Volvo V90 T8 Plug-in Hybrid – Ensaio Teste

By on 22 Outubro, 2019

Volvo V90 T8 Plug-in Hybrid Inscription

Texto: André Duarte ([email protected])

Classe Sueca

Ser o topo do topo é sempre um privilégio, mas também uma responsabilidade com que a V90 na sua versão híbrida lida com grande galanteria. Contamos-lhe tudo nas próximas linhas…

Conheça todas as versões e motorizações AQUI.


Mais:

Comportamento / Conforto / Espaço / Design / Sistema Híbrido

 

Menos:

Falta de patilhas / Direção

Exterior

9/10

9/10

O estatuto da V90 assimila-se desde o primeiro olhar. Uma pose galante, estatuária, que os seus perto de 5 metros de comprimento (4,93m) acentuam de maneira suave, quase como uma flecha pronta a deslocar-se sobre o asfalto, num contacto levitante, como se sem qualquer toque, compassado e harmonioso. A filosofia de design da marca sueca está assim bem espelhada nesta proposta de topo, que ostenta um novo design nos faróis LED, numa dianteira revestida de personalidade, onde encontramos uma grelha generosa em dimensões. A lateral evidencia a distância pronunciada entre eixos (2,94m), com a traseira a garantir o remate estético equilibrado, com os faróis a percorrem os pilares D até à bagageira, a par da evidente dupla ponteira de escape. No fundo, um modelo coerente que emana uma imagem de sofisticação.

Interior

9/10

9/10

Uma vez no habitáculo, depressa apreendemos que a tónica exterior mantém-se. Há uma conjugação graciosa entre design, espaço e pragmatismo. Sentimos que estamos perante um produto distintivo, fruto de pormenores como madeira Walnut no tablier, consola central e portas, cortesia da versão Inscription que também garante bancos dianteiros ajustáveis eletronicamente e com memória. A sensação de bem estar é dominante, num habitáculo de linhas elegantes marcado pela quase ausência de botões.

Os bancos são confortáveis e o espaço está naturalmente garantido para toda a família – tanto à frente como atrás – que tem no ar condicionado automático de duas zonas o garante de que ninguém irá ficar desagradado com a temperatura ambiente. Um pequeno luxo, aconselhável, é o teto panorâmico (opcional de 1784€), o qual amplia a sensação de bem estar interior e faz-nos apreciar ainda mais as viagens nos dias solarengos. A par deste, vidros traseiros escurecidos 461€), bancos traseiros aquecidos (363€) ou o sistema Premium Sound Audio by Harman Kardon (953€), embora aumentem a fatura, também são extras a considerar nesta carrinha de topo.

Na dianteira, o ecrã tátil de 12,3 é bastante intuito e efetivo ao toque, permitindo-nos aceder às diversas funcionalidades, como navegação, comutação com telemóvel, rádio ou câmaras. Na consola central podemos encontrar uma tomada de 12V e duas entradas USB.

A bagageira, com os seus 560l, oferece-nos espaço para todas as exigências. Se houver necessidade, os bancos traseiros rebatidos estendem a sua volumetria para os 1526l, o que dará, previsivelmente, para tudo.

Equipamento

8/10

8/10

 De Série:

 – CleanZone

– Sensor de humidade

– Painel de instrumentos digital de 12,3”

– Inserções decorativas em madeira Linear Walnut

– Tomada de 12 V no tunel central

– Espelhos retrovisores exteriores e interior anti-encandeamento

– Portão da bagageira elétrico

– Tomada de 12V na bagageira

– Rails de tejadilho cromados

– Molduras das janelas em cromado

– Limitador de velocidadeCollision Mitigation Support, frente

– Sensores de ajuda ao estacionamento, atrás

– Definições do modo de condução

– Hill start assist

– Sensor de chuva

– Bancos dianteiros com proteção Whiplash

– Isofix – bancos traseiros laterais

– Audio High Performance

– Comandos audio no volante

– 2 conexões USB

– Bluetooth

– Sistema de navegação

– Volvo On Call

– Smartphone integration com USB HUB (iPhone & Android)

– Pneus 245/45 R18

 Opcional:

– Teto de vidro (1784€);

– Fecho de segurança elétrico das portas traseiras (111€);

– Câmara 360 graus (1138€);

– Vidros traseiros escurecidos 461€);

– Bancos de criança integrados (308€);

– BLIS – Aviso de presença de viaturas no ângulo morto (615€);

– Bancos traseiros aquecidos (363€); Câmara traseira (523€);

– Park Assist Pilot (793€);

