Clássicos, Ford A: Verdadeiro ícone
Comprar carros Clássicos: Investimento ou dor de cabeça?

7 futuros clássicos… para comprar ‘hoje’

By on 2 Junho, 2017

A palavra “clássico” transporta consigo uma magia independentemente do contexto em que a referimos. Um clássico é charmoso, requintado, distintivo, apetecível, tentador… tudo porque nos faz viajar no pensamento e no desejo. Um clássico quer-se, não pelo seu utilitarismo, sim pelo seu simbolismo. Quando a palavra é aplicada ao mundo automóvel, os contornos não são diferentes.

Os clássicos estão sempre na moda e têm o condão de valorizarem ao ritmo que envelhecem, ganhando aquele charme trazido pela idade. Por isso mesmo, e com base numa lista elaborada pela Classic Driver, aqui deixamos um leque de 7 propostas para adquirir no presente, por preços relativamente em conta, e que, no futuro, muito provavelmente, se irão encaixar em todas as aceções do termo, “clássico”.

Os modelos em questão datam do ano 2000 em diante e cifram-se no mercado abaixo dos 50 mil euros. Curiosamente, têm quase todos uma coisa em comum, independentemente do sucesso comercial alcançado aquando do lançamento, hoje, em segunda mão, são difíceis de encontrar no mercado nacional. Mas não é a raridade uma das mais valias e o que torna um clássico ainda mais belo?

André Duarte

Audi A2

HI090052_medium

A produção iniciou-se no final de 1999 e estendeu-se até 2005. Certamente, está longe de ser um modelo visualmente estimulante, mas no futuro a idade poderá dar-lhe um toque de peculiaridade e passar a ser olhado com algum agrado. São fáceis de encontrar no mercado nacional, com os preços a variarem entre os 3000€ e 6000€.

Audi RS6 (C5)

HI050047_medium

Não existem muitos, mas é possível encontrar-se, os mais antigos, na casa dos 35.000€. A versão C5, produzida entre 2002 e 2008, tinha um generoso motor V8 biturbo de 4.2 litros. É daqueles modelos de fazer vibrar o coração, mesmo que o aspeto não o aparente. 

BMW E86 Z4 Coupé

Captura de ecrã 2017-06-2 às 09

Um Z4 é sempre… especial. Uma imagem sempre atualizada e que nos permite passear classe. Poderíamos falar aqui da versão M, mas o menos potente Z4, que na primeira geração viu a sua versão Coupé ser produzida entre 2006 e 2008, além de mais em conta, dá igualmente para fazer o gosto ao pé. Embora a escolha não seja muita, ainda se encontram alguns, com os preços a cifrarem-se entre os 20.000€ e 30.000€

Mitsubishi Lancer Evo VIII 

01_05Lancer_Evo_VIII

Dos carros mais icónicos e talvez daqueles que todos, mesmo os menos aficionados por desporto ou pelo mundo automóvel, conheçam. O Lancer Evo VIII foi produzido entre 2003 e 2005 e é um modelo raro ver-se à venda em Portugal. No nosso caso, encontrámos apenas um, na casa dos 30.000€. Curiosamente versão RalliArt mas adaptado para GPL. Um crime? Talvez…

Porsche 911 (997) Carrera

2009_911_C2-1 (1)

Comercializado entre 2004 e 2012 é uma proposta que já apresenta outros valores no mercado. A média anda nos 60/70.000€, podendo elevar-se para cima dos 100.000€ mediante as versões e motorizações, porém, com alguma esforço de pesquisa, é possível encontrar-se por números um pouco abaixo dos 50.000€. No fundo, um investimento que vale sempre pela paixão…

Porsche Cayman 987

23_cayman_2007

A geração 997 data de 2005 a 2012. Não é propriamente uma raridade, podendo facilmente encontrar-se vários no mercado, com uma ampla escolha entre os 30.000€ e os 50.000€. É daqueles casos em que a oferta permite sermos seletivos e pensarmos em bom rigor no melhor relação preço/qualidade. Independentemente de tudo, a conceito “clássico” irá assentar-lhe bem.

Renault Avantime

imagesRenault_1100_global_en

O modelo foi controverso desde o seu nascimento e esteve em produção entre 2001 e 2003. Fruto do seu reduzido período nas linhas de produção, a par da sua estética discutível, reúne características para no futuro se poder vir a tonar num sucesso. Em Portugal é difícil de encontrar. Vimos apenas dois com grande oscilação de preços. Um na ordem dos 10.000€ o outro dos 30.000€.

 

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)