Volkswagen Polo 1.0 95 cv – Ensaio
Volkswagen Polo 1.0 95 cv
Texto: André Duarte
Crescido e jovial
O Polo é um dos maiores casos de sucesso da Volkswagen, como o provam as mais de 14 milhões de unidades vendidas desde o seu lançamento, em 1975. Agora chegou a sexta geração e, uma coisa é certa, o caminho de sucesso tem tudo para continuar…
Conheça todas as versões e motorizações AQUI.
Motor / Consumos / Imagem / Espaço
Alguns plásticos no interior
Exterior
O novo Volkswagen Polo cresceu, e hoje mais parece um modelo do segmento C disfarçado de um mais pequeno membro do segmento B, do que um puro carro do segmento B. Partilhando a plataforma MQB A0, o modelo cresceu em todos os aspetos: 4053 mm (+81 mm); distância entre eixos 2548 mm (+92 mm); largura 1751 mm (+69 mm); 1446 mm (+7 mm). Apresenta-se com linhas modernas, apelativas e joviais.
No global, esteticamente destaque para a linha de tejadilho alargada, que na traseira se converte num spoiler; a fina linha lateral que percorre de forma paralela o teto rebaixando visualmente o centro de gravidade; a ampla superfície vidrada; o novo pilar C, agora mais incisivo e inclinado para a frente.
Na frente o protagonismo é assumido pelos os faróis e nova grelha. O pára-choques foi totalmente redesenhado, enquanto o capot é marcado por um visível prolongamento para baixo.
Na lateral destaque para as superfícies vidradas dos faróis de nevoeiro e da luz de curva estática, que estão limitados para o exterior por ângulos de contornos tridimensionais. A meio surgem as entradas de ar: uma delas, em forma de V, surge ao centro e a outra, mais estreita, estende-se por toda a largura do modelo.
A traseira conta com maior volume, adotando um ar mais encorpado, sublinhado pelos novos grupos óticos (pela primeira vez também disponível opcionalmente em versão LED). Nota final para o esteticamente apelativo difusor integrado no pára-choques.
Interior
No interior encontramos um modelo pragmático para um utilização quotidiana. O espaço é um ponto que marca de imediato pela positiva, tanto nos lugares dianteiros como traseiros. Apenas a qualidade de alguns plásticos não se coaduna com a estética que faz transparecer o exterior. Os locais de arrumação, nas portas e consola central, estão adequados a um modelo destas características, e o tablier sobressai pela sua disposição moderna, com o sistema de infoentretenimento nele incorporado, com ecrãs que podem variar entre 6,5” e 8”, mediante o nível de equipamento.
Neste particular há a destacar a possibilidade de acedermos a serviços online (como CarNet App-Connect ou Media Control), App Connect (permite ligação de smartphones, integrando MirrorLink, Apple CarPlay e Android Auto), Media Control (um interface para ligar tablets e smartphones ao sistema de infotainment) e WLAN-Hotspot.
A bagageira cresceu nesta nova geração, contando com um total de mais 71 litros, perfazendo agora 351 litros e chegando aos 1125 litros com os brancos traseiros rebatidos.
Equipamento
Sistemas de Assistência à Condução e Segurança
De série o Volkswagen Polo inclui: luz de condução diurna em LED com função Coming Home, um limitador de velocidade, travões multicolisão, sistema Front Assist com função de travagem de emergência em cidade e sistema de deteção de peões. Nota também para caixas dos espelhos retrovisores exteriores e puxadores das portas, pintados na cor da carroçaria, piso da bagageira duplo e Rádio “Composition Colour” (ecrã táctil a cores de 6,5 polegadas; leitor de cartões SD e entrada AUX-IN e 4 altifalantes).
