110 anos de cinto de segurança: quantos milhões de vidas salvas?
O cinto de segurança foi inventado por George Cayley no final do século XIX, sendo introduzido na aviação em 1913 através de Adophe Pegoud, o primeiro homem a fazer um avião voar de cabeça para baixo.
Porém, só em 1930 os cintos de segurança passaram a ser comuns na aviação. Nos automóveis, Edward J. Claghorn patenteou em fevereiro de 1885 um cinto de segurança que passou a ser equacionado como obrigatório em 1920.
Só que o público, apesar dos esforços de homens como o cirurgião plástico Claire L. Straith e o físico C.J. Strickland, não recebeu de braços abertos a ideia. Mais tarde, Hugh De Haven inventou o enrolador de inércia (que prende o cinto quando há um esticão forte), para em 1951 ser patenteado por Roger W. Griswold e Hugh De Haven o cinto de três apoios.
Contudo, foi o construtor sueco Saab quem pela primeira vez introduziu como equipamento de série os cintos de segurança, em 1958. O sueco Nils Bohlin inventou um inédito cinto de três apoios para a Volvo em 1959, tendo esse desenho ficado até aos nossos dias.
FOTO principal de Diana Grytskua no Freepik
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