A Citroën acaba de anunciar diversas novidades para algumas das suas gamas
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De forma a atualizar alguns dos seus modelos e a deixá-los ainda mais competitivos, a Citroën acaba de anunciar algumas atualizações importantes para as gamas C4 e ë-C4, mas também para o C5 X.
Para os construtores de automóveis, não basta desenvolver cada um dos seus modelos e colocá-los no mercado. A pouco e pouco, os seus rivais vão evoluindo e vão chegando novos sistemas e tecnologias, pelo que todos acabam por ir também evoluindo ao longo da sua presença nas tabelas de vendas.
Foi precisamente o que aconteceu com algumas das gamas da Citroën, que acabam de receber novidades importantes em diversas vertentes. No caso do C4 e da sua versão totalmente elétrica, o ë-C4, por exemplo, e começando pela adição mais simples, trata-se de uma nova opção de configuração de cores para a carroçaria, com a possibilidade de ser agora em dois tons, ou seja, com a zona superior pintada de preto, dando ainda mais destaque à sua cor principal da carroçaria, tal como a que aqui publicamos.
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Mas não é só. A gama C4 (com motores térmicos e a versão 100% elétrica), vai também receber o My Citroën Drive Plus, o novo sistema de multimédia que já conhecemos em modelos como o C4 X e o C5 X, que tem um monitor tátil de maiores dimensões (dez polegadas) e pode ser personalizado conforme os gostos de cada utilizador, de uma forma tão simples como costuma fazer com os widgets que tem no seu telefone.
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Um pouco mais acima nas gamas da marca do Double Chevron, é também o momento de o Citroën C5 X receber uma importante novidade para o nosso mercado. Até agora, a versão híbrida plug-in era a que disponibilizava uma potência máxima combinada de 225 cavalos, mas a partir deste mês, também ficará disponível a versão de 180 cavalos. Tal como o seu irmão mais potente, também inclui a suspensão ativa Citroën Advanced Comfort e a caixa de velocidades automática de oito relações ë-EAT8, mas num patamar de preço um pouco mais acessível.
Segundo os números revelados pela Citroën, com esta versão de 180 cavalos, o C5 X híbrido plug-in consegue uma autonomia máxima em modo puramente elétrico de 62 quilómetros, que pode superar os 70 se nos mantivermos em ambiente urbano. E com a presença da bateria de 12,4 kWh, os carregamentos podem demorar cerca de uma hora e 40 minutos se usarmos um carregador de 7,4 kW. Além da chegada de uma nova versão híbrida, o Citroën C5 X vai também ficar mais interessante para quem percorre diversos quilómetros por dia em autoestrada, uma vez que a marca francesa vai passar a disponibilizar o sistema Highway Driver Assist 2.0 neste modelo.
Graças a isso, passam a estar disponíveis, essencialmente, estas três novas funções: mudança semiautónoma de faixa (sugere ao condutor que ultrapasse o veículo da frente e que, depois, regresse à sua faixa de rodagem, entre os 70 e os 180 km/h); recomendação antecipada de velocidade (funcionalidade que sugere ao condutor que adapte a sua velocidade o mais rapidamente possível (aceleração ou desaceleração) graças a uma leitura à distância dos sinais de limite de velocidade; sensor de aderência no volante (para determinar, permanentemente, se o condutor está atento, para que esteja sempre em controlo, sem ter de exercer qualquer movimento ou resistência no volante).
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