T-ROC 1.5 TSI BLACK STYLE -Ensaio Teste
O T-ROC tornou-se numa das apostas mais bem sucedidas da VW e com fortes ligações a Portugal, com a sua construção a ser feita na Autoeuropa, em Palmela. Desde o seu lançamento em 2017 que se tornou num sucesso de vendas um pouco por toda a parte, sendo o SUV pequeno mais vendido da Europa na primeira metade deste ano.
Alvo de um ligeiro restyling no ano passado, o T-Roc continua a apelar a muitos clientes que pretendem um SUV de dimensões mais reduzidas. Neste caso é quase dizer que se trata de um Golf um pouco mais alto e com um pouco mais de espaço. Não se pretende ser redutor com esta comparação, pois o T-Roc tem caráter próprio. A série especial Blackstyle do T-Roc, destaca a personalidade desportiva do SUV com elementos exteriores em preto e tecnologia avançada a bordo. Essa versão realça a versatilidade do modelo, que foi um dos preferidos dos clientes europeus em 2023. A versão ensaiada é a 1,5 TSI de 150 CV com caixa DSG.
Desgin
Versatilidade
Qualidade do interior
Espaço algo reduzido nos bancos traseiros
Preço
Exterior
Com o novo restyling, as modificações não foram profundas, com uma grelha frontal agora um pouco mais vincada, mas nada de muito expressivo. A silhueta aparece alongada através do friso cromado que nasce na base do pilar A e se estende ao longo do tejadilho até ao pilar C. Junta-se uma generosa distância ao solo, a grande distância entre eixos, os vãos curtos de carroçaria, a estrutura plana do tejadilho e os vincos laterais. O T-ROC recebe, agora de série, faróis LED e farolins traseiros escurecidos. A série especial T-Roc Blackstyle reforça a sua personalidade com diversos elementos exteriores em preto, como as jantes de 18 polegadas, capas dos espelhos, pintura do tejadilho, ponteira de escape, barras de tejadilho e vidros escurecidos. A elegância e exclusividade são acentuadas pelos pilares traseiros com revestimento autocolante em efeito carbono. O T-Roc nesta versão Blackstyle ganhou mais argumentos no que ao aspeto exterior diz respeito.
Interior
O interior do deste T-ROC revelou-se agradável e confortável. A superfície do tablier é agora mais suave e agradável ao toque. Adicionalmente, os pespontos em relevo das costuras do tablier acrescentam um elemento distinto no interior. Os painéis interiores das portas do novo T-Roc também têm superfície suave ao toque. Em destaque no tablier temos o ecrã do infotainment, nem sempre o mais fácil de usar, e por baixo das saídas de ar a consola dos controlos do sistema de climatização com os botões digitais que não permitem uma utilização prática quando se conduz.
O espaço nos bancos traseiros é suficiente para receber duas pessoas de forma confortável, mas não vai ficar espantado com o espaço à disposição. Tratando-se de um SUV Compacto, não compromete. Portanto, temos conforto, um espaço agradável com linha suaves e modernas, aliadas ao espaço generoso à frente e suficiente atrás, compensado com uma mala com boas dimensões.
O habitáculo do T-Roc Blackstyle destaca-se pela tecnologia moderna, com o Digital Cockpit Pro, um ecrã tátil de infoentretenimento, e climatização automática Climatronic com comandos por toque. A conectividade é assegurada pelo Wireless App Connect. O interior também se distingue pelos revestimentos específicos, forro de teto preto, e molduras pretas no monitor, painel de instrumentos, e saídas de ventilação. À noite, a iluminação ambiente cria um ambiente acolhedor e refinado.
Equipamento
O T-Roc disponibiliza numerosos sistemas avançados de assistência. O equipamento de série continua a incluir Front Assist e Lane Assist, acrescentando os novos elementos IQ.DRIVE Travel Assist e cruise control preditivo Predictive ACC. As funções asseguradas pelo Side Assist foram estendidas, tal como as do Park Assist, que consegue agora estacionar de frente em espaços de estacionamento perpendiculares e sair de espaços de estacionamento paralelos.
