VW Polo 1.0 TSI 110cv DSG R-LINE – Ensaio Teste
O tempo passa a correr e poucos se lembrarão que o VW Polo caminha a passos largos para o seu 50º aniversário. Lançado em 1975, um dos carros mais vendidos da marca germânica está atualmente na sua sexta geração, introduzida em 2017, com um facelift em 2021, que lhe deu mais alguma agressividade nas suas linhas. O Polo é por isso um carro já bem conhecido e com muitos quilómetros feitos.
No entanto, apesar da idade desta geração, mantém os pontos fortes que fizeram dele uma das opções mais escolhidas para quem procura um carro de segmento B. O “irmão mais novo” do Golf continua com muitos pontos fortes e alguns reparos que não prejudicam muito a avaliação global.
O VW Polo 1.0 TSI 110cv DSG R-LINE foi a versão ensaiada neste teste. A pinta mais desportiva acrescentam ao exterior, mas a designação R-Line pode fazer pensar que estamos perante um pequeno desportivo, o que pode ser um engano.
Versatilidade Design Exterior
Consumos Interior desinspirado
Exterior
Visualmente, o exterior do Polo está bem conseguido, com uma pinta desportiva que fica sempre bem (depende dos gostos, claro). Com uma frente mais agressiva e uma traseira que beneficia de pormenores que se vêm normalmente em carros mais rápidos, faz com que o carro ganhe mais presença face a outras versões. O Polo é desenvolvido com base na plataforma modular transversal (MQB). Permite-lhe oferecer proporções bastante dinâmicas, com uma longa distância entre eixos, curtas distâncias entre o centro da roda e as extremidades dianteira e traseira, e uma proporção desportiva das principais dimensões. No caso desta versão R-Line, no para-choques dianteiro, uma inserção preta de alto brilho e as barras longitudinais das entradas de ar e o seu contorno transmitem uma sensação de dinamismo. Um difusor – mais uma vez, em preto brilhante – com saídas de escape cromadas integradas na parte inferior da secção traseira do veículo distingue esta área das versões. E as jantes de liga leve “Valencia” de 16 polegadas equipam de série o Polo R-Line. Vai pagar mais por esta versão, como seria de esperar, mas gosta de ter um carro apelativo visualmente, talvez faça sentido.
Interior
O interior não é tão apelativo quanto o exterior. As linhas mais simples usadas no Polo podem ser igualmente encontradas no Taigo, por exemplo, e já nessa altura ficamos com a sensação que faltou um pouco mais de inspiração. Não é um interior feio, longe disso, mas falta alguma irreverência que se pode encontrar no exterior desta versão. No entanto, tudo é construído de forma sólida, com materiais de plástico algo duro, mas sem pontos de inflexão ou ruídos parasitas. O ecrã do sistema de infotainment fica situado ao centro, numa espécie de ilha rodeada por superfícies em piano lacado. Mas existem quatro sistemas por onde escolher: de 6,5” (Composition Media), de 8” (Ready2Discover ou Discover Media) ou de 9,2” (Discover Pro). Nesta versão, o Ready2Discover revelou ser um sistema que cumpre com o que lhe é pedido. O espaço interior é interessante, apesar de não deslumbrar. Há espaço para quatro pessoas e mais que isso será algo ambicioso. Espaço para a cabeça mais que suficiente e o espaço no banco traseiro chega para as necessidades de uma pessoas com 1.80m. O espaço na bagageira segue a mesma linha, com bons números para um carro compacto. Os bancos são confortáveis, com bom apoio, o volante dá boa sensação ao toque, quer na condução, quer no uso dos botões integrados. Um interior bom, mas pouco inspirado.