Equipamento Opcional
Entre o equipamento opcional há a considerar: estofos em tecido “Slash 1.065€; interface bluetooth “Confort” com LTE e carregamento por indução 391€; Rádio “Composition Media” 417€; sistema “App-Connect” 186€; sistema de navegação “Discover Media” 1.176€; vidros traseiro e laterais traseiros escurecidos € 280€; suspensão desportiva 219€; ar condicionado automático “Climatronic” 402€; Pacote “Lights & Vision” 201€; sensores de estacionamento dianteiros e traseiros 443€
Consumos
O modelo permite-nos consumos em conta para uma utilização diária. Falamos de 5l/100 km. É possível, com algum esforço, fazer registos de 4,7 litros. Já se andarmos a extrair o máximo partido dos seus 95 cv, 9 litros é aquilo que nos espera.
Ao Volante
O Polo é um modelo muito equilibrado. Algo que rapidamente transparece em estrada, sem serem precisos muitos quilómetros. O motor três cilindros 1.0 a gasolina com 95 cv torna-o jovial, como um adolescente radiante nos primeiros passos de liberdade. Ao mesmo tempo é também racional em matéria de consumos. A potência, que nos chega sempre de modo progressivo, está disponível na dose certa, com um motor muito elástico que nos permite explorar cada uma das cinco relações da caixa manual com grande amplitude de utilização.
Em estrada o Polo destaca-se pelo seu comportamento, com um equilibro de nota, com o chassis e suspensão a permitirem-nos abordagens vigorosas em curva, fazendo-nos sentir estar devidamente colados à estrada. Apenas por vezes percebem-se as perturbações desta, e denota-se alguma rigidez na absorção, quando o piso não é o mais favorável. Direção e travões são pontos de agrado.
A posição de condução é adequada e o volante multifunções dá-nos acesso a praticamente todas as funcionalidades do veículo, sem dele ser necessário tirar as mãos. O que é uma grande vantagem em condução. O painel de instrumentos, devidamente visível, e em que à noite sobressaem os ponteiros a vermelho, é também muito informativo: quilómetros percorridos, velocidade e consumos médios e instantâneos, fazer chamadas e aceder a contactos, navegação, sistemas de assistência à condução, rádio ou detalhes de viagem. No conjunto, revela-se uma boa proposta para uma utilização diária.
Motor
O Polo, na fase de lançamento, está disponível com motores a gasolina, gasóleo e gás. A novidade é a inclusão do primeiro motor a gás natural no Polo, o 1.0 TGI com 90 cv. A gasolina surgem os 1.0 MPI com 75 cv; 1.0 TSI com 95 cv e 115 cv; 1.5 TSI ACT com 150 cv (conta com gestão ativa dos cilindros); 2.0 TSI com 200 cv (Polo GTI). A partir da potência de 95 cv é possível a combinação com a transmissão automática DSG de dupla embraiagem. A diesel está disponível o bloco 1.6 TDI com 80 cv e 95 cv. Em termos de níveis de equipamento, há três à disposição: Trendline, Confortline e Highline.
Balanço Final
O Volkswagen Polo com motor 1.0 a gasolina e 95 cv revela-se uma bela proposta para encararmos o dia a dia com a certeza de que temos o compromisso necessário – entre potência/estrutura do veículo – para uma utilização quotidiana, com consumos contidos e a disponibilidade de ‘alma’ ideal. Por outro lado, com o crescimento registado ao nível das dimensões, nesta última geração, espaço é outro dos seus argumentos fortes, a pontos de poder pôr em sentido modelos de segmentos superiores. No global, uma proposta de respeito.