– Pára-brisas aquecido (258€);

– Premium Sound Audio by Harman Kardon (953€);

– Suporte para bicicleta em alumínio (135€);

– Suporte para canoa/kayak (111€); Barras de carga (240€);

– Grade de proteção em aço (322€);

– Proteção do pára-choques (134€);

– Gancho de reboque semi-elétrico (1359 €);

– Caixa de carga para tejadilho by Volvo Cars (1503€)

Consumos

/10

7/10

Em percurso misto e tendo a bateria totalmente carregada, a andar a solo, o sistema híbrido permite-nos médias de 6,6l/100 km. Dado que estamos a falar de uma carrinha com uma potência combinada de 390 cv e um peso na ordem das duas toneladas, é um registo muito bom. Já quando a bateria acaba e o motor a gasolina fica a solo a cargo das despesas, falamos de médias que facilmente chegam aos 9l. A rodar apenas com o motor de combustão e com o carro cheio – 4 ocupantes e porta-bagagens cheio – 10l foi o conseguido. De forma realista, as cifras andarão pelos 7/8l, se tivermos cuidado. Em suma, este é um modelo com consumos, em certa medida, competentes, porque, atendendo ao binómio peso/potência, não se podem esperar milagres.

Ao Volante

8/10

8/10

É no palco das grandes viagens que a Volvo V90 melhor se sente. A autoestrada é assim o seu berço, num modelo que nos permite percorrer quilómetros sempre acompanhados da sensação de bem estar.

A V90 apresenta uma boa relação com o asfalto, com um bom rolar, e a suspensão é garante de conforto, ainda que, por vezes, deixe transparecer para os passageiros a sensação de estrada e a percepção das irregularidades do estado do piso. Nada de realmente grave, embora a menção se justifique por falarmos aqui de um veículo de topo. A direção cumpre bem o propósito, não sendo, ainda assim, das mais informativas, independentemente do modo de condução. A caixa automática de 8 velocidades é muito eficaz e acompanha bem as exigências do pedal do acelerador. Apesar de falarmos aqui de uma proposta familiar, as patilhas de volante, ausentes, seriam uma opção bem vinda numa proposta com perto de 400 cv, possibilitando uma gestão mais personalizada das relações em certos momentos de condução, ainda que a caixa de velocidades cumpra na perfeição o seu papel.

A forma como a carrinha nos permite conhecer quilómetros em estrada, independentemente das características do trajeto, e o fulgor que apresenta, mesmo que circulemos com o carro cheio de passageiros e bagagem, fazem desta uma proposta com muita alma e em que o sistema híbrido assenta na perfeição. O sistema é silencioso e mal se dá por ele, mas quando pisamos o acelerador, percebemos que há muito para extrair do conjunto.

É um modelo que apresenta expressivos 640 Nm de binário, e apesar do peso e dimensões, proporciona-nos uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em apenas 5,3s. Um registo digno de um desportivo… e melhor que muitos deles. A isto junta-se a velocidade máxima de 250 km/h. Tudo argumentos que nos fazem olhar com regozijo para uma proposta que, à elegante imagem, junta uma série de características de franzir o sobrolho.

No geral, a V90 T8 Plug-in Hybrid faz-nos sentir a viajar em velocidade cruzeiro, transmitindo franco agrado a todos os passageiros, quer pelo interior de bom gosto, revestido a materiais de qualidade, e que presta uma insonorização de nota, quer pelas competências estradistas. É sem dúvida um companheiro para grandes tiradas.

Já em trajetos urbanos é um modelo que, naturalmente, dadas as suas dimensões, principalmente os 4,93m de comprimento, requer alguns cuidados, principalmente a estacionar. Situação em que as câmaras e sensores prestam um necessário e bem vindo auxílio.

Motor

8/10

8/10

O sistema híbrido conjuga um motor a gasolina de 320 cv com um elétrico – associado a uma bateria de iões de lítio de 10.4 kWh – de 88 cv, o que se traduz por uma potência combinada de 390 cv, um coração de muito respeito. Para um carregamento total da bateria, algo que depende sempre da potência da tomada, precisamos de cerca de 4h na rede doméstica.

A potência pode ser gerida através de quatro modos de condução: Eco (apenas modo elétrico); Hybrid (gestão automática dos motores gasolina e elétrico); Power (modo mais desportivo); AWD (tração integral permanente).

A tração integral permanente, apesar de tornar a V90 mais gastadora, é a que melhor nos faz sentir em estrada, garantindo um modelo mais agarrado, com um melhor comportamento e uma prestação condizente com os seus 390 cv.

