VW Polo GTi 25 anos: Ensaio Teste

By on 9 Outubro, 2024

O tempo passa a correr e poucos se lembrarão que o VW Polo caminha a passos largos para o seu 50º aniversário. Lançado em 1975, um dos carros mais vendidos da marca germânica está atualmente na sua sexta geração, introduzida em 2017, com um facelift em 2021, que lhe deu mais alguma agressividade nas suas linhas. O Polo é por isso um carro já bem conhecido e com muitos quilómetros feitos.

No entanto, apesar da idade desta geração, mantém os pontos fortes que fizeram dele uma das opções mais escolhidas para quem procura um carro de segmento B. Mas a história também se fez de edições especiais, como o GTi, uma sigla que fez e ainda faz sonhar. O Polo GT causou impacto pela primeira vez em 1979, mas só em 1998, com a terceira geração, é que a Volkswagen introduziu o Polo GTI, produzindo apenas 3.000 unidades que rapidamente se esgotaram. As versões subsequentes do GTI continuaram a impressionar, com modelos notáveis, incluindo a Cup Edition de 2006, inspirada nos carros de corrida Polo Cup, e a quinta geração de 2010, com um popular motor TSI de 1,4 litros. O GTI de 2014 aumentou a potência e o desempenho, enquanto a sexta geração de 2021, construída sobre a plataforma MQB, estabeleceu novos padrões de referência para os automóveis compactos com a sua tecnologia, design leve e fortes caraterísticas de segurança.

A Volkswagen está a celebrar o 25º aniversário do seu Polo GTI com um modelo de edição especial denominado Polo GTI Edition 25. Esta edição limitada, da qual apenas serão produzidas 2.500 unidades, inclui um potente motor de 207 cv (152 kW), suspensão desportiva, um bloqueio eletrónico do diferencial (XDS) e uma série de elementos de design especiais. A Volkswagen vê este modelo de aniversário como um tributo à sua rica herança e uma forma de celebrar os 25 anos de potência, desempenho e prazer de condução do Polo GTI.


Mais:

Sensação ao volante  

Flexibilidade em vários cenários

Menos:

Espaço interior

 

Exterior

8/10

Visualmente, o exterior do Polo está bem conseguido, com alguns pormenores alusivos à efeméride. O Polo GTI Edition 25 realça o seu estatuto único com elementos de design clássicos do GTI, incluindo pinças de travão vermelhas, grelha do radiador em forma de favo de mel e tubos de escape cromados. Também apresenta pormenores exclusivos, como jantes de liga leve Adelaide de 18 polegadas em Preto Brilhante, um tejadilho preto e espelhos retrovisores exteriores pretos. Na unidade ensaiada a cor escolhida foi o Cinzento Ascot dá ainda mais caráter ao carro.  Mas pode escolher entre o Branco Pure, Vermelho Kings, Azul Reef, Cinzento Smoke e Preto Deep. 

Interior

8/10

O interior das versões de base não nos tinha agradado tanto. As linhas mais simples usadas no Polo podem ser igualmente encontradas no Taigo, por exemplo, e já nessa altura ficamos com a sensação que faltou um pouco mais de inspiração e cor. Não era um interior feio, longe disso, mas faltava alguma irreverência que se pode encontrar no exterior. Mas nesta edição especial temos  bancos desportivos premium em pele perfurada preto-vermelha, logótipos GTI e um logótipo “One of 2500” no revestimento do painel das soleiras. Pequenos pormenores que dão mais vida e cor ao interior, tornando-o mais interessante. No entanto, tudo é construído de forma sólida, com materiais de plástico algo duro, mas sem pontos de inflexão ou ruídos parasitas. Há espaço para quatro pessoas e mais que isso será algo ambicioso. Também a mala tem o espaço q.b. longe de ser uma referência.  Os bancos são firmes, mas confortáveis, com bom apoio lateral, o volante dá boa sensação ao toque, quer na condução, quer no uso dos botões integrados. 

Equipamento

8/10

O Polo GTI Edition 25 está equipado de série com faróis de matriz LED IQ.LIGHT, luzes diurnas LED e um volante desportivo multifunções em pele com o logótipo “25”. Também inclui sistemas de assistência avançados, incluindo o Travel Assist opcional, que permite uma condução parcialmente automatizada, gerindo a direção, a travagem e a aceleração até 210 km/h. O interior inclui um sistema de Infotainment Ready2Discover com um ecrã de alta resolução de 8 polegadas (de fácil uso e com fluidez q.b.), que oferece conetividade moderna e controlos fáceis de utilizar. 

Consumos

7/10

Os consumos desta edição especial são provavelmente o que menos interessa, mas os 8,5 l/100km obtidos, numa condução longe de ter a economia em mente, tornam-se em valores interessantes. 