Concorrentes
Neste capitulo, nota para:
Citroën C3 Shine 1.2 PureTech 110 S&S CVM – 15.356€
(Veja o ensaio AQUI e conheça todas as versões e motorizações AQUI)
Ford Fiesta 1.0 EcoBoost 100 cv S/S Manual de 6 vel. – 17.808€
(Veja o ensaio AQUI e conheça todas as versões e motorizações AQUI)
Nissan Micra IG-T 90 cv com caixa manual de 5 velocidades por 12.400€
(Veja o ensaio AQUI e conheça todas as versões e motorizações AQUI)
Peugeot 208 Allure 1.2 PureTech 110 cv com caixa manual de 5 velocidades por 17.810€
(Conheça todas as versões e motorizações AQUI)
Seat Ibiza 1.0 TSI 95 cv com caixa manual de 5 velocidades por 15.973€
(Veja o ensaio AQUI e conheça todas as versões e motorizações AQUI)
Skoda Fabia 1.0 TSI 95 cv com caixa manual de 5 velocidades por 16.498€
(Veja o ensaio AQUI e conheça todas as versões e motorizações AQUI)
Ficha Técnica
Motor
Tipo – gasolina, 3 cil. em linha, injeção direta, turbo, intercooler
Cilindrada (cm3) – 6592
Diâmetro x curso (mm) – 74,5 x 76,4
Taxa de compressão – 10,5:1
Potência máxima (cv/rpm) – 95/5000-5500
Binário máximo (Nm/rpm) – 175/2000-3500
Transmissão e direcção – dianteira, transmissão manual de 5 velocidades; pinhão cremalheira com assistência elétrica
Suspensão (fr/tr) – Tipo McPherson à frente e eixo de torção atrás
Prestações e consumos
Aceleração 0-100 km/h (s) – 10,8s
Velocidade máxima (km/h) – 187 km/h
Consumos Extra-urb./urbano/misto (l/100 km) – 3,8/5,5/4,4
Emissões de CO2 (g/km) – 101
Dimensões e pesos
Comp./largura/altura (mm) – 4053/1751/1461
Distância entre eixos (mm) – 2564
Largura de vias (fr/tr) (mm) – 1525/1505
Travões (fr/tr) – Discos ventilados/Tambores
Peso (kg) – 1145
Capacidade da bagageira (l) – 351 / 1125 (c/ bancos traseiros rebatidos)
Capacidade do depósito (l) – 40
Pneus (fr/tr) – 185/65 R15
Mais/Menos
Mais
Motor / Consumos / Imagem / Espaço
Menos
Alguns plásticos no interior
Preços
Preço da versão ensaiada (Euros): 17071€
Preço da versão base (Euros): €
Exterior
O novo Volkswagen Polo cresceu, e hoje mais parece um modelo do segmento C disfarçado de um mais pequeno membro do segmento B, do que um puro carro do segmento B. Partilhando a plataforma MQB A0, o modelo cresceu em todos os aspetos: 4053 mm (+81 mm); distância entre eixos 2548 mm (+92 mm); largura 1751 mm (+69 mm); 1446 mm (+7 mm). Apresenta-se com linhas modernas, apelativas e joviais.
No global, esteticamente destaque para a linha de tejadilho alargada, que na traseira se converte num spoiler; a fina linha lateral que percorre de forma paralela o teto rebaixando visualmente o centro de gravidade; a ampla superfície vidrada; o novo pilar C, agora mais incisivo e inclinado para a frente.
Na frente o protagonismo é assumido pelos os faróis e nova grelha. O pára-choques foi totalmente redesenhado, enquanto o capot é marcado por um visível prolongamento para baixo.
Na lateral destaque para as superfícies vidradas dos faróis de nevoeiro e da luz de curva estática, que estão limitados para o exterior por ângulos de contornos tridimensionais. A meio surgem as entradas de ar: uma delas, em forma de V, surge ao centro e a outra, mais estreita, estende-se por toda a largura do modelo.
A traseira conta com maior volume, adotando um ar mais encorpado, sublinhado pelos novos grupos óticos (pela primeira vez também disponível opcionalmente em versão LED). Nota final para o esteticamente apelativo difusor integrado no pára-choques.
