Volkswagen Tiguan 2.0 TDI 150 cv DSG R-Line – Ensaio Teste
Nascido em 2007, o VW Tiguan é um dos modelos de mais sucesso da marca, e um dos SUV mais vendidos no mundo. Em 2020, o modelo atingiu as seis milhões de unidades vendidas, e só no ano de 2019 foram fabricados 910.926. O seu sucessor está pronto, já são conhecidas as linhas gerais, mas ainda este ano, nos primeiros oito meses o atual VW Tiguan foi, de longe, o modelo mais vendido na União Europeia, no seu segmento, e continua com uma percentagem de crescimento de quase 30%. Sobrepõe-se claramente a modelos como o Hyundai Tucson, Kia Sportage, Nissan Qashqai, Ford Kuga, Toyota C-HR, Peugeot 3008, Cupra Formentor, Dacia Jogger e Skoda Karoq, que o perseguem no top 10 de vendas na UE este ano de 2023.
O Volkswagen Tiguan é um SUV de tamanho médio, mais recentemente, em 2017 foi estreada uma versão XL com uma distância entre eixos alargada em 110 mm, até sete lugares e um design personalizado, o Tiguan Allspace. O novo Tiguan já foi apresentado, tem muitas novidades, novas motorizações híbridas plug-in, e chegará a Portugal no segundo trimestre de 2024.
Mas como se percebe, o atual continua a dar cartas, e esta versão 2.0 TDI 150 cv DSG R-Line continua a ser muito pretendida pelos clientes. E percebe-se porquê.
É verdade que o gasóleo começa a ter os dias contados, mas se há automóvel em que pode fazer ainda bastante sentido é neste Tiguan. O gasóleo pode aproximar-se bastante do preço da gasolina, mas estes motores TDI são reconhecidamente pouco gulosos e este não é exceção…
Então se viajar com frequência, tem um carro muito económico, para vários anos…
Para além disso, esta versão R-Line embeleza fortemente o Tiguan dando-lhe muita desportividade.
Exterior
O Volkswagen Tiguan tem um design moderno e elegante, englobando os elementos tradicionais da Volkswagen com uma linguagem visual mais contemporânea, é um automóvel com uma imagem sofisticada, os gostos de cada um são o que são, mas é para mim um dos SUV mais bonitos do mercado. E esta versão R-Line é bem capaz de atrair tanto os consumidores que procuram um carro familiar quanto os que procuram um carro desportivo. Tem uma linha de cintura alta, o que lhe dá um visual mais robusto. Sabendo-se que a estética é um dos principais motivos para a compra, não é por acaso que é o mais vendido do seu segmento.
Interior
O Tiguan é um automóvel com boa qualidade dos materiais, ergonomia e um sistema multimédia com boa funcionalidade. Os materiais são macios ao toque e bem-acabados, os comandos são intuitivos e fáceis de usar, tudo isto num interior moderno e muito bem-acabado.
Espaço é algo que não falta e a bagageira é grande.
Os bancos e o volante têm muitos ajustes, o apoio lombar ajustável dos bancos dianteiros, nesta versão, é importante, a insonorização do habitáculo é muito boa, o que também é ajudado pelo motor 2.0 TDI que é bastante silencioso, exceto em muita alta rotação, em que se ouve também algum ruído do vento. Não é um interior extremamente elegante, mas é prático.
Há muito espaço na frente, bons espaços de arrumação, atrás cabem bem três adultos, mas ao meio é mais apertado, o espaço para as pernas não é problema, se forem somente duas pessoas atrás, estes podem utilizar o apoio de braço central, que inclui dois suportes para copos.
O Tiguan tem também uma boa bagageira para os padrões da sua classe.
Equipamento
Mesmo nas versões mais básicas, o carro está bem equipado, e é mesmo dos SUV mais bem-equipados do mercado. Baseia-se em quatro linhas de especificações. A versão básica do Tiguan inclui elementos como jantes de liga leve Montana de 17 polegadas, faróis LED, volante multifunções em pele, ecrã multifunções Premium, sistema proativo de proteção dos ocupantes em combinação com o Front Assist e o novo sistema de infoentretenimento MIB3 da geração Composition radio (com oito altifalantes). Acima desta linha está a linha de especificações “Life”. As duas linhas topo de gama do novo Tiguan são a Elegance e a R-Line.