O novo T-Roc recebe um ecrã integralmente digital e um sistema de controlo baseado na terceira geração do Modular Infotainment (MIB3). O Digital Cockpit é agora instalado de série, assumindo as funções do painel de instrumentos situado atrás do volante. Também existe o opcional Digital Cockpit Pro (usado neste ensaio), que contempla um ecrã maior e mais funções. O tamanho do ecrã do sistema de infotainment redesenhado e colocado no tablier é agora de 6,5 polegadas ou de 8,0 polegadas, dependendo do equipamento. E em combinação com o novo sistema de infotainment Discover Pro, o ecrã passa para umas impressionantes 9.2 polegadas medidas na diagonal. O nível de equipamento é bom tal como as assistências à condução. O Infotainment revelou-se simples de usar e mesmo os controlos de climatização digitais responderam bem quando solicitados.
O T-Roc Blackstyle inclui tecnologias de assistência à condução, como a câmara traseira, Park Assist, e faróis LED Performance. Opcionalmente, estão disponíveis as óticas IQ.Light LED Matrix com iluminação na grelha dianteira e o Pacote Driver Assistance Plus. Conta também com um teto panorâmico que dá mais luz ao interior, melhorando a experiência.
Consumos
O T-ROC R-LINE fez uma média de 7.6l/100km. Apesar de ter passado muito tempo em autoestrada, foi também mais “apertado” em estradas mais sinuosas, pelo que o consumo podia ter sido um pouco mais baixo.
Ao Volante
O T-ROC voltou a não comprometer. A posição de condução ideal não demora muito tempo a ser encontrada, sendo esta alta, o que pode agradar a quem preferir assim. A suspensão firme, sem se tornar desconfortável, mostrou-se versátil, quer quando foi preciso um pouco mais de conforto, quer quando exploramos um pouco mais da dinâmica do carro. Em cidade mostrou-se ágil, em autoestrada não tem medo de fazer grandes viagens e nas estradas secundárias, não se nega umas curvas mais quentes. Os movimentos de carroçaria fizeram-se sentir e a direção pareceu algo vaga a velocidades mais elevadas, mas nada de demasiado comprometedor. A sensação do travão foi boa, a visibilidade é ajudada pela posição mais alta, embora a visibilidade para trás não seja a melhor. Versatilidade é a palavra que melhor qualifica este T-ROC. Não é excelente, mas é bom em vários pontos, o que faz dele um bom compromisso. Nesta versão ganha alguns atributos estilísticos que melhoram a experiência global com o carro.
Motor
Esta versão Blackstyle tem duas opções de motorização. Uma 1,0 TSI com caixa manual de seis velocidades e outra com o motor 1.5L de 150 CV, ensaiada neste teste. Uma unidade que dá boa resposta nas mais diversas situações, quer em recuperações a baixa velocidade, quer em andamentos mais ritmados. Tal como o próprio T-ROC este motor tem resposta para vários cenários e complementa-se muito bem com a caixa DSG.
Balanço Final
O T-ROC BlackStyle é um excelente compromisso para quem pretende um SUV compacto, versátil e capaz em vários campos e não dispensa um visual cuidado. Vai ter conforto, (algum) divertimento, um interior agradável, um motor muito capaz e um carro que tanto se dá bem em cidade como em espaços mais amplos. Esta versão BlackStyle com o motor 1,5 tem preços que começam nos 40 mil euros, o que não faz desta uma opção muito económica. Com a versão 1,0 fica com menos argumentos debaixo do capot, mas consegue uma boa poupança sem perder ao nível da estética exterior. É um bom passo intermédio para quem pretende um T-Roc com boa pinta, mas não se quer comprometer com a versão R-Line mais onerosa.
