VW T-ROC R-LINE 1.5 TSI 150cv DSG – Ensaio Teste
O T-ROC tornou-se numa das apostas mais bem sucedidas da VW e com fortes ligações a Portugal, com a sua construção a ser feita na Autoeuropa, em Palmela. Desde o seu lançamento em 2017 que se tornou num sucesso de vendas um pouco por toda a parte, sendo o SUV pequeno mais vendido da Europa na primeira metade deste ano.
Alvo de um ligeiro restyling no ano passado, o T-Roc continua a apelar a muitos clientes que pretendem um SUV de dimensões mais reduzidas. Neste caso é quase dizer que se trata de um Golf um pouco mais alto e com um pouco mais de espaço. Não se pretende ser redutor com esta comparação, pois o T-Roc tem caráter próprio.
Dos cinco níveis de equipamentos disponíveis, calhou-nos ensaiar o R-LINE com motor TSI 1.5 de 150 CV. Acima apenas a versão R com 300 CV. E não foi difícil entender porque o T-ROC se tornou num dos trunfos da marca germânica.
Conforto
Versatilidade
R-Line com linhas mais agradáveis
Consumos
Sistema de Infotainment e climatização com controlos pouco fáceis de usar
Preço
Exterior
Com o novo restyling, as modificações não foram profundas, com uma grelha frontal agora um pouco mais vincada, mas nada de muito expressivo. As modificações aplicadas ao SUV estão presentes na frente redesenhada, na silhueta alongada através do friso cromado que nasce na base do pilar A e se estende ao longo do tejadilho até ao pilar C, e com uma secção traseira que mantém as linhas. Junta-se uma generosa distância ao solo, a grande distância entre eixos, os vãos curtos de carroçaria, a estrutura plana do tejadilho e os vincos laterais. O T-ROC recebe, agora de série, faróis LED e farolins traseiros escurecidos. O renovado design R-Line evoca o estilo do T-Roc R, juntando um toque desportivo. A primeira impressão foi positiva e o R-Line ganha mais alguns argumentos ao nível das linhas exteriores. Os pormenores deste R-Line tornam o carro mais agradável, um pouco mais agressivo nas suas linhas e o conjunto fica beneficiado.
Interior
O interior do deste T-ROC revelou-se agradável e confortável. A superfície do tablier é agora mais suave e agradável ao toque. Adicionalmente, os pespontos em relevo das costuras do tablier acrescentam um elemento distinto no interior. Os painéis interiores das portas do novo T-Roc também têm superfície suave ao toque. Nas linhas de equipamento R-Line surgem com pele sintética, superfície que se estende aos apoios de braço. Tal como os apoios de cabeça, também são marcados pelo design das costuras. Temos também bancos desportivos topo-de-gama para o condutor e passageiro dianteiro – antes só podiam ser encontrados no T-Roc R – além dos estofos em couro Nappa.
Em destaque no tablier temos o ecrã do infotainment, nem sempre o mais fácil de usar e por baixo das saídas de ar a consola dos controlos do sistema de climatização com os botões digitais que não permitem uma utilização prática quando se conduz.
O espaço nos bancos traseiros é suficiente para receber duas pessoas de forma confortável, mas não vai ficar espantado com o espaço à disposição. Mas, tratando-se de um SUV Compacto, não compromete. Portanto, temos conforto, um espaço agradável com linha suaves e modernas, aliadas ao espaço generoso à frente e suficiente atrás, compensado com uma mala com boas dimensões.
Equipamento
O T-Roc disponibiliza numerosos sistemas avançados de assistência. O equipamento de série continua a incluir Front Assist e Lane Assist, acrescentando os novos elementos IQ.DRIVE Travel Assist e cruise control preditivo Predictive ACC. As funções asseguradas pelo Side Assist foram estendidas, tal como as do Park Assist, que consegue agora estacionar de frente em espaços de estacionamento perpendiculares e sair de espaços de estacionamento paralelos.