A aposta num sistema híbrido numa proposta com estas características é uma opção interessante, permitindo-nos ter uma carrinha com generosa potência, mas de filosofia racional e mantendo a génese familiar.

Balanço Final

8/10

8/10

A Volvo V90 lembra um harmonioso instrumento musical, que tem na pauta de cada quilómetro o deleite ideal para os sentidos. Suave e galante, convida-nos a esquecer tempo e espaço, e leva-nos a preocupar apenas com o desfrutar de cada viagem. É um modelo de topo, que tem nas versão híbrida a conjugação entre refinamento e modernidade, garantido a satisfação a – certamente – toda a família.

Concorrentes

Mercedes-Benz E300 Station – 72.900€ (Ficha técnica)

(Conheça todas as versões e motorizações AQUI)

Ficha Técnica

Motor Térmico

Tipo – gasolina, 4 cil. em linha, injeção direta, turbo, intercooler

Cilindrada (cm3) – 1969

Potência máxima (cv/rpm) – 320 / 5700

Binário máximo (Nm/rpm) – 400 / 2200 – 5400

Taxa de compressão – 10,3:1

Motor Elétrico

Potência máxima (cv/rpm) – 88 CV/65 kW às 7000

Binário máximo (Nm): 240

Tipo/Capacidade da bateria (kWh) – Iões de lítio, localização central, 10.4 kWh

Potência Máxima combinada – 390 cv

Binário Máximo combinado – 640 Nm

Transmissão e direcção – Integral, transmissão automática de 8 velocidades; pinhão cremalheira com assistência elétrica

Suspensão (fr/tr) – Independente Tipo McPherson à frente e eixo de torção atrás

Prestações e consumos

Aceleração 0-100 km/h (s) – 5,3

Velocidade máxima (km/h) – 250

Consumos misto (l/100 km) – 1,7 – 2,6 (WLTP)

Emissões de CO2 (g/km) – 47 – 57 (WLTP)

Dimensões e pesos

Comp./largura/altura (mm) –  4936/1879/1475

Distância entre eixos (mm) – 2941

Largura de vias (fr/tr) (mm) – 1618/1619

Travões (fr/tr) – Discos ventilados/Discos Ventilados

Peso (kg) – 2011

Capacidade da bagageira (l) – 560 (1526 c/ bancos rebatidos)

Capacidade do depósito (l) – 60

Pneus (fr/tr) – 255/40 R19

Mais/Menos


Mais

Comportamento / Conforto / Espaço / Design / Sistema Híbrido

 

Menos

Falta de patilhas / Direção

Exterior
Interior
Equipamento
Consumos
Ao volante
Concorrentes
Motor
Balanço final
Ficha técnica

Exterior

9/10

O estatuto da V90 assimila-se desde o primeiro olhar. Uma pose galante, estatuária, que os seus perto de 5 metros de comprimento (4,93m) acentuam de maneira suave, quase como uma flecha pronta a deslocar-se sobre o asfalto, num contacto levitante, como se sem qualquer toque, compassado e harmonioso. A filosofia de design da marca sueca está assim bem espelhada nesta proposta de topo, que ostenta um novo design nos faróis LED, numa dianteira revestida de personalidade, onde encontramos uma grelha generosa em dimensões. A lateral evidencia a distância pronunciada entre eixos (2,94m), com a traseira a garantir o remate estético equilibrado, com os faróis a percorrem os pilares D até à bagageira, a par da evidente dupla ponteira de escape. No fundo, um modelo coerente que emana uma imagem de sofisticação.

Interior

9/10

Uma vez no habitáculo, depressa apreendemos que a tónica exterior mantém-se. Há uma conjugação graciosa entre design, espaço e pragmatismo. Sentimos que estamos perante um produto distintivo, fruto de pormenores como madeira Walnut no tablier, consola central e portas, cortesia da versão Inscription que também garante bancos dianteiros ajustáveis eletronicamente e com memória. A sensação de bem estar é dominante, num habitáculo de linhas elegantes marcado pela quase ausência de botões.

Os bancos são confortáveis e o espaço está naturalmente garantido para toda a família – tanto à frente como atrás – que tem no ar condicionado automático de duas zonas o garante de que ninguém irá ficar desagradado com a temperatura ambiente. Um pequeno luxo, aconselhável, é o teto panorâmico (opcional de 1784€), o qual amplia a sensação de bem estar interior e faz-nos apreciar ainda mais as viagens nos dias solarengos. A par deste, vidros traseiros escurecidos 461€), bancos traseiros aquecidos (363€) ou o sistema Premium Sound Audio by Harman Kardon (953€), embora aumentem a fatura, também são extras a considerar nesta carrinha de topo.

