Suzuki Swace GLX HYBRID – Ensaio Teste
É quase instantâneo quem nunca se tenha deparado com o Suzuki Swace e conhece relativamente bem a gama da Toyota, depressa percebe que esta carrinha é um irmão ‘adotivo doutros pais’.
Existe, fruto de uma parceria entre a Suzuki e a Toyota, sendo o Swace um ‘gémeo’ do Corolla Touring Sports, numa medida que não se aplicou somente a este carro, e se estendeu também ao S-Cross.
A razão é fácil de perceber, pois a Suzuki precisava urgentemente de baixar a média global de emissões dos modelos que vende na Europa de modo a evitar multas, e este foi, e bem, o caminho. Desta forma, a Suzuki reduziu os custos de desenvolvimento e produção e também aproveitou para se expandir para novos segmentos, aumentando também de forma clara a eficiência dos seus automóveis com sistemas híbridos mais do que comprovados no mercado.
É nesse contexto que surge a Swace, uma carrinha espaçosa, com bom nível de equipamento e acima de tudo com uma grande eficiência de combustível.
Não é exemplo único no mercado, há imensas parcerias em que pouco mais que o símbolo e um ou outro pormenor muda de um automóvel para outro, mas se neste momento está a pensar porque não um Toyota, comprar um automóvel não é muito bem como comprar umas sapatilhas da Adidas ou da Nike e preferir umas Puma ou Asics, por causa do preço. Neste caso a diferença são uns milhares de euros. A verdade é que tudo o que sabemos de bom do Corolla, estão decalcados no Swace.
Agora cada um sabe de si e do que quer ou pode gastar.
Exterior
Há muito pouco que muda entre o Swace e o Corolla, logicamente o símbolo, o pára-choques também é sensivelmente distinto, mas é, basicamente um carro muito bonito, esguio, atrai a atenção quer seja de frente ou traseira, a frente caracteriza-se por uns afilados faróis bi-LED e uma elegante grelha frontal. A sua silhueta é baixa e larga, e as linhas são fluídas ao longo da carroçaria.
É um automóvel muito elegante.
Interior
As diferenças no interior são ainda menores do que no exterior. É um automóvel simples no seu interior, mas prático, e que tem no espaço um dos seus pontos fortes. O carro é muito confortável e também espaçoso. A habitabilidade é excelente atrás, os ocupantes foram premiados com muito espaço, bem mais do que a média do segmento, o mesmo se aplicando à bagageira que oferece uma capacidade de 596 litros, que pode ser extensível a 1.232 litros apenas com uma fila de bancos disponível. A cobertura da bagageira retrai-se com um único toque para facilitar o acesso à bagagem, e uma porta traseira de abertura ampla reduz o esforço de carga e descarga. O interface multimédia é decalcado do Toyota Corolla, e há também uma boa divisão entre botões físicos e controlos digitais. O ecrã tátil de 8 polegadas multifunções é compatível com Apple CarPlay e Android Auto.
A Iluminação ambiental (GLX), é outro pormenor interessante, com uma iluminação suave em redor dos apoios de braços das portas, consola frontal e porta-copos dianteiro aumenta a visibilidade no escuro, ao mesmo tempo que contribui para criar um ambiente mais agradável.
Equipamento
Esta versão GLX ensaiada é a mais equipada das duas da gama, traz Barras no tejadilho Prateadas, Abertura da bagageira Eletromagnética, Faróis Bi-LED (luzes de médios/máximos), Projetores LED (luzes de médios/máximos), Função “Follow me home”, Vidros escurecidos (Privacy glass), Computador de bordo Écran LCD a cores 7″, Écran táctil 8″ com ligação smartphone / Bluetooth / DAB / Câmara de visão, ABS com EBD, VSC (Vehicle Stability Control), Deteção de ângulo morto (BSM) / Alerta de tráfego posterior (RCTA) / Assistente de saída segura do veículo (SEA), Sistema Pré colisão (PCS), Sistema Safety Sense, Assistência de luzes de largo alcance, Assistente de sinais de trânsito (RSA), Controle de velocidade dinâmico com faixa de velocidade total (DRCC), Assistente de faixa (LTA): Alerta de mudança de faixa, Alerta anti fadiga, função de correção de trajetória, função de manutenção de trajetória, Sistema de paragem de emergência, Sensores de estacionamento
Duplo Airbag SRS dianteiro, Airbags SRS laterais, Airbags SRS de cortina, Airbag SRS de joelho, entre outros de base na versão GLE, mas não são significativas as diferenças.
