40% dos jovens considera um futuro sem automóveis
Não é novidade que os mais jovens olham para a mobilidade de forma muito diferente. E essa diferença é cada vez mais vincada face à população em geral.
Segundo o barómetro de mobilidade da Europ Assistance, realizado pela Ipsos, em oito mercados, os jovens europeus, com idades entre 18 e 34 anos, demonstram uma crescente preferência por opções de mobilidade mais flexíveis em comparação com a população em geral. Cerca de 72% deles utilizam os transportes públicos, em comparação com apenas 55% da população em geral, enquanto 50% optam por bicicletas convencionais, em contraste com os 39% da população em geral. Além disso, a utilização de bicicletas elétricas é mais proeminente nesse grupo etário, atingindo 31%, em comparação com 21% na população em geral.
Os jovens adultos também possuem um orçamento mensal de mobilidade mais elevado, com uma média de 214 euros, em comparação com a média geral de 147 euros. Esse fato pode estar relacionado à sua maior utilização de diversas opções de mobilidade.
Quanto à propriedade de automóveis, os jovens europeus estão a afastar-se dos automóveis. Eles possuem menos veículos a gasolina ou diesel do que a população em geral, com 83% contra 88%, indicando uma tendência em direção a alternativas mais ecológicas. Além disso, 42% dos jovens consideram a possibilidade de utilizar veículos elétricos, em comparação com 29% da população em geral. Olhando para o futuro, os jovens também estão mais inclinados a contemplar a ideia de não possuírem automóveis próprios, com 40% considerando um futuro sem veículos pessoais, em comparação com uma média de 30% em todos os grupos etários.
0 comentários