As linhas de equipamento mais sofisticadas incluem características adicionais, bem como sistemas de assistência e conveniência de série para conferir ao Tiguan um aspeto elegante (Elegance) ou mais desportivo (R-Line) deste ensaio.
Novos sistemas de assistência, como o Travel Assist, graças ao qual o Tiguan oferece uma condução assistida até uma velocidade de 210 km/h, proporcionam um conforto adicional e estão disponíveis como opção. O Tiguan também pode ser atualizado com numerosos equipamentos opcionais, como o teto de abrir panorâmico basculante e deslizante ou o suporte de reboque, ou o veículo está sempre online graças à mais recente geração do sistema de Infotainment MIB3.
As ajudas à condução de série (como o aviso de afastamento da faixa de rodagem, o alerta de ângulo morto e a travagem de emergência com reconhecimento de peões) são úteis na medida em que ajudam a evitar possíveis distrações. A sua função não é substituir parte do trabalho do condutor.
Este é o primeiro Tiguan a ter a função Travel Assist, que coordena o funcionamento de duas características de série: o cruise control ativo e o assistente de centragem na faixa de rodagem. Desta forma, a condução é – em teoria – mais descontraída, uma vez que o condutor só tem de estar atento à condução e manter as mãos no volante (que tem um sensor capacitivo: basta tocar-lhe, não é necessário fazer força), mas não tem de utilizar os pedais ou rodar o volante, basta seguir o seu curso. O cruise control é preditivo; antecipa as condições através de informações do sistema de navegação (por exemplo, cruzamentos) ou da câmara (por exemplo, limites de velocidade).
O Tiguan também aplica a mais recente geração de sistemas de info-entretenimento (MIB3) para trazer a bordo uma gama completamente nova de serviços e funções baseados na Internet. Também novo: o sistema de som opcional de 480 watts do especialista em áudio Harman Kardon.
Esta versão tem ainda Barras de tejadilho pretas, Sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, Volante multifunções em couro, AC Climatronic 3 zonas, Side Assist, Vidros traseiros escurecidos, Wireless app connect, Rádio “Ready 2 Discover”, Espelhos retrovisores rebatíveis eletricamente, Pacote R-Line exterior e interior, Jantes em liga leve 19’ “Valência”, Digital cockpit Pro, Faróis dianteiros em LED com luzes de curva dinâmica, Molduras das janelas em cromado, Luz ambiente, Pacote Driver Assistance.
Consumos
Com os 1.631 Kg que pesa o Tiguan, não é nada difícil manter os consumos à volta dos 6,0 l/100 km em percurso combinado, e em estrada, por volta dos 130 Km/h, nos 5.2 l/100 Km o que é muito bom. Se passarmos dessa velocidade o aumento é exponencial, mas se formos cautelosos, podemos contar com estes consumos. Sem dúvida que este motor é dos mais eficientes da sua categoria e diria mesmo ideal para quem quer gastar o mínimo possível de combustível sem poder adquirir um híbrido ou plug-in.
É lógico que a pressão sobre o diesel intensifica-se, basta ver os gráficos do que aumentou nos últimos tempos, chegando quase a igualar a gasolina, ainda há bem pouco tempo o valor foi quase o mesmo, e esse é um dado a ponderar, pois a diferença que este motor fazia era fantástica, por exemplo em 2015 quando a diferença entre a gasolina e o gasóleo estava nos 30 cêntimos. Hoje está quase igual. Portanto, a diferença de preço para os motores a gasolina deve valer mais a pena…
Ao Volante
O VW Tiguan é um automóvel delicioso para guiar e a posição de condução não é demasiado alta para um SUV. Sabendo-se que os SUV granjearam as preferências da maioria dos compradores europeus, não é por acaso que este Tiguan está no topo das preferências, pois é excelente de conduzir. Não é barato, há modelos bem mais baratos e que não são muito piores a vários níveis, como por exemplo o ‘irmão’ Skoda Karoq, este Tiguan guia-se bem em todos os tipos de estradas. Não é extraordinariamente ágil, há outros SUV que curvam melhor, mas é equilibrado na maioria dos items, enquanto a concorrência tem um ‘biorritmo’ mais ‘anárquico’ entre o que é bom ou nem tanto.