Interior
No interior encontramos um modelo pragmático para um utilização quotidiana. O espaço é um ponto que marca de imediato pela positiva, tanto nos lugares dianteiros como traseiros. Apenas a qualidade de alguns plásticos não se coaduna com a estética que faz transparecer o exterior. Os locais de arrumação, nas portas e consola central, estão adequados a um modelo destas características, e o tablier sobressai pela sua disposição moderna, com o sistema de infoentretenimento nele incorporado, com ecrãs que podem variar entre 6,5” e 8”, mediante o nível de equipamento.
Neste particular há a destacar a possibilidade de acedermos a serviços online (como CarNet App-Connect ou Media Control), App Connect (permite ligação de smartphones, integrando MirrorLink, Apple CarPlay e Android Auto), Media Control (um interface para ligar tablets e smartphones ao sistema de infotainment) e WLAN-Hotspot.
A bagageira cresceu nesta nova geração, contando com um total de mais 71 litros, perfazendo agora 351 litros e chegando aos 1125 litros com os brancos traseiros rebatidos.
Equipamento
Sistemas de Assistência à Condução e Segurança
De série o Volkswagen Polo inclui: luz de condução diurna em LED com função Coming Home, um limitador de velocidade, travões multicolisão, sistema Front Assist com função de travagem de emergência em cidade e sistema de deteção de peões. Nota também para caixas dos espelhos retrovisores exteriores e puxadores das portas, pintados na cor da carroçaria, piso da bagageira duplo e Rádio “Composition Colour” (ecrã táctil a cores de 6,5 polegadas; leitor de cartões SD e entrada AUX-IN e 4 altifalantes).
Equipamento Opcional
Entre o equipamento opcional há a considerar: estofos em tecido “Slash 1.065€; interface bluetooth “Confort” com LTE e carregamento por indução 391€; Rádio “Composition Media” 417€; sistema “App-Connect” 186€; sistema de navegação “Discover Media” 1.176€; vidros traseiro e laterais traseiros escurecidos € 280€; suspensão desportiva 219€; ar condicionado automático “Climatronic” 402€; Pacote “Lights & Vision” 201€; sensores de estacionamento dianteiros e traseiros 443€
Consumos
O modelo permite-nos consumos em conta para uma utilização diária. Falamos de 5l/100 km. É possível, com algum esforço, fazer registos de 4,7 litros. Já se andarmos a extrair o máximo partido dos seus 95 cv, 9 litros é aquilo que nos espera.
Ao volante
O Polo é um modelo muito equilibrado. Algo que rapidamente transparece em estrada, sem serem precisos muitos quilómetros. O motor três cilindros 1.0 a gasolina com 95 cv torna-o jovial, como um adolescente radiante nos primeiros passos de liberdade. Ao mesmo tempo é também racional em matéria de consumos. A potência, que nos chega sempre de modo progressivo, está disponível na dose certa, com um motor muito elástico que nos permite explorar cada uma das cinco relações da caixa manual com grande amplitude de utilização.
Em estrada o Polo destaca-se pelo seu comportamento, com um equilibro de nota, com o chassis e suspensão a permitirem-nos abordagens vigorosas em curva, fazendo-nos sentir estar devidamente colados à estrada. Apenas por vezes percebem-se as perturbações desta, e denota-se alguma rigidez na absorção, quando o piso não é o mais favorável. Direção e travões são pontos de agrado.
A posição de condução é adequada e o volante multifunções dá-nos acesso a praticamente todas as funcionalidades do veículo, sem dele ser necessário tirar as mãos. O que é uma grande vantagem em condução. O painel de instrumentos, devidamente visível, e em que à noite sobressaem os ponteiros a vermelho, é também muito informativo: quilómetros percorridos, velocidade e consumos médios e instantâneos, fazer chamadas e aceder a contactos, navegação, sistemas de assistência à condução, rádio ou detalhes de viagem. No conjunto, revela-se uma boa proposta para uma utilização diária.