O novo T-Roc recebe um ecrã integralmente digital e um sistema de controlo baseado na terceira geração do Modular Infotainment (MIB3). O Digital Cockpit é agora instalado de série, assumindo as funções do painel de instrumentos situado atrás do volante. Também existe o opcional Digital Cockpit Pro (usado neste ensaio), que contempla um ecrã maior e mais funções. O tamanho do ecrã do sistema de infotainment redesenhado e colocado no tablier é agora de 6.5 polegadas ou de 8.0 polegadas, dependendo do equipamento. E em combinação com o novo sistema de infotainment Discover Pro, o ecrã passa para umas impressionantes 9.2 polegadas medidas na diagonal. O nível de equipamento é bom tal como as assistências à condução.
Consumos
O T-ROC R-LINE fez uma média de 6.8l/100km. Apesar de ter passado muito tempo em autoestrada, foi também mais “apertado” em estradas mais sinuosas, pelo que o consumo podia ter sido um pouco mais baixo.
Ao Volante
O T-ROC foi uma agradável surpresa ao volante. Não é um carro deveras divertido, mas com o DCC-Controlo adaptativo de chassis – muda de caráter apenas com um toque de botão. No modo mais confortável, permite fazer grandes distâncias sem cansar os passageiros, ajudado pelo motor que tem força que chegue para todas as encomendas. No modo mais desportivo, a suspensão fica declaradamente mais firme e permite abordar curvas de forma mais viva. A mudança é vincada e nota-se mesmo no pisar do carro em estradas normais. Em cidade mostrou-se ágil, em autoestrada não tem medo de fazer grandes viagens e nas estradas secundárias, não se nega umas curvas mais quentes. A sensação e a resposta da direção são boas, tal como a do travão, a visibilidade é ajudada pela posição mais alta, embora a visibilidade para trás não seja a melhor. Versatilidade é a palavra que melhor qualifica este T-ROC. Não é excelente, mas é bom em vários pontos, o que faz dele um bom compromisso.
Motor
Esta versão R-LINE vem apenas com o motor 1.5L de 150 CV, uma unidade que dá boa resposta nas mais diversas situações, quer em recuperações a baixa velocidade, quer em andamentos mais ritmados. Tal como o próprio T-ROC este motor tem resposta para vários cenários e complementa-se muito bem com a caixa DSG. Estamos a falar de uma versão perto da topo de gama, pelo que o preço se reflete, mas quem não quiser ficar pelo já bem capaz 1.0 TSI, tem aqui uma excelente opção
Balanço Final
O T-ROC R LINE é um excelente compromisso para quem pretende um SUV compacto, versátil e capaz em vários campos. Vai ter conforto, (algum) divertimento, um interior agradável, agora com mais qualidade, um motor muito capaz e um carro que tanto se dá bem em cidade como em espaços mais amplos. Não é uma opção barata e se o valor base do R-LINE já é considerável, a lista de equipamento opcional, especialmente o DCC, faz subir a fatura. Haverá mesmo dentro da gama T-ROC opções mais em conta, mas se quer um carro com algum caráter desportivo, sem ir para a versão R, a escolha é a indicada.
