Toyota RAV4 PLUG-IN 2.5 HDF AWD-i GR SPORT – Ensaio Teste

By on 6 Dezembro, 2023

O Toyota RAV4 já tem uma longa história, tornando-se num dos veículos híbridos de referência da marca nipónica. A nova geração do SUV japonês trouxe novidades, com a eficiência de um sistema híbrido, que a marca tão bem domina, com agora a possibilidade de poder carregar as baterias com a versão Plug-In Hybrid. 

Para apimentar a receita, a Toyota disponibiliza uma versão GR Sport, que confere um ar mais desportivo a um SUV com muito caráter, com linhas distintas e claro, com a mestria da Toyota. Os 30 anos do RAV4 não se notam nesta nova versão, pensada para as necessidades do presente. Esta versão GR Sport, fica-se pelos detalhes que lhe conferem uma imagem mais desportiva e uma suspensão pensada para um comportamento mais dinâmico.


Mais:

Qualidade de construção

Conforto

Espaço

Economia

Menos:

Infotainment 

Versão GR com pouco espírito desportivo

Preço

Exterior

7/10

O RAV4 tem uma identidade muito própria, com linhas bem vincadas e ângulos agressivos. É certamente um carro que não agradará a todos, mas num mundo automóvel em que há propostas tão semelhantes, é bom ter um carro que se destaca. O gostar ou não já é uma questão pessoal. O RAV4 tem um ar robusto, com uma certa imponência. Nesta versão, temos a adição de frisos nas cavas das rodas em preto brilhante, frisos laterais e guarnição da porta traseira. À frente, há molduras nos faróis de nevoeiro mais proeminentes com o mesmo padrão G da grelha e novos difusores de ar dianteiros — com acabamento na cor cinza-escura. O discreto emblema GR na grelha dianteira e na porta traseira distingue a inspiração desportiva da versão. O RAV4 GR SPORT é o primeiro modelo a apresentar jantes de liga leve com uma nova técnica de corte mais precisa. As jantes de 19 polegadas, instaladas de série, têm um acabamento em preto brilhante com detalhes em riscas finas e brilhantes que acrescentam ênfase ao seu design de cinco raios duplos.

Interior

8/10

No interior do RAV4 é um espaço que visualmente pode até nem ser o mais apelativo, mas é claramente agradável, confortável, com uma sensação de qualidade de materiais e construção. O espaço é generoso, quer à frente, quer nos bancos de trás.  Os comandos da climatização são fáceis de usar, há espaço de arrumação mais que suficiente e o ecrã do sistema de infotainment ocupa espaço de destaque no conjunto. Os apoios de cabeça contam com o logótipo GR, enquanto os contrastes são marcados com costuras prateadas nos bancos, volante, alavanca de velocidades e detalhes em metal nas portas e no volante. O logótipo GR também está presente nos tapetes e no volante. Os RAV4 para 2023 adotam um novo sistema multimédia, painel de instrumentos digital personalizável com 12,3 polegadas e funções melhoradas do conjunto de sistemas de segurança ativa – Toyota Safety Sense. Atrás, muito espaço para os passageiros e uma bagageira generosa, que faz deste RAV4 um bom amigo das famílias.

Equipamento

7/10

A lista de equipamento é bem apetrechada, com tudo o que é preciso para enfrentar os desafios da estrada, ou fora dela. O equipamento base conta com vidros traseiros escurecidos, espelhos retrovisores exteriores elétricos aquecidos e retráteis, Sensor de chuva, sensor de luz,  sistema “Smart Entry & Start” Assistência de Condução Inteligente (LTA), Luzes de Máximos com Controlo Automático (AHB), Sistema de Pré-Colisão (PCS) com deteção de peões e ciclistas,  Botão “Push Start”, Carregador sem fios para smartphone, espelho retrovisor interior eletrocromático, vidros traseiros elétricos. O sistema de Infotainment é muito simples e o ecrã nem sempre corresponde ao toque. Aqui, a Toyota apostou na simplicidade, o que se louva nestes tempos, mas talvez tenha abusado um pouco da receita. No entanto, o RAV4 tem um bom nível de equipamento, boas ajudas à condução, sem serem demasiado intrusivas na condução.

Consumos

9/10

É um dos pontos fortes do RAV4. Vamos relembrar que se trata de uma unidade motriz híbrida, com um motor 2.5L, num veículo que pesa à volta dos 1800 kg. A autonomia da bateria a rondar os 60 km. No final do ensaio, já bem depois de esgotada a autonomia em modo 100% elétrico, tivemos um consumo médio de 5.6l/100km, um número espantoso para o tipo de veículo em questão. Não há dúvida que esta unidade motriz consegue ser muito eficiente.