Equipamento
A lista de equipamento é boa, com as já referidas Jantes em liga leve 16′ Valencia. Juntam-se os faróis dianteiros em LED, os sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, Travel assist (Adaptive Cruise Control, Lane Assist) e outros sistemas de ajuda à condução como a manutenção de faixa de rodagem com assistência lateral e alerta de tráfego na traseira; travagem autónoma de emergência; sistema de travagem automática pós-colisão (para evitar colisões subsequentes). Quanto ao sistema de infotainment, conta com o Rádio “Ready 2 Discover8, além do Wireless App connect. O AC Climatic com comandos de fácil uso e o volante multifunções em couro, também agradável ao toque e fácil de usar. O equipamento é bom e as ajudas não são demasiado intrusivas na condução.
Consumos
Os consumos obtidos rondaram os 7l/100km, o que não é um valor espantoso. Claro que as acelerações mais ríspidas complicaram a média obtida, mas mesmo em percursos em autoestrada não notamos uma melhoria significativa da média.
Ao Volante
As sensações ao volante são boas. Fazem lembrar o Golf, com tudo o que de bom e de mau que isso implica. O pisar do carro é bom, com uma suspensão bem calibrada, firme o suficiente para permitir alguma diversão, mas capaz de absorver irregularidades mais vincadas. O pisar assemelha-se muito ao do Golf, com sensações similares. Não é um carro que permita muita diversão, até porque o motor em conjugação com a caixa DSG por vezes apresenta hesitações. No Golf o motor 1.0 TSI parece ter mais elasticidade. As caraterísticas desportivas do R-LINE ficam-se apenas pela pinta, mas o conforto está assegurado e a qualidade estão asseguradas. Raramente este tipo de carros é comprado para uso mais desportivo, pelo que o Polo cumpre com todas as missões que lhe possa confiar. Mas não espere um comportamento dinâmico digno de nota.
Motor
O motor nesta versão era o 1.0 TSI de 110 CV, que chega perfeitamente para as necessidades deste Polo. Apesar dos consumos não terem sido muito entusiasmantes, talvez por alguns exageros nas acelerações, o Polo mostrou alma com o motor a altas rotações. Em baixas, teremos algumas hesitações com a caixa DSG a tentar remediar o assunto, que são minimizadas com a caixa em modo Sport. É um compromisso que não desilude, mas a caixa manual parece ser um compromisso mais interessante e menos oneroso.
Balanço Final
Balanço final positivo para este Polo. Com quase cinquenta anos de história nota-se que é um carro maduro e pouco dado a brincadeiras. Há quem lhe chame o Golf em ponto pequeno e não será descabido de todos, pois apresenta os pontos fortes do “irmão mais velho” ocupando menos espaço (e, por conseguinte, oferecendo menos espaço). O interior é agradável, mas pouco inspirado, o exterior, nesta versão tem toques de desportivo, mas é apenas ilusão de ótica, pois, na prática, o Polo está pensado para as exigências do dia a dia, com conforto, uma lista de equipamento interessante e agilidade. Claro que se um dia se atrasar para trabalho, vai-lhe dar confiança para enfrentar algumas curvas e forma mais veloz, mas não foi pensado para isso. É um excelente compromisso para quem procura um carro do segmento B.
