Toyota Corolla Cross 1.8 HYBRID – Ensaio Teste

By on 28 Dezembro, 2023

O quase infindável mundo dos SUV, a Toyota tem uma palavra a dizer e o Corolla Cross é uma proposta forte da marca nipónica no segmento C, onde a guerra das vendas é ainda mais dura. E a Toyota usou a mesma fórmula do RAV4, colocando a qualidade e a praticidade como trunfos principais.

O nome Corolla tem um peso grande no universo Toyota, com mais de 50 milhões de veículos vendidos desde a introdução em 1966. A história é longa e diversa e este Corolla Cross torna-a ainda mais, conferindo mais espaço e mais altura ao Corolla. O SUV não só completa a família de derivações do Corolla – posicionando-se ao lado do hatchback, do Touring Sports e do sedan -, como também completa a gama de SUV híbridos da Toyota. Com base na filosofia TNGA (Toyota New Global Architecture) da Toyota, o Corolla Cross apresenta os mais recentes desenvolvimentos da plataforma GA-C, que trazem benefícios para o estilo, conceito geral, tecnologia e dinâmica de condução do veículo. Posiciona-se entre o Toyota C-HR e o RAV4, no coração do altamente competitivo segmento C-SUV europeu. 

Presente no mercado desde o último trimestre de 2022, o Corolla Cross vai ganhando o seu lugar no mercado, especialmente nos SUV do segmento C. Ensaiamos a versão 1.8 Hybrid.


Mais:

Conforto Qualidade Espaço

Menos:

Ruído Motor Design pouco inspirado Infotainment

Exterior

7/10

Visualmente, o Corolla Cross talvez seja o mais modesto da atual gama Toyota, mas com linhas simples e agradáveis. Os Toyota da atualidade destacam-se por linhas fortes e vincadas, pelo que este Corolla Cross “destoa” um pouco com um design menos arrojado.  O estilo robusto do novo Toyota SUV foi também especificamente adaptado ao mercado europeu, com uma combinação específica dos grupos óticos dianteiro e traseiro a complementar a grelha frontal trapezoidal dupla, para-choques tridimensionais alargados e habitáculo afunilado de um SUV urbano robusto.  O Corolla Cross tem 4460 mm de comprimento, 1825 mm de largura, 1620 mm de altura e uma distância entre eixos de 2640 mm. A grelha frontal é o elemento que mais se destaca num carro que depende muito da cor certa para se destacar. Mas no geral, e especialmente nesta versão Exclusive, este Corolla Cross, apesar de não encantar, tem linhas que podem convencer muitos condutores. Não tem o estilo de outras propostas, mas o seu sentido simples e prático faz-se notar à distância.  

Interior

7/10

O interior segue a linha de design do exterior. Simples, elegante q.b., sem grandes floreados e sem grandes motivos de destaque. A qualidade dos materiais nesta versão fazem-se sentir imediatamente. Uma linha cromada percorre todo o tablier com o ecrã do infotainment em posição destacada, acima das saídas de ar e dos controlos de climatização, simples de usar e agradáveis ao toque.  O interior proporciona excelente visibilidade para todos os ocupantes, amplo espaço para a cabeça e para as pernas nos bancos dianteiros e traseiros, grandes aberturas nas portas traseiras, um aumento da luz e a sensação de espaço proporcionada por um teto solar panorâmico. O compartimento de carga combina uma reduzida altura da boca de carga com uma abertura ampla da porta para um fácil acesso, o que torna conveniente o carregamento de objetos grandes.  O volante também é agradável, com todos os comandos à disposição de forma simples e com bom toque. Os bancos são confortáveis e permitem encarar viagens mais longas sem receios e há muito espaço de arrumação.