Ao Volante

9/10

As sensações deste Polo são boas e recomendam-se. Entrando no carro sentimos que este é um tipo de máquina diferente. Daquelas que nos pode proporcionar sensações mais fortes e assim que se liga o motor sente-se isso. É, no fundo, uma versão melhorada do produto de base, em que os bons aspetos (que são muitos) se mantêm e os aspetos menos bons deixam de ter importância. A suspensão é firme, como seria de esperar, mas não ao ponto de a tornar desconfortável no dia a dia. E este é já um trunfo. A direção também dá boas sensações, sendo rápida e responsiva. Os travões são excelentes e a caixa DSG junta-se na perfeição com o motor 2L. Esta conjugação funciona ainda melhor em modo Sport, com o som do escape ser a cereja no topo do bolo, sem exageros. É um carro divertido de conduzir, muito ágil, e em estradas sinuosas dá muito gozo. Não será o desportivo mais emocionante do mundo automóvel, longe disso. Apesar de ser uma edição especial limitada, e das sensações de condução serem muito boas há outras propostas que podem ser igualmente interessantes, ou até ainda mais. Mas o ponto mais interessante deste carro é que apresenta duas versões. Se estivermos no modo Sport, temos um carro mais agressivo, com mais ímpeto, que nos faz sorrir e oferece boas doses de adrenalina. Mas em modo normal ou até Eco é um carro que pode perfeitamente encaixar nas necessidades do dia a dia. Algumas edições especiais mais desportivas, quase se tornam em brinquedos, que podem ser apenas usados em determinados cenários. Este Polo, apesar de não ser o carro mais prático do mundo, é um carro que não o vai envergonhar nem na pista, pela sua performance, nem na estrada pelos exageros.  Talvez seja este um dos seus pontos mais fortes

Motor

9/10

O Polo GTI Edition 25 possui um potente motor TSI de dois litros que debita 152 kW (207 cv) e 320 Nm de binário, permitindo-lhe acelerar dos 0 aos 100 km/h em 6,5 segundos. A conjugação motor / caixa funciona na perfeição e em modo Sport a harmonia é ainda melhor. É um motor que gosta de ritmos acelerados, mas que não se nega a passeios mais comedidos. O Polo GTI Edition 25 está equipado de série com uma suspensão desportiva especialmente afinada, que rebaixa a carroçaria em 15 milímetros e que, em combinação com o bloqueio eletrónico do diferencial XDS, assegura uma excelente dinâmica de condução, uma tração melhorada e um comportamento preciso, caraterísticos dos modelos GTI. 

Balanço Final

8/10

É uma pena que este Polo esteja limitado a apenas 2500 unidades. Significa que apenas 2500 sortudos poderão ter na sua garagem este hot hatch. Num mundo em que a moda dos SUV tornou as nossas estradas um pouco menos divertidas, é bom sentir que ainda sabemos fazer carros que apelem ao instinto mais primordial da condução. Este Polo GTi é uma bela prenda da VW e uma excelente forma de celebrar os 25 anos. Assim, vale a pena fazer anos. 

Ficha Técnica

Velocidade máxima 242 km/h
Aceleração 0-100 km/h 6,5 s
Consumo de combustível WLTP – Combinado 6,8 l/100 km (obtido – 8.5l/100km)

Comprimento 4.074 mm
Largura 1.751 mm
Altura 1431 mm
Distância entre eixos 2549 mm
Peso 1,453 kg
Depósito de combustível – Gasolina 40 l

Volume da bagageira – 305 a 1.079 litros

Potência máxima 207 cv / 152 kW
Binário máximo 320 Nm
Número de cilindros 4
Disposição dos cilindros Em linha
Transmissão
Tração dianteira
Caixa de velocidades automática
Número de velocidades 7

Mais/Menos


Mais

Sensação ao volante  

Flexibilidade em vários cenários

Menos

Espaço interior

 

Preços


Preço da versão ensaiada (Euros): 40.095€

Preço da versão base (Euros): €

Exterior
Interior
Equipamento
Consumos
Ao volante
Motor
Balanço final
Ficha técnica

Exterior

Visualmente, o exterior do Polo está bem conseguido, com alguns pormenores alusivos à efeméride. O Polo GTI Edition 25 realça o seu estatuto único com elementos de design clássicos do GTI, incluindo pinças de travão vermelhas, grelha do radiador em forma de favo de mel e tubos de escape cromados. Também apresenta pormenores exclusivos, como jantes de liga leve Adelaide de 18 polegadas em Preto Brilhante, um tejadilho preto e espelhos retrovisores exteriores pretos. Na unidade ensaiada a cor escolhida foi o Cinzento Ascot dá ainda mais caráter ao carro.  Mas pode escolher entre o Branco Pure, Vermelho Kings, Azul Reef, Cinzento Smoke e Preto Deep. 

Interior

O interior das versões de base não nos tinha agradado tanto. As linhas mais simples usadas no Polo podem ser igualmente encontradas no Taigo, por exemplo, e já nessa altura ficamos com a sensação que faltou um pouco mais de inspiração e cor. Não era um interior feio, longe disso, mas faltava alguma irreverência que se pode encontrar no exterior. Mas nesta edição especial temos  bancos desportivos premium em pele perfurada preto-vermelha, logótipos GTI e um logótipo “One of 2500” no revestimento do painel das soleiras. Pequenos pormenores que dão mais vida e cor ao interior, tornando-o mais interessante. No entanto, tudo é construído de forma sólida, com materiais de plástico algo duro, mas sem pontos de inflexão ou ruídos parasitas. Há espaço para quatro pessoas e mais que isso será algo ambicioso. Também a mala tem o espaço q.b. longe de ser uma referência.  Os bancos são firmes, mas confortáveis, com bom apoio lateral, o volante dá boa sensação ao toque, quer na condução, quer no uso dos botões integrados. 