Consumos
É nos consumos que este automóvel tem um dos seus mais fortes argumentos, porque com uma carrinha deste tipo, com uma motorização que ascende a 140 cv, fazer médias entre 4.7 e 5.1 l/100 km, em dias distintos e com percursos sensivelmente diferentes, o primeiro com uma maior percentagem de estrada, o segundo de cidade, sendo que neste último caso num foi percurso urbano puro, já que rodei num dia em que se andava bem em Lisboa, sem muito trânsito e pára arranca, pelo que o sistema híbrido não interveio tantas vezes. Andei sempre em Modo Eco, pois este é um tipo de carro em que a performance é de somenos importância, mas sim tudo o resto.
São valores muito interessantes, o que já era esperado para este Suzuki Swace Hybrid.
Ao Volante
A sensação ao volante é muito agradável, o carro pede que o guiemos com calma, mas se precisarmos de deixar o ritmo de passeio para trás podemos desfrutar do prazer de uma boa aceleração pois os 140 cv ‘conjuntos’ respondem relativamente bem. É óbvio que o foco é muito mais a eficiência e a poupança de combustível, mas o motor híbrido de 1.8 litros não se envergonha se lhe pedirmos algo mais, sem que aqui possamos incluir ‘aspirações’ desportivas, porque não as tem.
A posição de condução é boa, os ajustes dão para quase tudo, o volante também, apesar de ser um carro familiar os bancos têm bom ‘encaixe’, o que por acaso não gosto muito, mas isso é mais defeito do condutor do que do carro. A afinação da suspensão privilegia o conforto, as nossas globalmente más estradas secundárias não intimidam a suspensão do Swace, que mantém um bom nível de conforto aos ocupantes, ainda que seja um ‘nadinha’ dura. Não se perdia nada ser um pouco mais macia, pois a dinâmica do carro importa menos.
Temos disponíveis três modos de condução, Normal, ECO e Sport, que são para ser usados dependendo do ‘mood’, o carro é muito mais utilizado no ECO, mas o modo Sport acrescenta alguma vivacidade, se for necessário. Nada de transcendente, mas que chega para as ‘encomendas’.
Motor
O Swace tem uma única motorização, motor a gasolina de 1.8 litros, híbrido, tração à frente, cuja potência máxima conjunta é de 140 cv, divididos entre os motor de combustão de 98 cv/72 kW às 5.200 rpm para um binário máximo 142 Nm às 3.600 rpm e um motor elétrico com uma potência máxima de 95 cv/70 kW e um binário máximo 185 Nm. Tudo junto, equivale a 140 cv, com a potência transmitida às rodas dianteiras através de uma caixa automática, num sistema híbrido em que o automóvel circula em modo elétrico, combustão ou híbrido, ambos, portanto.
O Modo EV permite rodar alguns, não muitos, quilómetros em modo elétrico, o carro arranca em modo elétrico, sendo que no modo Eco notamos muito a resposta mais comedida do acelerador. Por motivos óbvios, a eficiência.
Balanço Final
Fiquei com uma opinião muito positiva do Suzuki Swace, o automóvel tem um design elegante, espaço interior muito generoso, um bom desempenho é muito eficiente e também tem um preço muito competitivo, ou seja marca todos os pontos mais importantes na escolha de um carro.
E ainda tem, face ao Toyota, o aspeto da exclusividade, pois para além dos profissionais, são muito poucos os que sabem que este carro é ‘decalcado’ do Corolla Touring Sports, e quando olharem para ele com atenção vão ver uma boa carrinha, que tem tudo o que é preciso, e até é mais barata que a generalidade da concorrência. Resumidamente, ‘value for the money’ ou se preferir em português “um ótimo valor para o dinheiro”.
Portanto, se quer ser, acima de tudo, racional, dificilmente consegue valor mais competitivo, face a carros com equipamentos equivalentes.