Equipamento

8/10

Entre as inúmeras tecnologias avançadas que equipam o novo Corolla Cross cabe também destacar o HMI (Interface Homem-Máquina) atualizado com a mais recente tecnologia de multimédia e com uma configuração do painel de bordo (específico para a Europa) que apresenta um totalmente novo e configurável cockpit digital de 12,3 polegadas diante do condutor e um ecrã na consola central de 10,5 polegadas.  O cockpit digital de 12,3 polegadas é um sistema com hardware e software totalmente novos. Sendo o maior do seu segmento, oferece o máximo de espaço para conteúdos, ampla flexibilidade e opções de customização e personalização, tais como dados sobre consumo de combustível, funcionamento do sistema híbrido e navegação. O sistema de Infotainment não é dos mais agradáveis e sofisticados do mercado e nem sempre é o mais intuitivo. A resposta do ecrã é aceitável, mas é um dos pontos menos fortes do Corolla Cross. De série, conta também com retrovisores elétricos aquecidos, sensores de chuva, teto panorâmico, assistência de Condução inteligente, Luzes de máximos com controlo automático, ar condicionado automático dual zone, carregador sem fios para smartphone, espelho retrovisor interior eletrocromático e vidros traseiros elétricos.

Consumos

9/10

Os consumos são o ponto forte deste Corolla Cross.. O consumo numa média mista (autoestrada / estradas nacionais) ficou-se pelos 5l/100km, uma média excelente e não muito longe do anunciado

Ao Volante

7/10

O Corolla Cross não é um veículo de sensações intensas. Não é particularmente entusiasmante, mas também não compromete. É um carro pensado para os desafios da vida quotidiana, em que ser prático e confortável se sobrepõe à dinâmica mais aprimorada. A posição de condução é excelente, os bancos confortáveis, temos boa visibilidade, os comandos são agradáveis e fáceis de usar. Na estrada, a condução é agradável, para enfrentar o trânsito ou uma viagem mais longa. Há potência suficiente, mas a aceleração não é estonteante, nem poderia ser, pois o carro não foi pensado sequer para isso. O Corolla Cross não aprecia muito os andamentos mais acelerados, pelo que não adianta tentar retirar algum prazer de condução de estradas mais sinuosas. O espaço, o conforto, a segurança e a economia fazem deste carro um bom amigo da família, mesmo que a sua agilidade em ambiente urbano não seja digna de grande destaque. O Corolla acabou por se tornar num carro algo estranho, pois apesar de não ser o carro mais entusiasmante do mercado (longe disso), deixou uma boa sensação.

Motor

8/10

O motor 1.8l de 4 cilindros, 16 Válvulas DOHC (com VVT-iE e VVT-i). A caixa hibrida toi redesenhada com novos sistemas de Lubrificação e distribuição do óleo que usam óleo de baixa viscosidade. Assim se alcançam melhorias de eficiência e potência graças à redução de perdas elétricas e mecânicas.  O novo sistema de baterias dispõe dos mais recentes progressos nas baterias de iões de lítio e é mais potente e 40% mais leve do que antes.  A potência dos motores (de gasolina e elétrico) aumentou, resultando num incremento de potência total do sistema de mais de 8%.  Com potência máxima de 140 CV e um binário máximo de 142NM o Corolla Cross tem argumentos para enfrentar o dia-a-dia, sem problemas. Nota negativa apenas para o ruído do motor que por vezes se faz sentir em demasia e que estraga um pouco a experiência de condução.  A variante AWD-i conta com um motor elétrico adicional no eixo traseiro com um rendimento de 30,6 kW.  O motor traseiro é acionado automaticamente para proporcionar maior tração, o que eleva a confiança na condução e paz de espírito em condições de reduzida aderência.  Assim equipado, o Corolla Cross AWD-i iguala o desempenho de aceleração da versão FWD.

Balanço Final

8/10

O Corolla Cross é um bom carro. A qualidade Toyota está bem patente e para quem procura um SUV do segmento C para a família espaçoso, confortável e prático, o Corolla é um carro a ter na sua lista, quer pela qualidade do produto, quer pelo preço. Visualmente não é o SUV mais apelativo do mercado, e mesmo o interior, sendo muito agradável, podia ser um pouco mais apelativo. Mas este Corolla Cross foi pensado para facilitar a vida, proporcionando viagens cómodas e acima de tudo económicas. E mesmo não sendo entusiasmante na condução, tem os ingredientes suficientes para tornar uma jornada de condução aprazível.