Sei que muita gente gosta dos SUV por vários motivos, mas eu continuo a preferir os hatchback, porque dão bem mais prazer de condução, mas este Tiguan é nesse aspeto diferente de muitos outros SUV, porque me dá uma perceção diferente para melhor tendo em conta a minha preferência.
É óbvio que é pesado, os 130 Kg de diferença a mais para o Golf notam-se muito na dinâmica de condução, mas também há diferenças deste Tiguan – para melhor – face a alguns concorrentes.
A carroçaria não oscila demais nas curvas, agarra-se bem à estrada, é ágil, o que não é estranha esta versão R-Line que tem uma suspensão desportiva que ajuda muito à dinâmica e como é lógico, contribui para a perceção com que ficámos do carro. O Tiguan é um carro bom de conduzir, a suspensão absorve bem as muitas imperfeições das nossas estradas e a suspensão é firme, como gosto, sem tornar o carro desconfortável. Longe disso.
Resumindo, é ágil, confortável, tem uma direção precisa, suspensão firme, e tudo isto garante uma condução segura e divertida.
Motor
O motor 2.0 TDI de 150 cv é um bloco ‘mítico’ no Grupo Volkswagen há muitos anos, e boa parte do sucesso de muitos dos seus modelos está neste motor, que teve obviamente diversas evoluções ao longo do tempo. Hoje em dia os motores turbo diesel (TDI) do Tiguan estão entre os motores de combustão mais limpos do mundo.
Este não é um motor muito potente, mas é desenvolto q.b, e especialmente muito eficiente e silencioso. Na verdade, não precisamos, em termos gerais, mais do que isto, e este motor pode
A caixa de dupla embraiagem DSG, com sete velocidades liga-se de forma perfeita a este carro, aproveitando bem o binário do carro para rodar sempre no ponto ideal, desde que saibamos gerir bem a brusquidão do pé direito.
Balanço Final
O Volkswagen Tiguan continua a ser uma versão muito importante na gama, e este motor 2.0 TDI 150 cv é bom demais para ser colocado de lado. É óbvio que o diesel está sob pressão, especialmente nos preços, mas em determinados contextos o valor que poupa com o baixo consumo faz grande diferença. O Tiguan é um dos SUV mais vendidos no mundo, e o modelo mais vendido na União Europeia, no seu segmento. Tem um design moderno e elegante, bom interior, e espaçoso, o automóvel é muito bem equipado e como já referimos, o motor é uma mais valia, pelas prestações e também pelos consumos. em termos dinâmicos não se sente demasiado o peso do carro e a impressão geral que deixa é boa. Tem coisas em que fica abaixo da concorrência, como sucede com quase todos os automóveis numa gama.
Concorrentes
O Tiguan custa a partir de 37.257€, a versão Life a gasolina de 130 cv, que vai até aos 245 cv.
Há versões a gasolina, Plug-in Hybrid. Já esta versão R-Line custa a partir de 47.764€, na versão a gasolina de 245 cv e este Tiguan 2.0 TDI 150 cv DSG R-Line custa 61.571€ com equipamento de topo. Como se percebe, e admitindo que é um SUV com qualidade acima da média, sem chegar aos Premium, a verdade é que também é caro. Acima, só, por exemplo o BMW X3, Mercedes GLC também o Volvo XC40, ainda que neste caso com uma diferença pequena.
O Seat Ateca e o Skoda Karoq são bem mais baratos.