Concorrentes
Q2 35 TFSI S tronic S line 110 kW (150 CV) – Desde 40.000€
Peugeot 3008 GT PureTech 130 EAT8 – Desde 41.000
Skoda Kamiq 1.0 TSI 110 DSG – Desde 34.000€
Ficha Técnica
Velocidade máxima 208 km/h
Consumo Combinado 6,3 l/100 km (obtido – 6.8)
Comprimento 4.236 mm
Largura 1.819 mm
Altura 1.584 mm
Peso 1.345 kg
Depósito de combustível – Gasolina 50 l
Volume mínimo da mala – 445 l (1.290 litros com bancos rebatidos)
Potência máxima 150 CV / 110 kW
Binário máximo 250 Nm
Cilindrada 1.498 cm³
Tração Dianteira
Principais equipamentos de série
Rádio “Ready to Discover” com S&I
Digital Cockpit Pro
Faróis dianteiros em LED Performance
Park Assist
Ar condicionado Climatronic “Touch”
Wireless App-Connect
Espelhos rebativeis electricamente
Jantes de liga leve de 17″ Valencia
Camara traseira
Barras de tejadilho cromadas
R-Line exterior e interior
Forro do tejadilho em preto
Equipamento Opcional da Viatura Ensaiada
Pintura Bicolor lisa
Keyless Access
DCC-Controlo adaptativo de chassis
Jantes 19″ MISANO em preto
Faróis IQ.LIGHT LED Matrix
Tomada USB-C com carregamento 45W
Pacote Driver Assistance Plus
Pacote Black Style
Mais/Menos
Mais
Conforto
Versatilidade
R-Line com linhas mais agradáveis
Menos
Consumos
Sistema de Infotainment e climatização com controlos pouco fáceis de usar
Preço
Preços
Preço da versão ensaiada (Euros): 45.652€
Preço da versão base (Euros): 40.081€
Exterior
Com o novo restyling, as modificações não foram profundas, com uma grelha frontal agora um pouco mais vincada, mas nada de muito expressivo. As modificações aplicadas ao SUV estão presentes na frente redesenhada, na silhueta alongada através do friso cromado que nasce na base do pilar A e se estende ao longo do tejadilho até ao pilar C, e com uma secção traseira que mantém as linhas. Junta-se uma generosa distância ao solo, a grande distância entre eixos, os vãos curtos de carroçaria, a estrutura plana do tejadilho e os vincos laterais. O T-ROC recebe, agora de série, faróis LED e farolins traseiros escurecidos. O renovado design R-Line evoca o estilo do T-Roc R, juntando um toque desportivo. A primeira impressão foi positiva e o R-Line ganha mais alguns argumentos ao nível das linhas exteriores. Os pormenores deste R-Line tornam o carro mais agradável, um pouco mais agressivo nas suas linhas e o conjunto fica beneficiado.
Interior
O interior do deste T-ROC revelou-se agradável e confortável. A superfície do tablier é agora mais suave e agradável ao toque. Adicionalmente, os pespontos em relevo das costuras do tablier acrescentam um elemento distinto no interior. Os painéis interiores das portas do novo T-Roc também têm superfície suave ao toque. Nas linhas de equipamento R-Line surgem com pele sintética, superfície que se estende aos apoios de braço. Tal como os apoios de cabeça, também são marcados pelo design das costuras. Temos também bancos desportivos topo-de-gama para o condutor e passageiro dianteiro – antes só podiam ser encontrados no T-Roc R – além dos estofos em couro Nappa.
Em destaque no tablier temos o ecrã do infotainment, nem sempre o mais fácil de usar e por baixo das saídas de ar a consola dos controlos do sistema de climatização com os botões digitais que não permitem uma utilização prática quando se conduz.
O espaço nos bancos traseiros é suficiente para receber duas pessoas de forma confortável, mas não vai ficar espantado com o espaço à disposição. Mas, tratando-se de um SUV Compacto, não compromete. Portanto, temos conforto, um espaço agradável com linha suaves e modernas, aliadas ao espaço generoso à frente e suficiente atrás, compensado com uma mala com boas dimensões.
Equipamento
O T-Roc disponibiliza numerosos sistemas avançados de assistência. O equipamento de série continua a incluir Front Assist e Lane Assist, acrescentando os novos elementos IQ.DRIVE Travel Assist e cruise control preditivo Predictive ACC. As funções asseguradas pelo Side Assist foram estendidas, tal como as do Park Assist, que consegue agora estacionar de frente em espaços de estacionamento perpendiculares e sair de espaços de estacionamento paralelos.
O novo T-Roc recebe um ecrã integralmente digital e um sistema de controlo baseado na terceira geração do Modular Infotainment (MIB3). O Digital Cockpit é agora instalado de série, assumindo as funções do painel de instrumentos situado atrás do volante. Também existe o opcional Digital Cockpit Pro (usado neste ensaio), que contempla um ecrã maior e mais funções. O tamanho do ecrã do sistema de infotainment redesenhado e colocado no tablier é agora de 6.5 polegadas ou de 8.0 polegadas, dependendo do equipamento. E em combinação com o novo sistema de infotainment Discover Pro, o ecrã passa para umas impressionantes 9.2 polegadas medidas na diagonal. O nível de equipamento é bom tal como as assistências à condução.