Equipamento

O Polo GTI Edition 25 está equipado de série com faróis de matriz LED IQ.LIGHT, luzes diurnas LED e um volante desportivo multifunções em pele com o logótipo “25”. Também inclui sistemas de assistência avançados, incluindo o Travel Assist opcional, que permite uma condução parcialmente automatizada, gerindo a direção, a travagem e a aceleração até 210 km/h. O interior inclui um sistema de Infotainment Ready2Discover com um ecrã de alta resolução de 8 polegadas (de fácil uso e com fluidez q.b.), que oferece conetividade moderna e controlos fáceis de utilizar. 

Consumos

Os consumos desta edição especial são provavelmente o que menos interessa, mas os 8,5 l/100km obtidos, numa condução longe de ter a economia em mente, tornam-se em valores interessantes. 

Ao volante

As sensações deste Polo são boas e recomendam-se. Entrando no carro sentimos que este é um tipo de máquina diferente. Daquelas que nos pode proporcionar sensações mais fortes e assim que se liga o motor sente-se isso. É, no fundo, uma versão melhorada do produto de base, em que os bons aspetos (que são muitos) se mantêm e os aspetos menos bons deixam de ter importância. A suspensão é firme, como seria de esperar, mas não ao ponto de a tornar desconfortável no dia a dia. E este é já um trunfo. A direção também dá boas sensações, sendo rápida e responsiva. Os travões são excelentes e a caixa DSG junta-se na perfeição com o motor 2L. Esta conjugação funciona ainda melhor em modo Sport, com o som do escape ser a cereja no topo do bolo, sem exageros. É um carro divertido de conduzir, muito ágil, e em estradas sinuosas dá muito gozo. Não será o desportivo mais emocionante do mundo automóvel, longe disso. Apesar de ser uma edição especial limitada, e das sensações de condução serem muito boas há outras propostas que podem ser igualmente interessantes, ou até ainda mais. Mas o ponto mais interessante deste carro é que apresenta duas versões. Se estivermos no modo Sport, temos um carro mais agressivo, com mais ímpeto, que nos faz sorrir e oferece boas doses de adrenalina. Mas em modo normal ou até Eco é um carro que pode perfeitamente encaixar nas necessidades do dia a dia. Algumas edições especiais mais desportivas, quase se tornam em brinquedos, que podem ser apenas usados em determinados cenários. Este Polo, apesar de não ser o carro mais prático do mundo, é um carro que não o vai envergonhar nem na pista, pela sua performance, nem na estrada pelos exageros.  Talvez seja este um dos seus pontos mais fortes

Motor

O Polo GTI Edition 25 possui um potente motor TSI de dois litros que debita 152 kW (207 cv) e 320 Nm de binário, permitindo-lhe acelerar dos 0 aos 100 km/h em 6,5 segundos. A conjugação motor / caixa funciona na perfeição e em modo Sport a harmonia é ainda melhor. É um motor que gosta de ritmos acelerados, mas que não se nega a passeios mais comedidos. O Polo GTI Edition 25 está equipado de série com uma suspensão desportiva especialmente afinada, que rebaixa a carroçaria em 15 milímetros e que, em combinação com o bloqueio eletrónico do diferencial XDS, assegura uma excelente dinâmica de condução, uma tração melhorada e um comportamento preciso, caraterísticos dos modelos GTI. 

Balanço final

É uma pena que este Polo esteja limitado a apenas 2500 unidades. Significa que apenas 2500 sortudos poderão ter na sua garagem este hot hatch. Num mundo em que a moda dos SUV tornou as nossas estradas um pouco menos divertidas, é bom sentir que ainda sabemos fazer carros que apelem ao instinto mais primordial da condução. Este Polo GTi é uma bela prenda da VW e uma excelente forma de celebrar os 25 anos. Assim, vale a pena fazer anos. 

Mais

Sensação ao volante  

Flexibilidade em vários cenários

Menos

Espaço interior

 

Ficha técnica

Velocidade máxima 242 km/h
Aceleração 0-100 km/h 6,5 s
Consumo de combustível WLTP – Combinado 6,8 l/100 km (obtido – 8.5l/100km)

Comprimento 4.074 mm
Largura 1.751 mm
Altura 1431 mm
Distância entre eixos 2549 mm
Peso 1,453 kg
Depósito de combustível – Gasolina 40 l

Volume da bagageira – 305 a 1.079 litros

Potência máxima 207 cv / 152 kW
Binário máximo 320 Nm
Número de cilindros 4
Disposição dos cilindros Em linha
Transmissão
Tração dianteira
Caixa de velocidades automática
Número de velocidades 7

Preço da versão ensaiada (Euros): 40.095€