Mas há o tal dado importante que já referimos e que não sucede por acaso. Este ano, nos primeiros oito meses foi, de longe, o modelo mais vendido na União Europeia, batendo nas preferências das pessoas modelos como o Hyundai Tucson, Kia Sportage, Nissan Qashqai, Ford Kuga, Toyota C-HR, Peugeot 3008, Cupra Formentor, Dacia Jogger e Skoda Karoq, que o perseguem no top 10 de vendas na UE este ano de 2023, até agosto. E esse top é uma indicação melhor do que qualquer outra coisa que pudessemos escrever, mas como é óbvio há em todos pontos mais ou menos positivos e valorizá-los mais ou menos tem mais a ver com as preferências de cada um.
Ficha Técnica
Desempenho nominal e consumo de combustível
Velocidade máxima 200 km/h
Aceleração 0-100 km/h 9,4 s
Consumo de combustível WLTP
Consumo AutoSport/Auto+ 6.0 l/100 Km
Combinado 5,7 l/100 km
Velocidade baixa 7,5 l/100 km
Velocidade média 5,5 l/100 km
Velocidade elevada 4,9 l/100 km
Velocidade muito alta 5,9 l/100 km
Emissões de CO₂ WLTP 150 g/km
Dimensões, peso, capacidades
Tipo de carroçaria Todo-o-terreno
Número de portas 5
Comprimento 4.509 mm
Largura 1.839 mm
Altura 1.675 mm
Peso 1,631 kg
Depósito de combustível Gasóleo 58 l
AdBlue 12 l
Volume da bagageira
Volume com uma fila de bancos disponível 1.510 litros
Volume máximo com duas filas de bancos disponíveis 615 litros
Volume mínimo com duas filas de bancos disponíveis 520 litros
Número de lugares sentados 5
Resumo do grupo motopropulsor
Potência máxima 150 cv / 110 kW
Binário máximo 360 Nm
Combustível Diesel
Potência máxima 150 cv / 110 kW
Rotações de potência máxima 3.000 – 4.200 rpm
Binário máximo 360 Nm
Rotações de binário máximo 1.600 – 2.750 rpm
Motor 4 cilindros em linha
Capacidade do cilindro 1.968 cc
Injeção de combustível Injeção direta common rail. Turbo. Geometria variável. Intercooler
Paragem/arranque automático do motor (“Stop/Start”) Sim
Transmissão
Tração dianteira
Caixa de velocidades automática DSG 7 velocidades
Chassis
Estrutura da suspensão dianteira Tipo McPherson
Mola da suspensão dianteira Mola helicoidal
Estrutura da suspensão traseira Paralelogramo deformável
Mola da suspensão traseira Mola helicoidal
Barra estabilizadora dianteira Sim
Barra estabilizadora traseira Sim
Tipo de travões dianteiros Disco ventilado
Tipo de travões traseiros Disco
Direção Cremalheira e pinhão
Tipo de assistência Elétrica
Pneus dianteiros 225/45 R19 100V
Pneus traseiros 225/45 R19 100V
Mais/Menos
Mais
O mais vendido do segmento na Europa
Espaço
Equipamento
Motor 2.0 TDI 150 cv
Consumos
Versatilidade
Menos
Preço
Motor a gasóleo
Emissões
Preços
Preço da versão ensaiada (Euros): 61571€
Preço da versão base (Euros): 55092€
Exterior
O Volkswagen Tiguan tem um design moderno e elegante, englobando os elementos tradicionais da Volkswagen com uma linguagem visual mais contemporânea, é um automóvel com uma imagem sofisticada, os gostos de cada um são o que são, mas é para mim um dos SUV mais bonitos do mercado. E esta versão R-Line é bem capaz de atrair tanto os consumidores que procuram um carro familiar quanto os que procuram um carro desportivo. Tem uma linha de cintura alta, o que lhe dá um visual mais robusto. Sabendo-se que a estética é um dos principais motivos para a compra, não é por acaso que é o mais vendido do seu segmento.
Interior
O Tiguan é um automóvel com boa qualidade dos materiais, ergonomia e um sistema multimédia com boa funcionalidade. Os materiais são macios ao toque e bem-acabados, os comandos são intuitivos e fáceis de usar, tudo isto num interior moderno e muito bem-acabado.
Espaço é algo que não falta e a bagageira é grande.