Consumos
O T-ROC R-LINE fez uma média de 6.8l/100km. Apesar de ter passado muito tempo em autoestrada, foi também mais “apertado” em estradas mais sinuosas, pelo que o consumo podia ter sido um pouco mais baixo.
Ao volante
O T-ROC foi uma agradável surpresa ao volante. Não é um carro deveras divertido, mas com o DCC-Controlo adaptativo de chassis – muda de caráter apenas com um toque de botão. No modo mais confortável, permite fazer grandes distâncias sem cansar os passageiros, ajudado pelo motor que tem força que chegue para todas as encomendas. No modo mais desportivo, a suspensão fica declaradamente mais firme e permite abordar curvas de forma mais viva. A mudança é vincada e nota-se mesmo no pisar do carro em estradas normais. Em cidade mostrou-se ágil, em autoestrada não tem medo de fazer grandes viagens e nas estradas secundárias, não se nega umas curvas mais quentes. A sensação e a resposta da direção são boas, tal como a do travão, a visibilidade é ajudada pela posição mais alta, embora a visibilidade para trás não seja a melhor. Versatilidade é a palavra que melhor qualifica este T-ROC. Não é excelente, mas é bom em vários pontos, o que faz dele um bom compromisso.
Concorrentes
Q2 35 TFSI S tronic S line 110 kW (150 CV) – Desde 40.000€
Peugeot 3008 GT PureTech 130 EAT8 – Desde 41.000
Skoda Kamiq 1.0 TSI 110 DSG – Desde 34.000€
Motor
Esta versão R-LINE vem apenas com o motor 1.5L de 150 CV, uma unidade que dá boa resposta nas mais diversas situações, quer em recuperações a baixa velocidade, quer em andamentos mais ritmados. Tal como o próprio T-ROC este motor tem resposta para vários cenários e complementa-se muito bem com a caixa DSG. Estamos a falar de uma versão perto da topo de gama, pelo que o preço se reflete, mas quem não quiser ficar pelo já bem capaz 1.0 TSI, tem aqui uma excelente opção
Balanço final
O T-ROC R LINE é um excelente compromisso para quem pretende um SUV compacto, versátil e capaz em vários campos. Vai ter conforto, (algum) divertimento, um interior agradável, agora com mais qualidade, um motor muito capaz e um carro que tanto se dá bem em cidade como em espaços mais amplos. Não é uma opção barata e se o valor base do R-LINE já é considerável, a lista de equipamento opcional, especialmente o DCC, faz subir a fatura. Haverá mesmo dentro da gama T-ROC opções mais em conta, mas se quer um carro com algum caráter desportivo, sem ir para a versão R, a escolha é a indicada.
Conforto
Versatilidade
R-Line com linhas mais agradáveis
MenosConsumos
Sistema de Infotainment e climatização com controlos pouco fáceis de usar
Preço
Ficha técnica
Velocidade máxima 208 km/h
Consumo Combinado 6,3 l/100 km (obtido – 6.8)
Comprimento 4.236 mm
Largura 1.819 mm
Altura 1.584 mm
Peso 1.345 kg
Depósito de combustível – Gasolina 50 l
Volume mínimo da mala – 445 l (1.290 litros com bancos rebatidos)
Potência máxima 150 CV / 110 kW
Binário máximo 250 Nm
Cilindrada 1.498 cm³
Tração Dianteira
Principais equipamentos de série
Rádio “Ready to Discover” com S&I
Digital Cockpit Pro
Faróis dianteiros em LED Performance
Park Assist
Ar condicionado Climatronic “Touch”
Wireless App-Connect
Espelhos rebativeis electricamente
Jantes de liga leve de 17″ Valencia
Camara traseira
Barras de tejadilho cromadas
R-Line exterior e interior
Forro do tejadilho em preto
Equipamento Opcional da Viatura Ensaiada
Pintura Bicolor lisa
Keyless Access
DCC-Controlo adaptativo de chassis
Jantes 19″ MISANO em preto
Faróis IQ.LIGHT LED Matrix
Tomada USB-C com carregamento 45W
Pacote Driver Assistance Plus
Pacote Black Style
Preço da versão base (Euros): 40.081€
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