Concorrentes
O Swace tem preços a começar nos 30.996€ para a versão GLE e nos 32.801€ para esta versão ensaiada, a GLX. O Toyota Corolla Touring Sports, versão Comfort custa desde 35.230€, o 1.8 HEV hybrid, a Comfort Plus já vai para os 37.470€ a versão GR Sport 40.230€ e a Exclusive 41.500€ enquanto a Swace versão deste ensaio (com campanhas, comercial e financeira e sem despesas administrativas e pintura metalizada) custa 32.801€ sendo que a gama Swace tem preços a partir de (com campanhas e sem despesas administrativas e pintura metalizada) dos 30.966€.
Sem campanhas, no site da Suzuki a a Swace 1.8L Hybrid GLE custa 32.366€ e a Swace 1.8L Hybrid
GLX, 34.201€, sendo que os valores requerem consulta pois podem mudar agora com a passagem do ano. Há outro concorrente muito forte: Dacia Jogger Hybrid 140 7 lugares, consumo 4.8l/100 Km, 29.990€ e ainda por exemplo o FIAT Tipo SW MHEV Híbrido 130cv, 5.3l/100 Km, desde 32.800€.
Ficha Técnica
Motor 4 cil. em linha, 1.8 híbrido
1798 cm3 cm³, Injeção indireta
Potência máxima 140 cv / 103 kW
Motor de combustão
Potência máxima 98 cv / 72 kW/5.200 rpm
Binário máximo 142 Nm às 3.600 rpm
Posição transversal dianteira
Injeção direta de combustível
Paragem/arranque automático do motor (“Stop/Start”) Sim
Motor elétrico 1
Potência máxima 95 cv / 70 kW
Binário máximo 185 Nm
Bateria de armazenamento de iões de lítio
Capacidade 0,85 kWh
Tração dianteira
Caixa de velocidades Automática
Dimensões, peso, capacidades
Número de portas 5
Comprimento 4.655 mm
Largura 1790 mm
Altura 1460 mm
Distância entre eixos 2700 mm
Peso 1,475 kg
Depósito de combustível Gasolina 43 litros
Volume com uma fila de bancos disponível 1.232 litros
Volume mínimo com duas filas de bancos disponíveis 596 litros
Número de lugares sentados 5
Chassis
Suspensão dianteira Tipo McPherson
Estrutura da suspensão traseira Paralelogramo deformável
Barra estabilizadora dianteira/traseira
Tipo de travões dianteiros Disco ventilado
Tipo de travões traseiros Disco
Direção Tipo Cremalheira e pinhão c/assistência Elétrica
Círculo de viragem entre passeios 10,4 m
Pneus dianteiros 205/55 R16 91V
Pneus traseiros 205/55 R16 91V
Mais/Menos
Mais
Consumos
Eficiência do sistema híbrido
Preço
Habitabilidade
Menos
Suspensão algo dura
Preços
Preço da versão ensaiada (Euros): 32.801€
Preço da versão base (Euros): 29.966€
Exterior
Há muito pouco que muda entre o Swace e o Corolla, logicamente o símbolo, o pára-choques também é sensivelmente distinto, mas é, basicamente um carro muito bonito, esguio, atrai a atenção quer seja de frente ou traseira, a frente caracteriza-se por uns afilados faróis bi-LED e uma elegante grelha frontal. A sua silhueta é baixa e larga, e as linhas são fluídas ao longo da carroçaria.
É um automóvel muito elegante.
Interior
As diferenças no interior são ainda menores do que no exterior. É um automóvel simples no seu interior, mas prático, e que tem no espaço um dos seus pontos fortes. O carro é muito confortável e também espaçoso. A habitabilidade é excelente atrás, os ocupantes foram premiados com muito espaço, bem mais do que a média do segmento, o mesmo se aplicando à bagageira que oferece uma capacidade de 596 litros, que pode ser extensível a 1.232 litros apenas com uma fila de bancos disponível. A cobertura da bagageira retrai-se com um único toque para facilitar o acesso à bagagem, e uma porta traseira de abertura ampla reduz o esforço de carga e descarga. O interface multimédia é decalcado do Toyota Corolla, e há também uma boa divisão entre botões físicos e controlos digitais. O ecrã tátil de 8 polegadas multifunções é compatível com Apple CarPlay e Android Auto.