Os bancos e o volante têm muitos ajustes, o apoio lombar ajustável dos bancos dianteiros, nesta versão, é importante, a insonorização do habitáculo é muito boa, o que também é ajudado pelo motor 2.0 TDI que é bastante silencioso, exceto em muita alta rotação, em que se ouve também algum ruído do vento. Não é um interior extremamente elegante, mas é prático.
Há muito espaço na frente, bons espaços de arrumação, atrás cabem bem três adultos, mas ao meio é mais apertado, o espaço para as pernas não é problema, se forem somente duas pessoas atrás, estes podem utilizar o apoio de braço central, que inclui dois suportes para copos.
O Tiguan tem também uma boa bagageira para os padrões da sua classe.
Equipamento
Mesmo nas versões mais básicas, o carro está bem equipado, e é mesmo dos SUV mais bem-equipados do mercado. Baseia-se em quatro linhas de especificações. A versão básica do Tiguan inclui elementos como jantes de liga leve Montana de 17 polegadas, faróis LED, volante multifunções em pele, ecrã multifunções Premium, sistema proativo de proteção dos ocupantes em combinação com o Front Assist e o novo sistema de infoentretenimento MIB3 da geração Composition radio (com oito altifalantes). Acima desta linha está a linha de especificações “Life”. As duas linhas topo de gama do novo Tiguan são a Elegance e a R-Line.
As linhas de equipamento mais sofisticadas incluem características adicionais, bem como sistemas de assistência e conveniência de série para conferir ao Tiguan um aspeto elegante (Elegance) ou mais desportivo (R-Line) deste ensaio.
Novos sistemas de assistência, como o Travel Assist, graças ao qual o Tiguan oferece uma condução assistida até uma velocidade de 210 km/h, proporcionam um conforto adicional e estão disponíveis como opção. O Tiguan também pode ser atualizado com numerosos equipamentos opcionais, como o teto de abrir panorâmico basculante e deslizante ou o suporte de reboque, ou o veículo está sempre online graças à mais recente geração do sistema de Infotainment MIB3.
As ajudas à condução de série (como o aviso de afastamento da faixa de rodagem, o alerta de ângulo morto e a travagem de emergência com reconhecimento de peões) são úteis na medida em que ajudam a evitar possíveis distrações. A sua função não é substituir parte do trabalho do condutor.
Este é o primeiro Tiguan a ter a função Travel Assist, que coordena o funcionamento de duas características de série: o cruise control ativo e o assistente de centragem na faixa de rodagem. Desta forma, a condução é – em teoria – mais descontraída, uma vez que o condutor só tem de estar atento à condução e manter as mãos no volante (que tem um sensor capacitivo: basta tocar-lhe, não é necessário fazer força), mas não tem de utilizar os pedais ou rodar o volante, basta seguir o seu curso. O cruise control é preditivo; antecipa as condições através de informações do sistema de navegação (por exemplo, cruzamentos) ou da câmara (por exemplo, limites de velocidade).
O Tiguan também aplica a mais recente geração de sistemas de info-entretenimento (MIB3) para trazer a bordo uma gama completamente nova de serviços e funções baseados na Internet. Também novo: o sistema de som opcional de 480 watts do especialista em áudio Harman Kardon.
Esta versão tem ainda Barras de tejadilho pretas, Sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, Volante multifunções em couro, AC Climatronic 3 zonas, Side Assist, Vidros traseiros escurecidos, Wireless app connect, Rádio “Ready 2 Discover”, Espelhos retrovisores rebatíveis eletricamente, Pacote R-Line exterior e interior, Jantes em liga leve 19’ “Valência”, Digital cockpit Pro, Faróis dianteiros em LED com luzes de curva dinâmica, Molduras das janelas em cromado, Luz ambiente, Pacote Driver Assistance.
Consumos
Com os 1.631 Kg que pesa o Tiguan, não é nada difícil manter os consumos à volta dos 6,0 l/100 km em percurso combinado, e em estrada, por volta dos 130 Km/h, nos 5.2 l/100 Km o que é muito bom. Se passarmos dessa velocidade o aumento é exponencial, mas se formos cautelosos, podemos contar com estes consumos. Sem dúvida que este motor é dos mais eficientes da sua categoria e diria mesmo ideal para quem quer gastar o mínimo possível de combustível sem poder adquirir um híbrido ou plug-in.