Concorrentes
Neste capitulo, nota para:
Citroën C3 Shine 1.2 PureTech 110 S&S CVM – 15.356€
(Veja o ensaio AQUI e conheça todas as versões e motorizações AQUI)
Ford Fiesta 1.0 EcoBoost 100 cv S/S Manual de 6 vel. – 17.808€
(Veja o ensaio AQUI e conheça todas as versões e motorizações AQUI)
Nissan Micra IG-T 90 cv com caixa manual de 5 velocidades por 12.400€
(Veja o ensaio AQUI e conheça todas as versões e motorizações AQUI)
Peugeot 208 Allure 1.2 PureTech 110 cv com caixa manual de 5 velocidades por 17.810€
(Conheça todas as versões e motorizações AQUI)
Seat Ibiza 1.0 TSI 95 cv com caixa manual de 5 velocidades por 15.973€
(Veja o ensaio AQUI e conheça todas as versões e motorizações AQUI)
Skoda Fabia 1.0 TSI 95 cv com caixa manual de 5 velocidades por 16.498€
(Veja o ensaio AQUI e conheça todas as versões e motorizações AQUI)
Motor
O Polo, na fase de lançamento, está disponível com motores a gasolina, gasóleo e gás. A novidade é a inclusão do primeiro motor a gás natural no Polo, o 1.0 TGI com 90 cv. A gasolina surgem os 1.0 MPI com 75 cv; 1.0 TSI com 95 cv e 115 cv; 1.5 TSI ACT com 150 cv (conta com gestão ativa dos cilindros); 2.0 TSI com 200 cv (Polo GTI). A partir da potência de 95 cv é possível a combinação com a transmissão automática DSG de dupla embraiagem. A diesel está disponível o bloco 1.6 TDI com 80 cv e 95 cv. Em termos de níveis de equipamento, há três à disposição: Trendline, Confortline e Highline.
Balanço final
O Volkswagen Polo com motor 1.0 a gasolina e 95 cv revela-se uma bela proposta para encararmos o dia a dia com a certeza de que temos o compromisso necessário – entre potência/estrutura do veículo – para uma utilização quotidiana, com consumos contidos e a disponibilidade de ‘alma’ ideal. Por outro lado, com o crescimento registado ao nível das dimensões, nesta última geração, espaço é outro dos seus argumentos fortes, a pontos de poder pôr em sentido modelos de segmentos superiores. No global, uma proposta de respeito.
Motor / Consumos / Imagem / Espaço
Menos
Alguns plásticos no interior
Ficha técnica
Motor
Tipo – gasolina, 3 cil. em linha, injeção direta, turbo, intercooler
Cilindrada (cm3) – 6592
Diâmetro x curso (mm) – 74,5 x 76,4
Taxa de compressão – 10,5:1
Potência máxima (cv/rpm) – 95/5000-5500
Binário máximo (Nm/rpm) – 175/2000-3500
Transmissão e direcção – dianteira, transmissão manual de 5 velocidades; pinhão cremalheira com assistência elétrica
Suspensão (fr/tr) – Tipo McPherson à frente e eixo de torção atrás
Prestações e consumos
Aceleração 0-100 km/h (s) – 10,8s
Velocidade máxima (km/h) – 187 km/h
Consumos Extra-urb./urbano/misto (l/100 km) – 3,8/5,5/4,4
Emissões de CO2 (g/km) – 101
Dimensões e pesos
Comp./largura/altura (mm) – 4053/1751/1461
Distância entre eixos (mm) – 2564
Largura de vias (fr/tr) (mm) – 1525/1505
Travões (fr/tr) – Discos ventilados/Tambores
Peso (kg) – 1145
Capacidade da bagageira (l) – 351 / 1125 (c/ bancos traseiros rebatidos)
Capacidade do depósito (l) – 40
Pneus (fr/tr) – 185/65 R15
0 comentários