futuro totalmente elétrico sem avaliar as implicações para a indústria, disse.

Segundo a mesma fonte, a investigação da União Europeia aos apoios da China à indústria do seu país é importante… mas chega tarde e para Vavassori não será suficiente para inverter a situação. Segundo Vavassori, com um ano e meio de atraso, acrescentando ainda que há muito se devia aplicar tarifas iguais aos carros europeus que vão para a China e aos carros chineses que vêm para a Europa pois um veículo elétrico chinês que entra na Europa paga uma tarifa de 10%, mas veículo europeu que vai para a China paga, dependendo das suas características, entre 15% e 25%.

Refere ainda que a Europa tem um enorme problema de competitividade pois aprovou regras relativas aos veículos elétricos por razões ideológicas, mas sem ter uma ideia do que isso faria à competitividade das economias europeias. Algo de que não têm faltado alertas de altos responsáveis da indústria.

Saliente-se ainda o facto da Europa não ter matérias-primas, mas taxa os materiais que precisa para as construir. Resultado: se quisermos construir veículos elétricos na Europa, durante alguns anos teremos de importar baterias chinesas, sem alternativa.

Tudo isto significa que a europa está a perder fulgor na cena mundial, entre 2019 e 2022 o setor automóvel perdeu 5 milhões de veículos. Resumindo, os problemas são mais do que muitos e a ‘velha’ Europa arrisca-se a deixar de ser competitiva, como é há muito…

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)