Mazda CX-5 2.2 Skyactiv-D 184 cv – Ensaio Teste
Audi: Novo A5 disponível a partir dos 46 mil euros

6 tecnologias que todos os veículos terão nos próximos anos

By on 26 Maio, 2017

Há uns anos sistemas como o cruise control ou uma caixa automática podiam causar estranheza aos automobilistas (às vezes hoje ainda causam). Hoje tal continua a acontecer com o continuo aparecimento de novidades tecnológicas. Nesse sentido é interessante olhar para sistemas que, ou já existem, ou estão em desenvolvimento e que muito provavelmente serão vistos com grande naturalidade nos nossos carros nos próximos anos.

André Duarte

Controlo de acesso biométrico

Continental Biometrics-cópia

Colocar o carro a trabalhar através de impressão digital ou da retina. Aquilo a que poderíamos chamar ‘adeus chave’ e a democratização de um interessante avanço tecnológico que hoje já se encontra em objetos tão quotidianos como telemóveis.

Luzes laser

AU016959

Já se podem encontrar em marcas como a Audi ou BMW. Além de garantirem uma maior visibilidade, têm a vantagem de os faróis não se deteriorarem com o uso e quase não produzirem calor.

Desligar a ignição remotamente

P90237284_highRes_the-new-bmw-5-series

Quem não gostaria de ter um carro que, por exemplo, se fosse roubado, através do contacto com as autoridades pudesse ser desligado à distância? Certamente todos. Uma forma de elevar num patamar o capítulo segurança.

Assistência ao estacionamento

Enhanced Active Park Assist

Também já existe em vários modelos, os mais evoluídos localizam um estacionamento livre e ‘arrumam’ sozinhos. Uma forma fácil de o ato de estacionar deixar de ser uma dor de cabeça…

Monitorização de Saúde

chamada-de-emergencia-peugeot-508-1

Os veículos conseguirem diagnosticar os nossos sinais vitais e, em caso de emergência, como numa situação de ataque cardíaco, por exemplo, ‘lerem’ a ‘quebra’ dos nossos sinais vitais e serem capazes de emitir um pedido de urgência. A Ford é uma das marcas que já tem em curso o desenvolvimento de um destes sistemas.

Controlo por gestos

P90237250_highRes_the-new-bmw-5-series

A comodidade de mudar de estação de rádio ou aumentar ou diminuir o volume já existe em algumas marcas, como no caso da BMW, mas no futuro serão certamente massificados. Aí, e assim que nos habituarmos, talvez não queiramos outra coisa. Porque a um primeiro momento, e se não nos informarmos antes, é normal andarmos a ‘apalpar o ar’ à procura de alcançarmos o que pretendemos.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)