A Iluminação ambiental (GLX), é outro pormenor interessante, com uma iluminação suave em redor dos apoios de braços das portas, consola frontal e porta-copos dianteiro aumenta a visibilidade no escuro, ao mesmo tempo que contribui para criar um ambiente mais agradável.
Equipamento
Esta versão GLX ensaiada é a mais equipada das duas da gama, traz Barras no tejadilho Prateadas, Abertura da bagageira Eletromagnética, Faróis Bi-LED (luzes de médios/máximos), Projetores LED (luzes de médios/máximos), Função “Follow me home”, Vidros escurecidos (Privacy glass), Computador de bordo Écran LCD a cores 7″, Écran táctil 8″ com ligação smartphone / Bluetooth / DAB / Câmara de visão, ABS com EBD, VSC (Vehicle Stability Control), Deteção de ângulo morto (BSM) / Alerta de tráfego posterior (RCTA) / Assistente de saída segura do veículo (SEA), Sistema Pré colisão (PCS), Sistema Safety Sense, Assistência de luzes de largo alcance, Assistente de sinais de trânsito (RSA), Controle de velocidade dinâmico com faixa de velocidade total (DRCC), Assistente de faixa (LTA): Alerta de mudança de faixa, Alerta anti fadiga, função de correção de trajetória, função de manutenção de trajetória, Sistema de paragem de emergência, Sensores de estacionamento
Duplo Airbag SRS dianteiro, Airbags SRS laterais, Airbags SRS de cortina, Airbag SRS de joelho, entre outros de base na versão GLE, mas não são significativas as diferenças.
Consumos
É nos consumos que este automóvel tem um dos seus mais fortes argumentos, porque com uma carrinha deste tipo, com uma motorização que ascende a 140 cv, fazer médias entre 4.7 e 5.1 l/100 km, em dias distintos e com percursos sensivelmente diferentes, o primeiro com uma maior percentagem de estrada, o segundo de cidade, sendo que neste último caso num foi percurso urbano puro, já que rodei num dia em que se andava bem em Lisboa, sem muito trânsito e pára arranca, pelo que o sistema híbrido não interveio tantas vezes. Andei sempre em Modo Eco, pois este é um tipo de carro em que a performance é de somenos importância, mas sim tudo o resto.
São valores muito interessantes, o que já era esperado para este Suzuki Swace Hybrid.
Ao volante
A sensação ao volante é muito agradável, o carro pede que o guiemos com calma, mas se precisarmos de deixar o ritmo de passeio para trás podemos desfrutar do prazer de uma boa aceleração pois os 140 cv ‘conjuntos’ respondem relativamente bem. É óbvio que o foco é muito mais a eficiência e a poupança de combustível, mas o motor híbrido de 1.8 litros não se envergonha se lhe pedirmos algo mais, sem que aqui possamos incluir ‘aspirações’ desportivas, porque não as tem.
A posição de condução é boa, os ajustes dão para quase tudo, o volante também, apesar de ser um carro familiar os bancos têm bom ‘encaixe’, o que por acaso não gosto muito, mas isso é mais defeito do condutor do que do carro. A afinação da suspensão privilegia o conforto, as nossas globalmente más estradas secundárias não intimidam a suspensão do Swace, que mantém um bom nível de conforto aos ocupantes, ainda que seja um ‘nadinha’ dura. Não se perdia nada ser um pouco mais macia, pois a dinâmica do carro importa menos.
Temos disponíveis três modos de condução, Normal, ECO e Sport, que são para ser usados dependendo do ‘mood’, o carro é muito mais utilizado no ECO, mas o modo Sport acrescenta alguma vivacidade, se for necessário. Nada de transcendente, mas que chega para as ‘encomendas’.
Concorrentes
O Swace tem preços a começar nos 30.996€ para a versão GLE e nos 32.801€ para esta versão ensaiada, a GLX. O Toyota Corolla Touring Sports, versão Comfort custa desde 35.230€, o 1.8 HEV hybrid, a Comfort Plus já vai para os 37.470€ a versão GR Sport 40.230€ e a Exclusive 41.500€ enquanto a Swace versão deste ensaio (com campanhas, comercial e financeira e sem despesas administrativas e pintura metalizada) custa 32.801€ sendo que a gama Swace tem preços a partir de (com campanhas e sem despesas administrativas e pintura metalizada) dos 30.966€.