Ao Volante

8/10

O RAV4, mesmo nesta versão GR Sport não apresenta características dignas de um desportivo. E esse exercício é completamente desnecessário, dadas as dimensões do carro e o seu propósito. Um SUV médio com tudo o que isso implica em estradas mais sinuosas não poderá ter um comportamento dinâmico que irá espantar. Mas é um carro muito confortável, e a suspensão apesar de permitir uma condução um pouco mais afoita face às outras versões, absorve bem as irregularidades da estrada. Conseguimos uma boa posição de condução, a visibilidade é boa, menos para a traseira, e a qualidade do interior faz-se sentir. Espaço de sobra para quatro pessoas, viajando confortavelmente.   O RAV4 não é um veículo pensado para a cidade e por isso não se sente particularmente bem em ambientes citadinos mais estreitos. Não compromete, mas não tem a agilidade de outras propostas. Mas em estrada aberta e em autoestrada, temos um comportamento apreciável. Em estradas de terra batida e em terrenos um pouco mais exigentes, o RAV4 não se intima e responde de forma positiva ao desafio. Os 300 cv de potência à disposição não se fazem sentir de forma abrupta, nem intimidam, sendo disponibilizados de forma moderada.  Temos três modos de condução (Eco, Normal e Sport) que promovem pequenas alterações à resposta do carro. As ajudas à condução não são demasiado intrusivas e apenas se lamenta o ecrã pouco responsivo e o sistema de infotainment que fica ligeiramente aquém face a outras propostas do mercado.  Mas, no geral, não há dúvidas que estamos perante um Toyota, com todos os atributos que isso implica. A condução não é entusiasmante, mas quem procurar isso tem outras propostas da marca nipónica mais adequadas.

Motor

8/10

O RAV4 Plug-in Hybrid é o modelo mais potente da gama RAV4, com um motor de 4 cilindros em linha debitando 306 cv e um binário máximo de 227Nm. Não é um motor particularmente entusiasmante, apesar dos números interessantes, mas é um motor que serve a sua potência de forma muito correta para o carro em questão. Num veículo que será opção maioritariamente para famílias que não procuram a adrenalina, o RAV4 tem força para resolver todos os desafios, sem perturbar demasiado o ambiente no interior do habitáculo. A economia é o ponto forte e os consumos que se conseguem surpreendem pela positiva. Para um carro com dimensões generosas, os consumos são excelentes, com a média conseguida a rondar os 5.6l/100 km. Excelente a todos os niveis. 

Balanço Final

8/10

Como habitualmente em veículos Toyota, o balanço final é claramente positivo. Apesar do exterior não convencer (questão pessoal) e do sistema de infotainment dar poucas opções, o RAV4, nesta versão GR é um bom veículo. Robusto, confortável, espaçoso e extremamente económico. As sensações ao volante são boas e apesar de não gostar de espaços mais restritos, o RAV4 adapta-se bem à maioria das situações. É mais afastado da vida citadina que ele se evidencia mais, e as viagens a bordo do RAv4 são agradáveis. A qualidade de construção está bem patente. Será que vale a pena o valor extra pela versão GR. Os apontamentos mais desportivos e a suspensão um pouco mais focada são pontos a favor, mas terá de ponderar bem se vale a pena o esforço extra face às versões menos onerosas. Mas, independentemente da escolha, levará um carro para fazer muitos e bons quilómetros. 

Concorrentes

Alfa Romeo Tonale PHEV Q4 Veloce  – Desde 48.200€

Audi Q5 50 TFSIe quattro-ultra S tronic – Desde 67.900€

DS 7 Opera E-TENSE 225 – Desde 69.200€

Jaguar E-PACE 1.5 PHEV 227 kW (309 CV) AWD Auto R-Dynamic S – Desde 63.419€

Mazda CX-60 e-SKYACTIV PHEV Homura – Desde 61.180 €

Mercedes-Benz GLA 250 e – Desde 57.800 €

SEAT Tarraco 1.4 e-HYBRID 180 KW (245 CV) DSG-6 FR Edition –  Desde 41.188€

Ficha Técnica

Número de portas – 5
Comprimento – 4.600 mm
Largura – 1.855 mm
Altura – 1.685 mm
Distância entre eixos – 2.690 mm
Peso 1,930 kg
Depósito de combustível
Gasolina 55 l
Volume da bagageira – 520 litros ou  1.604 litros

