911 Dakar é bem capaz de ser, talvez, o Porsche mais “louco” de sempre
Depois das imagens dos testes divulgadas há poucos dias, a Porsche apresenta o seu novo 911 Dakar. Trata-se de uma edição limitada deste modelo, mas que é uma homenagem incrível ao carro que venceu a prova em 1984.
Um Porsche 911 de todo-o-terreno ainda é algo estranho de imaginar. Mas um SUV, um Diesel e um elétrico também eram. E os mais adeptos da competição fora-de-estrada também se vão lembrar que esta não é uma ideia nova, pois nos anos 80 já havia um 911 de todo-o-terreno que, aliás, até venceu uma das mais exigentes provas do planeta.
Quarenta anos depois, a Porsche presta homenagem a esse preciso modelo, com uma edição muito especial do 911 atual, limitada a apenas 2.500 unidades, mas que recebeu diversas modificações que transformam este ícone da marca, num automóvel de todo-o-terreno e que será certamente das máquinas de condução mais divertidas de utilizar.
Face ao um Porsche 911 Carrera com suspensão desportiva, o 911 Dakar conta com uma altura ao solo mais elevada em 50 mm, sendo que o sistema de elevação de chassis (que pode ser usado até aos 170 km/h) ainda permite aumentar este valor em 30 mm, tanto à frente como atrás. Isto faz com que a altura ao solo e o ângulo ventral do 911 Dakar fique semelhante à de alguns SUV.
Para fazer a ligação ao solo, a Porsche escolheu a Pirelli e os seus Scorpion All Terrain Plus, montados em jantes de 19 polegadas no eixo dianteiro e de 20 polegadas no eixo posterior. Foram desenvolvidos para este modelo e apresenta uma faixa de rodagem com nove milímetros de profundidade, além das paredes laterais reforçadas. Em opção, a Porsche também tem disponíveis um conjunto de Pirelli P Zero para o verão e uns P Zero Winter, para as zonas onde o inverno é mais rigoroso.
Quanto ao motor, como não poderia deixar de ser, é um boxer de seis cilindros e três litros de capacidade, biturbo, com uma potência máxima de 480 cavalos e um binário de 570 Nm. Além do tradicional som deste tipo de motorizações, oferece prestações tão fantásticas como os 3,5 segundos que demora a acelerar dos 0 aos 100 km/h, ou os 240 km/h de velocidade máxima, limitada pela presença dos pneus de todo-o-terreno.
De série, o 911 Dakar está equipado com transmissão PDK de oito velocidades e tração integral. O equipamento de série é ainda composto por eixo traseiro direcional, apoios de motor do 911 GT3 e PDCC. A interação de todos os componentes faz com que o 911 Dakar seja tão dinâmico em areia e superfícies soltas como no circuito de Nürburgring Nordschleife. Graças a dois novos modos de condução, que podem ser selecionados no botão rotativo do volante, é possível obter a máxima performance fora de estrada. O modo “Rallye” é ideal para superfícies soltas e irregulares, com a distribuição de potência a dar prioridade à tração traseira. No modo “Offroad” o sistema de elevação do chassis é ativado de forma automática. Este foi desenhado para fornecer tração máxima em terrenos difíceis como areia. Ambos integram o novo “Rallye Launch Control”, que proporciona acelerações impressionantes em superfícies soltas e permite o patinar das rodas em cerca de 20%.
O 911 Dakar possui ainda outras características como a recém desenvolvida asa traseira de baixo peso e o capot com saídas de ar semelhantes às do 911 GT3, ambos construídos em CFRP. Há ainda detalhes especiais como os ganchos de reboque, à frente e atrás, em alumínio em Vermelho, extensões das cavas de roda e proteções em aço inoxidável na zona inferior dos para-choques dianteiro, traseiro e saias laterais. Destaque ainda para as redesenhadas entradas de ar na dianteira protegidas por grelhas em aço inoxidável.
O tejadilho do Porsche 911 Dakar possui uma tomada de 12V para a ligação das luzes da armação de tejadilho opcional. Com uma capacidade de até 42 kg, a armação pode acomodar equipamento de rali como jerrycans, pás dobráveis ou pranchas de resgate. Está também disponível, como opção, uma tenda de tejadilho para o 911 Dakar.
No interior, o 911 Dakar realça o carácter desportivo com bacquets integrais e supressão dos bancos traseiros. Os vidros e bateria, ambos de baixo peso, permitem ao Porsche 911 Dakar ficar nos 1.605 kg – apenas 10 kg mais pesado do que o 911 Carrera 4 GTS com PDK.
Uma das características que define o interior do Dakar é o revestimento de série em Race-Tex com pespontos decorativos em Verde Sombra, cor essa que também está disponível em exclusivo como cor exterior metalizada para o 911 Dakar. O Pacote Rallye Sport com célula de segurança, cintos de segurança de seis pontos e extintor é opcional.
Pacote Rallye Design com visual inspirado no vencedor do Rali Paris-Dakar de 1984. A base do Pacote Rallye Design da Porsche Exclusive Manufaktur, disponível como opção, é o acabamento bicolor em Branco e Azul Gentiana metalizado. A Porsche implementa, pela primeira vez num modelo de produção em série, a combinação de uma pintura bicolor e películas decorativas. Nas portas, os clientes podem selecionar um número entre o 0 e o 999. Para além das faixas em Vermelho e Dourado, o 911 Dakar com o Pacote Rallye Design, que tem um visual baseado no veículo vencedor do Rali Paris-Dakar de 1984, também conta com a inscrição “Roughroads” nas portas. O termo é uma marca registada e reflete o conceito do 911 Dakar e as suas aptidões para todo-o-terreno. As jantes pintadas em Branco e a faixa de luz traseira em Vermelho completam o aspeto diferenciador. Outros destaques que podem ser encontrados no interior: pacote de equipamento alargado em Race-Tex e Pele, bem como cintos de segurança e detalhes em Azul Tubarão.
Cronógrafo da Porsche Design. Os clientes do 911 Dakar podem combinar o veículo com o exclusivo Porsche Design Chronograph 1 – 911 Dakar ou o Chronograph 1 – 911 Dakar Rallye Design Edition. Pela primeira vez, a caixa do cronógrafo é feita em carboneto de titânio que é caracterizado pela sua resistência a riscos.
Por fim, o novo Porsche 911 Dakar já pode ser encomendado com o preço em Portugal a começar nos 264.041€. O Pacote Rallye Design custa 26.937€.
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