Concorrentes
Q2 35 TFSI S tronic S line 110 kW (150 CV)
Peugeot 3008 GT PureTech 130 EAT8
Skoda Kamiq 1.0 TSI 110 DSG
Ficha Técnica
Velocidade máxima 207 km/h
Aceleração 0-100 km/h 8,3 s
Consumo de combustível WLTP – Combinado 6,3 l/100 km
Comprimento 4.236 mm
Largura 1.819 mm
Altura 1584 mm
Distância entre eixos 2590 mm
Peso 1.358 kg
Depósito de combustível – Gasolina 50 l
Volume da bagageira – de 445 a 1290 litros
Potência máxima 150 cv / 110 kW
Binário máximo 250 Nm
Número de cilindros 4
Disposição dos cilindros Em linha
Caixa de velocidades automática
Número de velocidades 7
Mais/Menos
Mais
Desgin
Versatilidade
Qualidade do interior
Menos
Espaço algo reduzido nos bancos traseiros
Preço
Preços
Preço da versão ensaiada (Euros): 42.000€
Preço da versão base (Euros): 28.540€
Exterior
Com o novo restyling, as modificações não foram profundas, com uma grelha frontal agora um pouco mais vincada, mas nada de muito expressivo. A silhueta aparece alongada através do friso cromado que nasce na base do pilar A e se estende ao longo do tejadilho até ao pilar C. Junta-se uma generosa distância ao solo, a grande distância entre eixos, os vãos curtos de carroçaria, a estrutura plana do tejadilho e os vincos laterais. O T-ROC recebe, agora de série, faróis LED e farolins traseiros escurecidos. A série especial T-Roc Blackstyle reforça a sua personalidade com diversos elementos exteriores em preto, como as jantes de 18 polegadas, capas dos espelhos, pintura do tejadilho, ponteira de escape, barras de tejadilho e vidros escurecidos. A elegância e exclusividade são acentuadas pelos pilares traseiros com revestimento autocolante em efeito carbono. O T-Roc nesta versão Blackstyle ganhou mais argumentos no que ao aspeto exterior diz respeito.
Interior
O interior do deste T-ROC revelou-se agradável e confortável. A superfície do tablier é agora mais suave e agradável ao toque. Adicionalmente, os pespontos em relevo das costuras do tablier acrescentam um elemento distinto no interior. Os painéis interiores das portas do novo T-Roc também têm superfície suave ao toque. Em destaque no tablier temos o ecrã do infotainment, nem sempre o mais fácil de usar, e por baixo das saídas de ar a consola dos controlos do sistema de climatização com os botões digitais que não permitem uma utilização prática quando se conduz.
O espaço nos bancos traseiros é suficiente para receber duas pessoas de forma confortável, mas não vai ficar espantado com o espaço à disposição. Tratando-se de um SUV Compacto, não compromete. Portanto, temos conforto, um espaço agradável com linha suaves e modernas, aliadas ao espaço generoso à frente e suficiente atrás, compensado com uma mala com boas dimensões.
O habitáculo do T-Roc Blackstyle destaca-se pela tecnologia moderna, com o Digital Cockpit Pro, um ecrã tátil de infoentretenimento, e climatização automática Climatronic com comandos por toque. A conectividade é assegurada pelo Wireless App Connect. O interior também se distingue pelos revestimentos específicos, forro de teto preto, e molduras pretas no monitor, painel de instrumentos, e saídas de ventilação. À noite, a iluminação ambiente cria um ambiente acolhedor e refinado.
Equipamento
O T-Roc disponibiliza numerosos sistemas avançados de assistência. O equipamento de série continua a incluir Front Assist e Lane Assist, acrescentando os novos elementos IQ.DRIVE Travel Assist e cruise control preditivo Predictive ACC. As funções asseguradas pelo Side Assist foram estendidas, tal como as do Park Assist, que consegue agora estacionar de frente em espaços de estacionamento perpendiculares e sair de espaços de estacionamento paralelos.
O novo T-Roc recebe um ecrã integralmente digital e um sistema de controlo baseado na terceira geração do Modular Infotainment (MIB3). O Digital Cockpit é agora instalado de série, assumindo as funções do painel de instrumentos situado atrás do volante. Também existe o opcional Digital Cockpit Pro (usado neste ensaio), que contempla um ecrã maior e mais funções. O tamanho do ecrã do sistema de infotainment redesenhado e colocado no tablier é agora de 6,5 polegadas ou de 8,0 polegadas, dependendo do equipamento. E em combinação com o novo sistema de infotainment Discover Pro, o ecrã passa para umas impressionantes 9.2 polegadas medidas na diagonal. O nível de equipamento é bom tal como as assistências à condução. O Infotainment revelou-se simples de usar e mesmo os controlos de climatização digitais responderam bem quando solicitados.