Potência máxima 308 cv / 227 kW

Binário máximo  – 227/3200-3700
Número de cilindros 4 em linha

Cilindrada – 2487

Transmissão
Tração às quatro rodas
Caixa de velocidades Automática

 

 

 

 

Mais/Menos


Mais

Qualidade de construção

Conforto

Espaço

Economia

Menos

Infotainment 

Versão GR com pouco espírito desportivo

Preço

Exterior
Interior
Equipamento
Consumos
Ao volante
Concorrentes
Motor
Balanço final
Ficha técnica

Exterior

O RAV4 tem uma identidade muito própria, com linhas bem vincadas e ângulos agressivos. É certamente um carro que não agradará a todos, mas num mundo automóvel em que há propostas tão semelhantes, é bom ter um carro que se destaca. O gostar ou não já é uma questão pessoal. O RAV4 tem um ar robusto, com uma certa imponência. Nesta versão, temos a adição de frisos nas cavas das rodas em preto brilhante, frisos laterais e guarnição da porta traseira. À frente, há molduras nos faróis de nevoeiro mais proeminentes com o mesmo padrão G da grelha e novos difusores de ar dianteiros — com acabamento na cor cinza-escura. O discreto emblema GR na grelha dianteira e na porta traseira distingue a inspiração desportiva da versão. O RAV4 GR SPORT é o primeiro modelo a apresentar jantes de liga leve com uma nova técnica de corte mais precisa. As jantes de 19 polegadas, instaladas de série, têm um acabamento em preto brilhante com detalhes em riscas finas e brilhantes que acrescentam ênfase ao seu design de cinco raios duplos.

Interior

No interior do RAV4 é um espaço que visualmente pode até nem ser o mais apelativo, mas é claramente agradável, confortável, com uma sensação de qualidade de materiais e construção. O espaço é generoso, quer à frente, quer nos bancos de trás.  Os comandos da climatização são fáceis de usar, há espaço de arrumação mais que suficiente e o ecrã do sistema de infotainment ocupa espaço de destaque no conjunto. Os apoios de cabeça contam com o logótipo GR, enquanto os contrastes são marcados com costuras prateadas nos bancos, volante, alavanca de velocidades e detalhes em metal nas portas e no volante. O logótipo GR também está presente nos tapetes e no volante. Os RAV4 para 2023 adotam um novo sistema multimédia, painel de instrumentos digital personalizável com 12,3 polegadas e funções melhoradas do conjunto de sistemas de segurança ativa – Toyota Safety Sense. Atrás, muito espaço para os passageiros e uma bagageira generosa, que faz deste RAV4 um bom amigo das famílias.

Equipamento

A lista de equipamento é bem apetrechada, com tudo o que é preciso para enfrentar os desafios da estrada, ou fora dela. O equipamento base conta com vidros traseiros escurecidos, espelhos retrovisores exteriores elétricos aquecidos e retráteis, Sensor de chuva, sensor de luz,  sistema “Smart Entry & Start” Assistência de Condução Inteligente (LTA), Luzes de Máximos com Controlo Automático (AHB), Sistema de Pré-Colisão (PCS) com deteção de peões e ciclistas,  Botão “Push Start”, Carregador sem fios para smartphone, espelho retrovisor interior eletrocromático, vidros traseiros elétricos. O sistema de Infotainment é muito simples e o ecrã nem sempre corresponde ao toque. Aqui, a Toyota apostou na simplicidade, o que se louva nestes tempos, mas talvez tenha abusado um pouco da receita. No entanto, o RAV4 tem um bom nível de equipamento, boas ajudas à condução, sem serem demasiado intrusivas na condução.

Consumos

É um dos pontos fortes do RAV4. Vamos relembrar que se trata de uma unidade motriz híbrida, com um motor 2.5L, num veículo que pesa à volta dos 1800 kg. A autonomia da bateria a rondar os 60 km. No final do ensaio, já bem depois de esgotada a autonomia em modo 100% elétrico, tivemos um consumo médio de 5.6l/100km, um número espantoso para o tipo de veículo em questão. Não há dúvida que esta unidade motriz consegue ser muito eficiente.

