6 tecnologias que todos os veículos terão nos próximos anos
Há uns anos sistemas como o cruise control ou uma caixa automática podiam causar estranheza aos automobilistas (às vezes hoje ainda causam). Hoje tal continua a acontecer com o continuo aparecimento de novidades tecnológicas. Nesse sentido é interessante olhar para sistemas que, ou já existem, ou estão em desenvolvimento e que muito provavelmente serão vistos com grande naturalidade nos nossos carros nos próximos anos.
André Duarte
Controlo de acesso biométrico
Colocar o carro a trabalhar através de impressão digital ou da retina. Aquilo a que poderíamos chamar ‘adeus chave’ e a democratização de um interessante avanço tecnológico que hoje já se encontra em objetos tão quotidianos como telemóveis.
Luzes laser
Já se podem encontrar em marcas como a Audi ou BMW. Além de garantirem uma maior visibilidade, têm a vantagem de os faróis não se deteriorarem com o uso e quase não produzirem calor.
Desligar a ignição remotamente
Quem não gostaria de ter um carro que, por exemplo, se fosse roubado, através do contacto com as autoridades pudesse ser desligado à distância? Certamente todos. Uma forma de elevar num patamar o capítulo segurança.
Assistência ao estacionamento
Também já existe em vários modelos, os mais evoluídos localizam um estacionamento livre e ‘arrumam’ sozinhos. Uma forma fácil de o ato de estacionar deixar de ser uma dor de cabeça…
Monitorização de Saúde
Os veículos conseguirem diagnosticar os nossos sinais vitais e, em caso de emergência, como numa situação de ataque cardíaco, por exemplo, ‘lerem’ a ‘quebra’ dos nossos sinais vitais e serem capazes de emitir um pedido de urgência. A Ford é uma das marcas que já tem em curso o desenvolvimento de um destes sistemas.
Controlo por gestos
A comodidade de mudar de estação de rádio ou aumentar ou diminuir o volume já existe em algumas marcas, como no caso da BMW, mas no futuro serão certamente massificados. Aí, e assim que nos habituarmos, talvez não queiramos outra coisa. Porque a um primeiro momento, e se não nos informarmos antes, é normal andarmos a ‘apalpar o ar’ à procura de alcançarmos o que pretendemos.
Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
0 comentários