Concorrentes

Honda HR-V 1.5 i-MMD Advance – 39.250€ Hyundai Kauai N Line 1.6 GDi 104 kW  – Desde 39.500€ Peugeot 3008 Active Pack Hybrid 136 e-DCS6 – 39.000€    

Ficha Técnica

Velocidade máxima 170 km/h Aceleración 0-100 km/h 10 s Consumo WLTP – Combinado 5 l/100 km Comprimento 4.460 mm Largura 1.825 mm Altura 1.620 mm Peso 1.455 kg Depósito de combustível Gasolina 43 l Volume da mala – 441 a 1333L   Potencia máxima 140 CV / 103 kW Binário máximo 142NM  

Mais/Menos


Mais

Conforto Qualidade Espaço

Menos

Ruído Motor Design pouco inspirado Infotainment

Exterior
Interior
Equipamento
Consumos
Ao volante
Concorrentes
Motor
Balanço final
Ficha técnica

Exterior

Visualmente, o Corolla Cross talvez seja o mais modesto da atual gama Toyota, mas com linhas simples e agradáveis. Os Toyota da atualidade destacam-se por linhas fortes e vincadas, pelo que este Corolla Cross “destoa” um pouco com um design menos arrojado.  O estilo robusto do novo Toyota SUV foi também especificamente adaptado ao mercado europeu, com uma combinação específica dos grupos óticos dianteiro e traseiro a complementar a grelha frontal trapezoidal dupla, para-choques tridimensionais alargados e habitáculo afunilado de um SUV urbano robusto.  O Corolla Cross tem 4460 mm de comprimento, 1825 mm de largura, 1620 mm de altura e uma distância entre eixos de 2640 mm. A grelha frontal é o elemento que mais se destaca num carro que depende muito da cor certa para se destacar. Mas no geral, e especialmente nesta versão Exclusive, este Corolla Cross, apesar de não encantar, tem linhas que podem convencer muitos condutores. Não tem o estilo de outras propostas, mas o seu sentido simples e prático faz-se notar à distância.  

Interior

O interior segue a linha de design do exterior. Simples, elegante q.b., sem grandes floreados e sem grandes motivos de destaque. A qualidade dos materiais nesta versão fazem-se sentir imediatamente. Uma linha cromada percorre todo o tablier com o ecrã do infotainment em posição destacada, acima das saídas de ar e dos controlos de climatização, simples de usar e agradáveis ao toque.  O interior proporciona excelente visibilidade para todos os ocupantes, amplo espaço para a cabeça e para as pernas nos bancos dianteiros e traseiros, grandes aberturas nas portas traseiras, um aumento da luz e a sensação de espaço proporcionada por um teto solar panorâmico. O compartimento de carga combina uma reduzida altura da boca de carga com uma abertura ampla da porta para um fácil acesso, o que torna conveniente o carregamento de objetos grandes.  O volante também é agradável, com todos os comandos à disposição de forma simples e com bom toque. Os bancos são confortáveis e permitem encarar viagens mais longas sem receios e há muito espaço de arrumação.

Equipamento

Entre as inúmeras tecnologias avançadas que equipam o novo Corolla Cross cabe também destacar o HMI (Interface Homem-Máquina) atualizado com a mais recente tecnologia de multimédia e com uma configuração do painel de bordo (específico para a Europa) que apresenta um totalmente novo e configurável cockpit digital de 12,3 polegadas diante do condutor e um ecrã na consola central de 10,5 polegadas.  O cockpit digital de 12,3 polegadas é um sistema com hardware e software totalmente novos. Sendo o maior do seu segmento, oferece o máximo de espaço para conteúdos, ampla flexibilidade e opções de customização e personalização, tais como dados sobre consumo de combustível, funcionamento do sistema híbrido e navegação. O sistema de Infotainment não é dos mais agradáveis e sofisticados do mercado e nem sempre é o mais intuitivo. A resposta do ecrã é aceitável, mas é um dos pontos menos fortes do Corolla Cross. De série, conta também com retrovisores elétricos aquecidos, sensores de chuva, teto panorâmico, assistência de Condução inteligente, Luzes de máximos com controlo automático, ar condicionado automático dual zone, carregador sem fios para smartphone, espelho retrovisor interior eletrocromático e vidros traseiros elétricos.