Ao volante

O RAV4, mesmo nesta versão GR Sport não apresenta características dignas de um desportivo. E esse exercício é completamente desnecessário, dadas as dimensões do carro e o seu propósito. Um SUV médio com tudo o que isso implica em estradas mais sinuosas não poderá ter um comportamento dinâmico que irá espantar. Mas é um carro muito confortável, e a suspensão apesar de permitir uma condução um pouco mais afoita face às outras versões, absorve bem as irregularidades da estrada. Conseguimos uma boa posição de condução, a visibilidade é boa, menos para a traseira, e a qualidade do interior faz-se sentir. Espaço de sobra para quatro pessoas, viajando confortavelmente.   O RAV4 não é um veículo pensado para a cidade e por isso não se sente particularmente bem em ambientes citadinos mais estreitos. Não compromete, mas não tem a agilidade de outras propostas. Mas em estrada aberta e em autoestrada, temos um comportamento apreciável. Em estradas de terra batida e em terrenos um pouco mais exigentes, o RAV4 não se intima e responde de forma positiva ao desafio. Os 300 cv de potência à disposição não se fazem sentir de forma abrupta, nem intimidam, sendo disponibilizados de forma moderada.  Temos três modos de condução (Eco, Normal e Sport) que promovem pequenas alterações à resposta do carro. As ajudas à condução não são demasiado intrusivas e apenas se lamenta o ecrã pouco responsivo e o sistema de infotainment que fica ligeiramente aquém face a outras propostas do mercado.  Mas, no geral, não há dúvidas que estamos perante um Toyota, com todos os atributos que isso implica. A condução não é entusiasmante, mas quem procurar isso tem outras propostas da marca nipónica mais adequadas.

Concorrentes

Alfa Romeo Tonale PHEV Q4 Veloce  – Desde 48.200€

Audi Q5 50 TFSIe quattro-ultra S tronic – Desde 67.900€

DS 7 Opera E-TENSE 225 – Desde 69.200€

Jaguar E-PACE 1.5 PHEV 227 kW (309 CV) AWD Auto R-Dynamic S – Desde 63.419€

Mazda CX-60 e-SKYACTIV PHEV Homura – Desde 61.180 €

Mercedes-Benz GLA 250 e – Desde 57.800 €

SEAT Tarraco 1.4 e-HYBRID 180 KW (245 CV) DSG-6 FR Edition –  Desde 41.188€

Motor

O RAV4 Plug-in Hybrid é o modelo mais potente da gama RAV4, com um motor de 4 cilindros em linha debitando 306 cv e um binário máximo de 227Nm. Não é um motor particularmente entusiasmante, apesar dos números interessantes, mas é um motor que serve a sua potência de forma muito correta para o carro em questão. Num veículo que será opção maioritariamente para famílias que não procuram a adrenalina, o RAV4 tem força para resolver todos os desafios, sem perturbar demasiado o ambiente no interior do habitáculo. A economia é o ponto forte e os consumos que se conseguem surpreendem pela positiva. Para um carro com dimensões generosas, os consumos são excelentes, com a média conseguida a rondar os 5.6l/100 km. Excelente a todos os niveis. 

Balanço final

Como habitualmente em veículos Toyota, o balanço final é claramente positivo. Apesar do exterior não convencer (questão pessoal) e do sistema de infotainment dar poucas opções, o RAV4, nesta versão GR é um bom veículo. Robusto, confortável, espaçoso e extremamente económico. As sensações ao volante são boas e apesar de não gostar de espaços mais restritos, o RAV4 adapta-se bem à maioria das situações. É mais afastado da vida citadina que ele se evidencia mais, e as viagens a bordo do RAv4 são agradáveis. A qualidade de construção está bem patente. Será que vale a pena o valor extra pela versão GR. Os apontamentos mais desportivos e a suspensão um pouco mais focada são pontos a favor, mas terá de ponderar bem se vale a pena o esforço extra face às versões menos onerosas. Mas, independentemente da escolha, levará um carro para fazer muitos e bons quilómetros. 

Mais

Qualidade de construção

Conforto

Espaço

Economia

Menos

Infotainment 

Versão GR com pouco espírito desportivo

Preço

Ficha técnica

Número de portas – 5
Comprimento – 4.600 mm
Largura – 1.855 mm
Altura – 1.685 mm
Distância entre eixos – 2.690 mm
Peso 1,930 kg
Depósito de combustível
Gasolina 55 l
Volume da bagageira – 520 litros ou  1.604 litros

Potência máxima 308 cv / 227 kW

Binário máximo  – 227/3200-3700
Número de cilindros 4 em linha

Cilindrada – 2487

Transmissão
Tração às quatro rodas
Caixa de velocidades Automática

 

 

 

 

Preço da versão base (Euros): 59.430€