Na dianteira, o ecrã tátil de 12,3 é bastante intuito e efetivo ao toque, permitindo-nos aceder às diversas funcionalidades, como navegação, comutação com telemóvel, rádio ou câmaras. Na consola central podemos encontrar uma tomada de 12V e duas entradas USB.

A bagageira, com os seus 560l, oferece-nos espaço para todas as exigências. Se houver necessidade, os bancos traseiros rebatidos estendem a sua volumetria para os 1526l, o que dará, previsivelmente, para tudo.

Equipamento

8/10

 De Série:

 – CleanZone

– Sensor de humidade

– Painel de instrumentos digital de 12,3”

– Inserções decorativas em madeira Linear Walnut

– Tomada de 12 V no tunel central

– Espelhos retrovisores exteriores e interior anti-encandeamento

– Portão da bagageira elétrico

– Tomada de 12V na bagageira

– Rails de tejadilho cromados

– Molduras das janelas em cromado

– Limitador de velocidadeCollision Mitigation Support, frente

– Sensores de ajuda ao estacionamento, atrás

– Definições do modo de condução

– Hill start assist

– Sensor de chuva

– Bancos dianteiros com proteção Whiplash

– Isofix – bancos traseiros laterais

– Audio High Performance

– Comandos audio no volante

– 2 conexões USB

– Bluetooth

– Sistema de navegação

– Volvo On Call

– Smartphone integration com USB HUB (iPhone & Android)

– Pneus 245/45 R18

 Opcional:

– Teto de vidro (1784€);

– Fecho de segurança elétrico das portas traseiras (111€);

– Câmara 360 graus (1138€);

– Vidros traseiros escurecidos 461€);

– Bancos de criança integrados (308€);

– BLIS – Aviso de presença de viaturas no ângulo morto (615€);

– Bancos traseiros aquecidos (363€); Câmara traseira (523€);

– Park Assist Pilot (793€);

– Pára-brisas aquecido (258€);

– Premium Sound Audio by Harman Kardon (953€);

– Suporte para bicicleta em alumínio (135€);

– Suporte para canoa/kayak (111€); Barras de carga (240€);

– Grade de proteção em aço (322€);

– Proteção do pára-choques (134€);

– Gancho de reboque semi-elétrico (1359 €);

– Caixa de carga para tejadilho by Volvo Cars (1503€)

Consumos

7/10

Em percurso misto e tendo a bateria totalmente carregada, a andar a solo, o sistema híbrido permite-nos médias de 6,6l/100 km. Dado que estamos a falar de uma carrinha com uma potência combinada de 390 cv e um peso na ordem das duas toneladas, é um registo muito bom. Já quando a bateria acaba e o motor a gasolina fica a solo a cargo das despesas, falamos de médias que facilmente chegam aos 9l. A rodar apenas com o motor de combustão e com o carro cheio – 4 ocupantes e porta-bagagens cheio – 10l foi o conseguido. De forma realista, as cifras andarão pelos 7/8l, se tivermos cuidado. Em suma, este é um modelo com consumos, em certa medida, competentes, porque, atendendo ao binómio peso/potência, não se podem esperar milagres.

Ao volante

8/10

É no palco das grandes viagens que a Volvo V90 melhor se sente. A autoestrada é assim o seu berço, num modelo que nos permite percorrer quilómetros sempre acompanhados da sensação de bem estar.

A V90 apresenta uma boa relação com o asfalto, com um bom rolar, e a suspensão é garante de conforto, ainda que, por vezes, deixe transparecer para os passageiros a sensação de estrada e a percepção das irregularidades do estado do piso. Nada de realmente grave, embora a menção se justifique por falarmos aqui de um veículo de topo. A direção cumpre bem o propósito, não sendo, ainda assim, das mais informativas, independentemente do modo de condução. A caixa automática de 8 velocidades é muito eficaz e acompanha bem as exigências do pedal do acelerador. Apesar de falarmos aqui de uma proposta familiar, as patilhas de volante, ausentes, seriam uma opção bem vinda numa proposta com perto de 400 cv, possibilitando uma gestão mais personalizada das relações em certos momentos de condução, ainda que a caixa de velocidades cumpra na perfeição o seu papel.

A forma como a carrinha nos permite conhecer quilómetros em estrada, independentemente das características do trajeto, e o fulgor que apresenta, mesmo que circulemos com o carro cheio de passageiros e bagagem, fazem desta uma proposta com muita alma e em que o sistema híbrido assenta na perfeição. O sistema é silencioso e mal se dá por ele, mas quando pisamos o acelerador, percebemos que há muito para extrair do conjunto.