O T-Roc Blackstyle inclui tecnologias de assistência à condução, como a câmara traseira, Park Assist, e faróis LED Performance. Opcionalmente, estão disponíveis as óticas IQ.Light LED Matrix com iluminação na grelha dianteira e o Pacote Driver Assistance Plus. Conta também com um teto panorâmico que dá mais luz ao interior, melhorando a experiência.
Consumos
O T-ROC R-LINE fez uma média de 7.6l/100km. Apesar de ter passado muito tempo em autoestrada, foi também mais “apertado” em estradas mais sinuosas, pelo que o consumo podia ter sido um pouco mais baixo.
Ao volante
O T-ROC voltou a não comprometer. A posição de condução ideal não demora muito tempo a ser encontrada, sendo esta alta, o que pode agradar a quem preferir assim. A suspensão firme, sem se tornar desconfortável, mostrou-se versátil, quer quando foi preciso um pouco mais de conforto, quer quando exploramos um pouco mais da dinâmica do carro. Em cidade mostrou-se ágil, em autoestrada não tem medo de fazer grandes viagens e nas estradas secundárias, não se nega umas curvas mais quentes. Os movimentos de carroçaria fizeram-se sentir e a direção pareceu algo vaga a velocidades mais elevadas, mas nada de demasiado comprometedor. A sensação do travão foi boa, a visibilidade é ajudada pela posição mais alta, embora a visibilidade para trás não seja a melhor. Versatilidade é a palavra que melhor qualifica este T-ROC. Não é excelente, mas é bom em vários pontos, o que faz dele um bom compromisso. Nesta versão ganha alguns atributos estilísticos que melhoram a experiência global com o carro.
Concorrentes
Q2 35 TFSI S tronic S line 110 kW (150 CV)
Peugeot 3008 GT PureTech 130 EAT8
Skoda Kamiq 1.0 TSI 110 DSG
Motor
Esta versão Blackstyle tem duas opções de motorização. Uma 1,0 TSI com caixa manual de seis velocidades e outra com o motor 1.5L de 150 CV, ensaiada neste teste. Uma unidade que dá boa resposta nas mais diversas situações, quer em recuperações a baixa velocidade, quer em andamentos mais ritmados. Tal como o próprio T-ROC este motor tem resposta para vários cenários e complementa-se muito bem com a caixa DSG.
Balanço final
O T-ROC BlackStyle é um excelente compromisso para quem pretende um SUV compacto, versátil e capaz em vários campos e não dispensa um visual cuidado. Vai ter conforto, (algum) divertimento, um interior agradável, um motor muito capaz e um carro que tanto se dá bem em cidade como em espaços mais amplos. Esta versão BlackStyle com o motor 1,5 tem preços que começam nos 40 mil euros, o que não faz desta uma opção muito económica. Com a versão 1,0 fica com menos argumentos debaixo do capot, mas consegue uma boa poupança sem perder ao nível da estética exterior. É um bom passo intermédio para quem pretende um T-Roc com boa pinta, mas não se quer comprometer com a versão R-Line mais onerosa.
Desgin
Versatilidade
Qualidade do interior
MenosEspaço algo reduzido nos bancos traseiros
Preço
Ficha técnica
Velocidade máxima 207 km/h
Aceleração 0-100 km/h 8,3 s
Consumo de combustível WLTP – Combinado 6,3 l/100 km
Comprimento 4.236 mm
Largura 1.819 mm
Altura 1584 mm
Distância entre eixos 2590 mm
Peso 1.358 kg
Depósito de combustível – Gasolina 50 l
Volume da bagageira – de 445 a 1290 litros
Potência máxima 150 cv / 110 kW
Binário máximo 250 Nm
Número de cilindros 4
Disposição dos cilindros Em linha
Caixa de velocidades automática
Número de velocidades 7
Preço da versão base (Euros): 28.540€
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