É lógico que a pressão sobre o diesel intensifica-se, basta ver os gráficos do que aumentou nos últimos tempos, chegando quase a igualar a gasolina, ainda há bem pouco tempo o valor foi quase o mesmo, e esse é um dado a ponderar, pois a diferença que este motor fazia era fantástica, por exemplo em 2015 quando a diferença entre a gasolina e o gasóleo estava nos 30 cêntimos. Hoje está quase igual. Portanto, a diferença de preço para os motores a gasolina deve valer mais a pena…
Ao volante
O VW Tiguan é um automóvel delicioso para guiar e a posição de condução não é demasiado alta para um SUV. Sabendo-se que os SUV granjearam as preferências da maioria dos compradores europeus, não é por acaso que este Tiguan está no topo das preferências, pois é excelente de conduzir. Não é barato, há modelos bem mais baratos e que não são muito piores a vários níveis, como por exemplo o ‘irmão’ Skoda Karoq, este Tiguan guia-se bem em todos os tipos de estradas. Não é extraordinariamente ágil, há outros SUV que curvam melhor, mas é equilibrado na maioria dos items, enquanto a concorrência tem um ‘biorritmo’ mais ‘anárquico’ entre o que é bom ou nem tanto.
Sei que muita gente gosta dos SUV por vários motivos, mas eu continuo a preferir os hatchback, porque dão bem mais prazer de condução, mas este Tiguan é nesse aspeto diferente de muitos outros SUV, porque me dá uma perceção diferente para melhor tendo em conta a minha preferência.
É óbvio que é pesado, os 130 Kg de diferença a mais para o Golf notam-se muito na dinâmica de condução, mas também há diferenças deste Tiguan – para melhor – face a alguns concorrentes.
A carroçaria não oscila demais nas curvas, agarra-se bem à estrada, é ágil, o que não é estranha esta versão R-Line que tem uma suspensão desportiva que ajuda muito à dinâmica e como é lógico, contribui para a perceção com que ficámos do carro. O Tiguan é um carro bom de conduzir, a suspensão absorve bem as muitas imperfeições das nossas estradas e a suspensão é firme, como gosto, sem tornar o carro desconfortável. Longe disso.
Resumindo, é ágil, confortável, tem uma direção precisa, suspensão firme, e tudo isto garante uma condução segura e divertida.
Concorrentes
O Tiguan custa a partir de 37.257€, a versão Life a gasolina de 130 cv, que vai até aos 245 cv.
Há versões a gasolina, Plug-in Hybrid. Já esta versão R-Line custa a partir de 47.764€, na versão a gasolina de 245 cv e este Tiguan 2.0 TDI 150 cv DSG R-Line custa 61.571€ com equipamento de topo. Como se percebe, e admitindo que é um SUV com qualidade acima da média, sem chegar aos Premium, a verdade é que também é caro. Acima, só, por exemplo o BMW X3, Mercedes GLC também o Volvo XC40, ainda que neste caso com uma diferença pequena.
O Seat Ateca e o Skoda Karoq são bem mais baratos.
Mas há o tal dado importante que já referimos e que não sucede por acaso. Este ano, nos primeiros oito meses foi, de longe, o modelo mais vendido na União Europeia, batendo nas preferências das pessoas modelos como o Hyundai Tucson, Kia Sportage, Nissan Qashqai, Ford Kuga, Toyota C-HR, Peugeot 3008, Cupra Formentor, Dacia Jogger e Skoda Karoq, que o perseguem no top 10 de vendas na UE este ano de 2023, até agosto. E esse top é uma indicação melhor do que qualquer outra coisa que pudessemos escrever, mas como é óbvio há em todos pontos mais ou menos positivos e valorizá-los mais ou menos tem mais a ver com as preferências de cada um.