É um modelo que apresenta expressivos 640 Nm de binário, e apesar do peso e dimensões, proporciona-nos uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em apenas 5,3s. Um registo digno de um desportivo… e melhor que muitos deles. A isto junta-se a velocidade máxima de 250 km/h. Tudo argumentos que nos fazem olhar com regozijo para uma proposta que, à elegante imagem, junta uma série de características de franzir o sobrolho.

No geral, a V90 T8 Plug-in Hybrid faz-nos sentir a viajar em velocidade cruzeiro, transmitindo franco agrado a todos os passageiros, quer pelo interior de bom gosto, revestido a materiais de qualidade, e que presta uma insonorização de nota, quer pelas competências estradistas. É sem dúvida um companheiro para grandes tiradas.

Já em trajetos urbanos é um modelo que, naturalmente, dadas as suas dimensões, principalmente os 4,93m de comprimento, requer alguns cuidados, principalmente a estacionar. Situação em que as câmaras e sensores prestam um necessário e bem vindo auxílio.

Concorrentes

Mercedes-Benz E300 Station – 72.900€ (Ficha técnica)

(Conheça todas as versões e motorizações AQUI)

Motor

8/10

O sistema híbrido conjuga um motor a gasolina de 320 cv com um elétrico – associado a uma bateria de iões de lítio de 10.4 kWh – de 88 cv, o que se traduz por uma potência combinada de 390 cv, um coração de muito respeito. Para um carregamento total da bateria, algo que depende sempre da potência da tomada, precisamos de cerca de 4h na rede doméstica.

A potência pode ser gerida através de quatro modos de condução: Eco (apenas modo elétrico); Hybrid (gestão automática dos motores gasolina e elétrico); Power (modo mais desportivo); AWD (tração integral permanente).

A tração integral permanente, apesar de tornar a V90 mais gastadora, é a que melhor nos faz sentir em estrada, garantindo um modelo mais agarrado, com um melhor comportamento e uma prestação condizente com os seus 390 cv.

A aposta num sistema híbrido numa proposta com estas características é uma opção interessante, permitindo-nos ter uma carrinha com generosa potência, mas de filosofia racional e mantendo a génese familiar.

Balanço final

8/10

A Volvo V90 lembra um harmonioso instrumento musical, que tem na pauta de cada quilómetro o deleite ideal para os sentidos. Suave e galante, convida-nos a esquecer tempo e espaço, e leva-nos a preocupar apenas com o desfrutar de cada viagem. É um modelo de topo, que tem nas versão híbrida a conjugação entre refinamento e modernidade, garantido a satisfação a – certamente – toda a família.

Mais

Comportamento / Conforto / Espaço / Design / Sistema Híbrido

 

Menos

Falta de patilhas / Direção

Ficha técnica

Motor Térmico

Tipo – gasolina, 4 cil. em linha, injeção direta, turbo, intercooler

Cilindrada (cm3) – 1969

Potência máxima (cv/rpm) – 320 / 5700

Binário máximo (Nm/rpm) – 400 / 2200 – 5400

Taxa de compressão – 10,3:1

Motor Elétrico

Potência máxima (cv/rpm) – 88 CV/65 kW às 7000

Binário máximo (Nm): 240

Tipo/Capacidade da bateria (kWh) – Iões de lítio, localização central, 10.4 kWh

Potência Máxima combinada – 390 cv

Binário Máximo combinado – 640 Nm

Transmissão e direcção – Integral, transmissão automática de 8 velocidades; pinhão cremalheira com assistência elétrica

Suspensão (fr/tr) – Independente Tipo McPherson à frente e eixo de torção atrás

Prestações e consumos

Aceleração 0-100 km/h (s) – 5,3

Velocidade máxima (km/h) – 250

Consumos misto (l/100 km) – 1,7 – 2,6 (WLTP)

Emissões de CO2 (g/km) – 47 – 57 (WLTP)

Dimensões e pesos

Comp./largura/altura (mm) –  4936/1879/1475

Distância entre eixos (mm) – 2941

Largura de vias (fr/tr) (mm) – 1618/1619

Travões (fr/tr) – Discos ventilados/Discos Ventilados

Peso (kg) – 2011

Capacidade da bagageira (l) – 560 (1526 c/ bancos rebatidos)

Capacidade do depósito (l) – 60

Pneus (fr/tr) – 255/40 R19

Preço da versão base (Euros): 78518€