Concorrentes
Audi A1 Sportback 30 TFSI S tronic S line – Desde 30.700€ MINI Cooper 5P LCI II 1.5 136CV – Desde 32 410 € SEAT Ibiza FR 1.0 TSI 81 kW (110 CV) FR – Desde 25.000€ Skoda Fabia Monte Carlo 1.0 TSI 81 kW (110 CV) – 26.000€
Ficha Técnica
Velocidade máxima -187 km/h Consumo WLTP Combinado- 5,2 l/100 km (Obtido – 6.9) Comprimento 4.074 mm Largura 1.751 mm Altura 1.451 mm Peso 1.240 kg Depósito de combustível Gasolina 40 l Volume da mala – 350l (1125 com bancos traseiros rebatidos) Potência máxima 95 CV / 70 kW Binário máximo 175 Nm Combustível Gasolina Número de cilindros 3 em linha Tração Dianteira Caixa automática de sete velocidades Principais equipamentos de série Jantes em liga leve 16′ Valencia Faróis dianteiros em LED Sensores de estacionamento dianteiros e traseiros Pacote ambiente Travel assist Roda Suplente Rádio “Ready 2 Discover8 Wireless App connect Forro do tejadilho em preto AC Climatic Volante multifunções em couro Equipamento Opcional da Viatura Ensaiada Pintura Metalizada Cinzento Smoke Jantes de 17″ Bergamo Vidros traseiros escurecidos Digital Cockpit Pro Câmara traseira
Mais/Menos
Mais
Versatilidade Design Exterior
Menos
Consumos Interior desinspirado
Preços
Preço da versão ensaiada (Euros): 30230.58€
Preço da versão base (Euros): 28515.58€
Exterior
Visualmente, o exterior do Polo está bem conseguido, com uma pinta desportiva que fica sempre bem (depende dos gostos, claro). Com uma frente mais agressiva e uma traseira que beneficia de pormenores que se vêm normalmente em carros mais rápidos, faz com que o carro ganhe mais presença face a outras versões. O Polo é desenvolvido com base na plataforma modular transversal (MQB). Permite-lhe oferecer proporções bastante dinâmicas, com uma longa distância entre eixos, curtas distâncias entre o centro da roda e as extremidades dianteira e traseira, e uma proporção desportiva das principais dimensões. No caso desta versão R-Line, no para-choques dianteiro, uma inserção preta de alto brilho e as barras longitudinais das entradas de ar e o seu contorno transmitem uma sensação de dinamismo. Um difusor – mais uma vez, em preto brilhante – com saídas de escape cromadas integradas na parte inferior da secção traseira do veículo distingue esta área das versões. E as jantes de liga leve “Valencia” de 16 polegadas equipam de série o Polo R-Line. Vai pagar mais por esta versão, como seria de esperar, mas gosta de ter um carro apelativo visualmente, talvez faça sentido.
Interior
O interior não é tão apelativo quanto o exterior. As linhas mais simples usadas no Polo podem ser igualmente encontradas no Taigo, por exemplo, e já nessa altura ficamos com a sensação que faltou um pouco mais de inspiração. Não é um interior feio, longe disso, mas falta alguma irreverência que se pode encontrar no exterior desta versão. No entanto, tudo é construído de forma sólida, com materiais de plástico algo duro, mas sem pontos de inflexão ou ruídos parasitas. O ecrã do sistema de infotainment fica situado ao centro, numa espécie de ilha rodeada por superfícies em piano lacado. Mas existem quatro sistemas por onde escolher: de 6,5” (Composition Media), de 8” (Ready2Discover ou Discover Media) ou de 9,2” (Discover Pro). Nesta versão, o Ready2Discover revelou ser um sistema que cumpre com o que lhe é pedido. O espaço interior é interessante, apesar de não deslumbrar. Há espaço para quatro pessoas e mais que isso será algo ambicioso. Espaço para a cabeça mais que suficiente e o espaço no banco traseiro chega para as necessidades de uma pessoas com 1.80m. O espaço na bagageira segue a mesma linha, com bons números para um carro compacto. Os bancos são confortáveis, com bom apoio, o volante dá boa sensação ao toque, quer na condução, quer no uso dos botões integrados. Um interior bom, mas pouco inspirado.
Equipamento
A lista de equipamento é boa, com as já referidas Jantes em liga leve 16′ Valencia. Juntam-se os faróis dianteiros em LED, os sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, Travel assist (Adaptive Cruise Control, Lane Assist) e outros sistemas de ajuda à condução como a manutenção de faixa de rodagem com assistência lateral e alerta de tráfego na traseira; travagem autónoma de emergência; sistema de travagem automática pós-colisão (para evitar colisões subsequentes). Quanto ao sistema de infotainment, conta com o Rádio “Ready 2 Discover8, além do Wireless App connect. O AC Climatic com comandos de fácil uso e o volante multifunções em couro, também agradável ao toque e fácil de usar. O equipamento é bom e as ajudas não são demasiado intrusivas na condução.