Consumos

Os consumos são o ponto forte deste Corolla Cross.. O consumo numa média mista (autoestrada / estradas nacionais) ficou-se pelos 5l/100km, uma média excelente e não muito longe do anunciado

Ao volante

O Corolla Cross não é um veículo de sensações intensas. Não é particularmente entusiasmante, mas também não compromete. É um carro pensado para os desafios da vida quotidiana, em que ser prático e confortável se sobrepõe à dinâmica mais aprimorada. A posição de condução é excelente, os bancos confortáveis, temos boa visibilidade, os comandos são agradáveis e fáceis de usar. Na estrada, a condução é agradável, para enfrentar o trânsito ou uma viagem mais longa. Há potência suficiente, mas a aceleração não é estonteante, nem poderia ser, pois o carro não foi pensado sequer para isso. O Corolla Cross não aprecia muito os andamentos mais acelerados, pelo que não adianta tentar retirar algum prazer de condução de estradas mais sinuosas. O espaço, o conforto, a segurança e a economia fazem deste carro um bom amigo da família, mesmo que a sua agilidade em ambiente urbano não seja digna de grande destaque. O Corolla acabou por se tornar num carro algo estranho, pois apesar de não ser o carro mais entusiasmante do mercado (longe disso), deixou uma boa sensação.

Concorrentes

Honda HR-V 1.5 i-MMD Advance – 39.250€ Hyundai Kauai N Line 1.6 GDi 104 kW  – Desde 39.500€ Peugeot 3008 Active Pack Hybrid 136 e-DCS6 – 39.000€    

Motor

O motor 1.8l de 4 cilindros, 16 Válvulas DOHC (com VVT-iE e VVT-i). A caixa hibrida toi redesenhada com novos sistemas de Lubrificação e distribuição do óleo que usam óleo de baixa viscosidade. Assim se alcançam melhorias de eficiência e potência graças à redução de perdas elétricas e mecânicas.  O novo sistema de baterias dispõe dos mais recentes progressos nas baterias de iões de lítio e é mais potente e 40% mais leve do que antes.  A potência dos motores (de gasolina e elétrico) aumentou, resultando num incremento de potência total do sistema de mais de 8%.  Com potência máxima de 140 CV e um binário máximo de 142NM o Corolla Cross tem argumentos para enfrentar o dia-a-dia, sem problemas. Nota negativa apenas para o ruído do motor que por vezes se faz sentir em demasia e que estraga um pouco a experiência de condução.  A variante AWD-i conta com um motor elétrico adicional no eixo traseiro com um rendimento de 30,6 kW.  O motor traseiro é acionado automaticamente para proporcionar maior tração, o que eleva a confiança na condução e paz de espírito em condições de reduzida aderência.  Assim equipado, o Corolla Cross AWD-i iguala o desempenho de aceleração da versão FWD.

Balanço final

O Corolla Cross é um bom carro. A qualidade Toyota está bem patente e para quem procura um SUV do segmento C para a família espaçoso, confortável e prático, o Corolla é um carro a ter na sua lista, quer pela qualidade do produto, quer pelo preço. Visualmente não é o SUV mais apelativo do mercado, e mesmo o interior, sendo muito agradável, podia ser um pouco mais apelativo. Mas este Corolla Cross foi pensado para facilitar a vida, proporcionando viagens cómodas e acima de tudo económicas. E mesmo não sendo entusiasmante na condução, tem os ingredientes suficientes para tornar uma jornada de condução aprazível.

Mais

Conforto Qualidade Espaço

Menos

Ruído Motor Design pouco inspirado Infotainment

Ficha técnica

Velocidade máxima 170 km/h Aceleración 0-100 km/h 10 s Consumo WLTP – Combinado 5 l/100 km Comprimento 4.460 mm Largura 1.825 mm Altura 1.620 mm Peso 1.455 kg Depósito de combustível Gasolina 43 l Volume da mala – 441 a 1333L   Potencia máxima 140 CV / 103 kW Binário máximo 142NM  

Preço da versão base (Euros): 38.900€