Motor
O motor 2.0 TDI de 150 cv é um bloco ‘mítico’ no Grupo Volkswagen há muitos anos, e boa parte do sucesso de muitos dos seus modelos está neste motor, que teve obviamente diversas evoluções ao longo do tempo. Hoje em dia os motores turbo diesel (TDI) do Tiguan estão entre os motores de combustão mais limpos do mundo.
Este não é um motor muito potente, mas é desenvolto q.b, e especialmente muito eficiente e silencioso. Na verdade, não precisamos, em termos gerais, mais do que isto, e este motor pode
A caixa de dupla embraiagem DSG, com sete velocidades liga-se de forma perfeita a este carro, aproveitando bem o binário do carro para rodar sempre no ponto ideal, desde que saibamos gerir bem a brusquidão do pé direito.
Balanço final
O Volkswagen Tiguan continua a ser uma versão muito importante na gama, e este motor 2.0 TDI 150 cv é bom demais para ser colocado de lado. É óbvio que o diesel está sob pressão, especialmente nos preços, mas em determinados contextos o valor que poupa com o baixo consumo faz grande diferença. O Tiguan é um dos SUV mais vendidos no mundo, e o modelo mais vendido na União Europeia, no seu segmento. Tem um design moderno e elegante, bom interior, e espaçoso, o automóvel é muito bem equipado e como já referimos, o motor é uma mais valia, pelas prestações e também pelos consumos. em termos dinâmicos não se sente demasiado o peso do carro e a impressão geral que deixa é boa. Tem coisas em que fica abaixo da concorrência, como sucede com quase todos os automóveis numa gama.
O mais vendido do segmento na Europa
Espaço
Equipamento
Motor 2.0 TDI 150 cv
Consumos
Versatilidade
Preço
Motor a gasóleo
Emissões
Ficha técnica
Desempenho nominal e consumo de combustível
Velocidade máxima 200 km/h
Aceleração 0-100 km/h 9,4 s
Consumo de combustível WLTP
Consumo AutoSport/Auto+ 6.0 l/100 Km
Combinado 5,7 l/100 km
Velocidade baixa 7,5 l/100 km
Velocidade média 5,5 l/100 km
Velocidade elevada 4,9 l/100 km
Velocidade muito alta 5,9 l/100 km
Emissões de CO₂ WLTP 150 g/km
Dimensões, peso, capacidades
Tipo de carroçaria Todo-o-terreno
Número de portas 5
Comprimento 4.509 mm
Largura 1.839 mm
Altura 1.675 mm
Peso 1,631 kg
Depósito de combustível Gasóleo 58 l
AdBlue 12 l
Volume da bagageira
Volume com uma fila de bancos disponível 1.510 litros
Volume máximo com duas filas de bancos disponíveis 615 litros
Volume mínimo com duas filas de bancos disponíveis 520 litros
Número de lugares sentados 5
Resumo do grupo motopropulsor
Potência máxima 150 cv / 110 kW
Binário máximo 360 Nm
Combustível Diesel
Potência máxima 150 cv / 110 kW
Rotações de potência máxima 3.000 – 4.200 rpm
Binário máximo 360 Nm
Rotações de binário máximo 1.600 – 2.750 rpm
Motor 4 cilindros em linha
Capacidade do cilindro 1.968 cc
Injeção de combustível Injeção direta common rail. Turbo. Geometria variável. Intercooler
Paragem/arranque automático do motor (“Stop/Start”) Sim
Transmissão
Tração dianteira
Caixa de velocidades automática DSG 7 velocidades
Chassis
Estrutura da suspensão dianteira Tipo McPherson
Mola da suspensão dianteira Mola helicoidal
Estrutura da suspensão traseira Paralelogramo deformável
Mola da suspensão traseira Mola helicoidal
Barra estabilizadora dianteira Sim
Barra estabilizadora traseira Sim
Tipo de travões dianteiros Disco ventilado
Tipo de travões traseiros Disco
Direção Cremalheira e pinhão
Tipo de assistência Elétrica
Pneus dianteiros 225/45 R19 100V
Pneus traseiros 225/45 R19 100V
Preço da versão base (Euros): 55092€
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