Consumos
Os consumos obtidos rondaram os 7l/100km, o que não é um valor espantoso. Claro que as acelerações mais ríspidas complicaram a média obtida, mas mesmo em percursos em autoestrada não notamos uma melhoria significativa da média.
Ao volante
As sensações ao volante são boas. Fazem lembrar o Golf, com tudo o que de bom e de mau que isso implica. O pisar do carro é bom, com uma suspensão bem calibrada, firme o suficiente para permitir alguma diversão, mas capaz de absorver irregularidades mais vincadas. O pisar assemelha-se muito ao do Golf, com sensações similares. Não é um carro que permita muita diversão, até porque o motor em conjugação com a caixa DSG por vezes apresenta hesitações. No Golf o motor 1.0 TSI parece ter mais elasticidade. As caraterísticas desportivas do R-LINE ficam-se apenas pela pinta, mas o conforto está assegurado e a qualidade estão asseguradas. Raramente este tipo de carros é comprado para uso mais desportivo, pelo que o Polo cumpre com todas as missões que lhe possa confiar. Mas não espere um comportamento dinâmico digno de nota.
Concorrentes
Audi A1 Sportback 30 TFSI S tronic S line – Desde 30.700€ MINI Cooper 5P LCI II 1.5 136CV – Desde 32 410 € SEAT Ibiza FR 1.0 TSI 81 kW (110 CV) FR – Desde 25.000€ Skoda Fabia Monte Carlo 1.0 TSI 81 kW (110 CV) – 26.000€
Motor
O motor nesta versão era o 1.0 TSI de 110 CV, que chega perfeitamente para as necessidades deste Polo. Apesar dos consumos não terem sido muito entusiasmantes, talvez por alguns exageros nas acelerações, o Polo mostrou alma com o motor a altas rotações. Em baixas, teremos algumas hesitações com a caixa DSG a tentar remediar o assunto, que são minimizadas com a caixa em modo Sport. É um compromisso que não desilude, mas a caixa manual parece ser um compromisso mais interessante e menos oneroso.
Balanço final
Balanço final positivo para este Polo. Com quase cinquenta anos de história nota-se que é um carro maduro e pouco dado a brincadeiras. Há quem lhe chame o Golf em ponto pequeno e não será descabido de todos, pois apresenta os pontos fortes do “irmão mais velho” ocupando menos espaço (e, por conseguinte, oferecendo menos espaço). O interior é agradável, mas pouco inspirado, o exterior, nesta versão tem toques de desportivo, mas é apenas ilusão de ótica, pois, na prática, o Polo está pensado para as exigências do dia a dia, com conforto, uma lista de equipamento interessante e agilidade. Claro que se um dia se atrasar para trabalho, vai-lhe dar confiança para enfrentar algumas curvas e forma mais veloz, mas não foi pensado para isso. É um excelente compromisso para quem procura um carro do segmento B.
Versatilidade Design Exterior
MenosConsumos Interior desinspirado
Ficha técnica
Velocidade máxima -187 km/h Consumo WLTP Combinado- 5,2 l/100 km (Obtido – 6.9) Comprimento 4.074 mm Largura 1.751 mm Altura 1.451 mm Peso 1.240 kg Depósito de combustível Gasolina 40 l Volume da mala – 350l (1125 com bancos traseiros rebatidos) Potência máxima 95 CV / 70 kW Binário máximo 175 Nm Combustível Gasolina Número de cilindros 3 em linha Tração Dianteira Caixa automática de sete velocidades Principais equipamentos de série Jantes em liga leve 16′ Valencia Faróis dianteiros em LED Sensores de estacionamento dianteiros e traseiros Pacote ambiente Travel assist Roda Suplente Rádio “Ready 2 Discover8 Wireless App connect Forro do tejadilho em preto AC Climatic Volante multifunções em couro Equipamento Opcional da Viatura Ensaiada Pintura Metalizada Cinzento Smoke Jantes de 17″ Bergamo Vidros traseiros escurecidos Digital Cockpit Pro Câmara traseira
Preço da versão base (Euros): 28515.58€
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