Sem campanhas, no site da Suzuki a a Swace 1.8L Hybrid GLE custa 32.366€ e a Swace 1.8L Hybrid
GLX, 34.201€, sendo que os valores requerem consulta pois podem mudar agora com a passagem do ano. Há outro concorrente muito forte: Dacia Jogger Hybrid 140 7 lugares, consumo 4.8l/100 Km, 29.990€ e ainda por exemplo o FIAT Tipo SW MHEV Híbrido 130cv, 5.3l/100 Km, desde 32.800€.
Motor
O Swace tem uma única motorização, motor a gasolina de 1.8 litros, híbrido, tração à frente, cuja potência máxima conjunta é de 140 cv, divididos entre os motor de combustão de 98 cv/72 kW às 5.200 rpm para um binário máximo 142 Nm às 3.600 rpm e um motor elétrico com uma potência máxima de 95 cv/70 kW e um binário máximo 185 Nm. Tudo junto, equivale a 140 cv, com a potência transmitida às rodas dianteiras através de uma caixa automática, num sistema híbrido em que o automóvel circula em modo elétrico, combustão ou híbrido, ambos, portanto.
O Modo EV permite rodar alguns, não muitos, quilómetros em modo elétrico, o carro arranca em modo elétrico, sendo que no modo Eco notamos muito a resposta mais comedida do acelerador. Por motivos óbvios, a eficiência.
Balanço final
Fiquei com uma opinião muito positiva do Suzuki Swace, o automóvel tem um design elegante, espaço interior muito generoso, um bom desempenho é muito eficiente e também tem um preço muito competitivo, ou seja marca todos os pontos mais importantes na escolha de um carro.
E ainda tem, face ao Toyota, o aspeto da exclusividade, pois para além dos profissionais, são muito poucos os que sabem que este carro é ‘decalcado’ do Corolla Touring Sports, e quando olharem para ele com atenção vão ver uma boa carrinha, que tem tudo o que é preciso, e até é mais barata que a generalidade da concorrência. Resumidamente, ‘value for the money’ ou se preferir em português “um ótimo valor para o dinheiro”.
Portanto, se quer ser, acima de tudo, racional, dificilmente consegue valor mais competitivo, face a carros com equipamentos equivalentes.
Consumos
Eficiência do sistema híbrido
Preço
Habitabilidade
Suspensão algo dura
Ficha técnica
Motor 4 cil. em linha, 1.8 híbrido
1798 cm3 cm³, Injeção indireta
Potência máxima 140 cv / 103 kW
Motor de combustão
Potência máxima 98 cv / 72 kW/5.200 rpm
Binário máximo 142 Nm às 3.600 rpm
Posição transversal dianteira
Injeção direta de combustível
Paragem/arranque automático do motor (“Stop/Start”) Sim
Motor elétrico 1
Potência máxima 95 cv / 70 kW
Binário máximo 185 Nm
Bateria de armazenamento de iões de lítio
Capacidade 0,85 kWh
Tração dianteira
Caixa de velocidades Automática
Dimensões, peso, capacidades
Número de portas 5
Comprimento 4.655 mm
Largura 1790 mm
Altura 1460 mm
Distância entre eixos 2700 mm
Peso 1,475 kg
Depósito de combustível Gasolina 43 litros
Volume com uma fila de bancos disponível 1.232 litros
Volume mínimo com duas filas de bancos disponíveis 596 litros
Número de lugares sentados 5
Chassis
Suspensão dianteira Tipo McPherson
Estrutura da suspensão traseira Paralelogramo deformável
Barra estabilizadora dianteira/traseira
Tipo de travões dianteiros Disco ventilado
Tipo de travões traseiros Disco
Direção Tipo Cremalheira e pinhão c/assistência Elétrica
Círculo de viragem entre passeios 10,4 m
Pneus dianteiros 205/55 R16 91V
Pneus traseiros 205/55 R16 91V
Preço da versão base (Euros): 29.966€
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